Basquete
Basquete

Para não ficar atrás do rival, que trouxe o experiente técnico paulista Wágner Stefani, o Wagnão, para dirigir sua equipe principal de basquete e também coordenar as categorias de base do clube, o Remo está anunciando a contratação do Marcus Hygino (Marquinhos), ex-técnico do Botafogo (RJ).

A contratação do carioca, segundo o diretor Sérgio Dias, nasceu de uma parceria do clube com um grande empresário brasileiro e ex-jogador de basquete que está investindo na modalidade da bola ao cesto paraense na expectativa de recuperar o prestígio do esporte, sobretudo, na recuperação nominal do Remo que afastado há anos da disputa do basquete adulto.

O empresário, além de trazer o técnico carioca, vai agir na recuperação do ginásio Serra Freire para que volte servir de palco de jogos do campeonato estadual e competição nacional. “Este empresário, que não tenho autorização para revelar seu nome, já conversou com o Sérgio Cabeça (presidente do Remo) e deixou tudo alinhavado para trabalhar pelo nosso basquete. É uma coisa boa para nós e para o basquete paraense que novamente terá os clássicos Re-Pa”, conta Sérgio Dias.

Por outro lado, Sérgio Dias, cuja figura se alia ao histórico do basquete do Clube de Periçá, foi indicado pelo presidente Cabeça para o basquete azulino. Dias, contudo, está resoluto em não aceitar tal cargo devido seu trabalho no futebol profissional. Para ele, é hora de aparecer outros abnegados trabalhar pelo clube. “Nós revelamos o Zeca Pirão (vice-presidente), Maurício Bororó (diretor de futebol), então é hora de outros nomes surgirem com vontade de trabalhar pelo Remo”, conta.

As diretorias de basquete, voleibol e futsal do Leão Azul estão em vacância. Com a chegada de Marcus Hygino será montada uma equipe tão forte quanto a do rival para disputar o Campeonato Paraense e a Copa Brasil Norte. O presidente da Federação de Basquetebol do Pará (FPB), Marcley Lima, que na juventude foi jogador, atuando nos dois clubes, está radiante com ressurgimento do basquete azulino e já prevê grandes clássicos nas competições estaduais.

“Sempre sonhei com retorno do Remo e agora com Paysandu e Assembléia Paraense vamos ter grandes jogos, podem apostar”, vislumbra. Como a Federação Paraense ganhou o direito de sediar a Copa Norte, no mês de março, o presidente da Federação garantiu o Remo como convidado, “Será muito bom para nosso basquete contar com três equipes na Copa Norte, onde a Assembleia, atual campeã irá defender o título”, avaliou.

Na opinião do dirigente da Federação, Paysandu e Remo não estão preocupados apenas com as equipes adultas e querem também movimentar as categorias de base que em épocas passadas revelou bons atletas. “A presença do Wagner Stefani no Paysandu e do Marquinhos no Clube do Remo irão ajudar o crescimento do nosso basquete e o surgimento de novos valores. Estou muito satisfeito com a movimentação dos clubes”, acrescentou Marcley.

Amazônia, 03/02/2013