Natação
Natação

O primeiro semestre de 2013 foi produtivo para a natação do Clube do Remo. Os azulinos venceram competições locais e nacionais, sobretudo no eixo Norte-Nordeste. O clube tenta voltar aos anos dourados das décadas 1980 e 1990, quando brilhou com muitos títulos e revelou atletas até para a seleção brasileira, como Mônica Rezende, Edilson Silva Júnior, entre outros. A atual safra de novos talentos é responsável pelas conquistas do clube azulino ao longo de três anos nos campeonatos regionais. Neste semestre faturou todos eventos promovidos pela Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA).

As vitórias dos atletas são garantidas pelo trabalho de preparação, treinamentos e polimento dos técnicos, principalmente de Domingos Ferreira, que está há quase cinco décadas à frente das equipes do Leão Azul, na coordenação do Denat (Departamento de Natação). Uma dedicação que vai ao extremo. É assim desde que parou de competir na década de 70.

Domingos foi o primeiro nadador do Remo a ganhar medalha de ouro em competição nacional. Desde então vem colecionando títulos e honrarias. Em janeiro passado, foi reconhecido com diploma de grande benemérito da FPDA. Em maio, foi indicado pela coordenação do Troféu Romulo Maiorana como padrinho da modalidade de natação e, recentemente, foi homenageado pela Associação Paraense Máster de Natação (Apamn), que deu o seu nome ao troféu de campeão paraense máster de piscina curta.

Mas foi no em fevereiro que o treinador recebeu sua maior homenagem: em São Paulo, no Encontro Nacional de Treinadores, ele recebeu o Prêmio de Reconhecimento do Ano da Best Swimming, que é realizado há três anos.

O Liberal, 30/06/2013