Remo x PSC (Basquete)
Remo x PSC (Basquete)

Um dos destaques coletivos da temporada do esporte paraense teve jornada quase relâmpago mas, em poucos dias, conquistou um feito que pode marcar um novo momento na história do Clube do Remo. Entre o jogo de estreia e a entrega do título ao campeão, pouco mais de uma semana transcorreu no Campeonato Paraense de Basquetebol Adulto.

Isso não diminui o brilho do feito azulino que, após 6 anos afastado das quadras, retornou à disputa levantando o troféu. O Leão Azul chegou ao seu 27º título estadual e com isso ganhou a oportunidade de disputar novamente a Copa Norte de Basquete 2015, competição que conquistou em 2002.

Mais do que apenas uma vitória para o clube, a volta às quadras do Clube do Remo é uma vitória para o esporte paraense. Com os ginásios Moura Carvalho e Serra Freira reformados e modernizados, e as arquibancadas lotadas, o torneio, que voltou a ter mais de dois participantes, ganhou um novo brilho.

“Quando fui dirigente de basquete, na década de 1960, conquistamos um heptacampeonato, inédito até hoje. As decisões lotavam os ginásios e os atletas eram aclamados pela torcida. Com a volta do Remo às disputas e a recuperação do Serra Freire, espero que o Pará recupere o prestígio nacional que sempre tivemos”, comentou o grande benemérito azulino Ronaldo Passarinho, após a conquista.

Ser campeão paraense dá direito à disputa do Copa Norte de Basquete. Ser campeão da Copa Norte dá direito à disputa da Super Copa dos Campeões, com os campeões das copas regionais. Apenas entrando novamente no circuito de disputas nacionais, o Remo pode pensar em projeção e, futuramente, pleitear espaço na principal competição de basquete do país a NBB – Novo Basquete Brasil, uma NBA verde e amarela.

Com a mudança de comando no clube, após a eleição de Pedro Minowa, fica a expectativa sobre como ficará o basquete dentro desse nova situação. “Espero que as vaidades sejam deixadas de lado em prol do basquete, que volta a viver um momento especial após muitos anos”, comentou o técnico Said Frahia, envolvido há mais de 30 anos com o basquete no clube.

Diário do Pará, 28/12/2014