Regata
Regata

O Remo conquistou ontem o tricampeonato do certame náutico paraense. O feito azulino foi obtido através da vitória na quinta e última regata do ano, disputada no sábado, na orla da Estação das Docas. O Remo venceu sete provas das 12 do programa. O Paysandu ganhou três provas e a Tuna, duas. Na somatória dos pontos, os azulinos ficaram com 152. O Paysandu, vice-campeão, somou 119 e a Tuna, terceira colocada, 98.

Na regata de sábado, Remo e Paysandu marcaram presença em todos os páreos, ao contrário da Tuna, que alinhou somente em seis provas. Desde os primeiros páreos, sobretudo, após vencer o “4 sem peso leve”, a torcida já cantava vitória. A cada páreo vencido, aumentava a euforia dos torcedores remistas, já em grande número na orla da Estação das Docas, local da competição. A regata teve seus momentos mais emocionantes na prova “4 com participante”, conquistada pelo Paysandu por meio barco de diferença. Ou pelas vitórias indiscutíveis dos barcos skiff do Remo, que deixou o Paysandu quase mil metros atrás, e também o “four-skiff feminino”, com as meninas azulinas dando um show de velocidade, deixando as bicolores muito longe.

O “8 gigante sênior”, prova clássica da regata, empanou o brilhantismo da organização. depois dos 800m da largada, os barcos de Remo e Paysandu se tocaram e o árbitro da partida, Pedro Juan, sinalizou a suspensão da prova e ordenou nova largada. A Tuna, contudo, não deu ouvidos ao aviso e seguiu em frente. Passou pela linha de chegada sem receber a bandeirada de primeiro lugar. Remo e Paysandu correram sós e o Leão ganhou por um barco de diferença, quebrando a hegemonia bicolor, que não perdia havia quatro provas.

Houve protesto dos remadores tunantes contra a posição do árbitro, alegando que a sinalização para voltar ao ponto de partida deve ser efetuada até 100 metros após a largada. O protesto não foi oficializado pelo clube, que estava sem representante legal na regada, pois até na hora de receber o troféu de campeã da categoria sênior, ninguém da Tuna se apresentou ao palanque.

A festa foi toda remista e os atletas prestaram homenagem ao remador Thiago Araújo, louvando seu nome. Thiago, filho do técnico Raimundo Araújo “Papagaio”, faleceu no primeiro semestre. O Remo, além de ser campeão geral, foi campeão individual nas categorias Júnior, Feminino e Master. O Paysandu ganhou o Sub-23 e a Tuna, o Sênior. O presidente reeleito Sérgio Cabeça, ao lado do diretor de garagem, Hermes Tupinambá, recebeu a premiação.

O nome por trás do sucesso azulino

Quando Hermes Tupinambá, 66 anos, começou a agir na garagem náutica do Remo, muita gente chegou a apostar que o advogado de grandes causas trabalhistas não duraria um ano na Rua Siqueira Mendes, onde está situado o berço do Clube do Remo. Encarar o desafio não foi fácil. Além de ter sua sede toda desestruturada, o Remo vivia como mero participante das regatas, pois havia nove anos que não ganhava o título e o primeiro aconteceu no “tapetão”, em 2010 (o Paysandu, punido pela Federação, perdeu o campeonato daquele ano). A partir daí ,novos horizontes se descortinaram para o setor náutico do Leão Azul, que este ano sagrou-se tricampeão paraense.

O Liberal/Lance, 10/12/2012