Futebol Feminino
Futebol Feminino

A temporada 2022 do futebol feminino do Pará será aberta neste domingo (13/03). Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08/03, a Federação Paraense de Futebol (FPF) vai promover a primeira edição do “Torneio Graciete Maués” de futebol feminino. Além de lembrar a data, a competição é uma homenagem à presidente em exercício da FPF.

Com a participação de Remo, Esmac, Paysandu, Tiradentes, Cabanos e Terra Alta, a competição será disputada a partir das 08h, no estádio do Souza, em Belém. O torneio vai acontecer em um formato curioso – serão 3 confrontos em mata-mata, com jogos de apenas 30 minutos de duração. Em seguida, as 3 equipes vencedoras avançam de fase e um sorteio vai definir um finalista direto, enquanto as outras 2 equipes vão disputar uma “semifinal”.

O diretor do Departamento de Futebol Feminino da FPF, Ivanildo Cardoso, contou que a ideia do torneio, além das homenagens à presidente em exercício Graciete Maués e ao Dia Internacional da Mulher, é uma forma de manter atletas e clubes em atividade.

Além disso, Ivanildo Cardoso revelou que na segunda-feira (14/03) será divulgado de forma oficial o calendário 2022 do futebol feminino no Estado. Neste ano, a modalidade vai contar com 3 competições de base, além do Parazão Feminino, que inicia em agosto e termina em novembro. No primeiro semestre será disputado o Parazão Feminino Sub-18, as demais acontecem no segundo semestre.

“Vamos ter um calendário amplo em 2022. Na segunda-feira (14/03) publicamos o calendário com as datas para o Conselho Técnico do Parazão Feminino. Iniciamos o Parazão Sub-18 agora no primeiro semestre. O Parazão profissional será jogado de agosto até novembro. Temos ainda o Parazão Sub-20, que ainda vamos definir a data e, no final do ano, o Parazão Sub-16 para fechar o calendário”, disse.

Ainda de acordo com Ivanildo Cardoso, o Parazão Feminino neste ano terá, pela primeira vez, equipes rebaixadas. Em 2023, a Federação vai inaugurar a Série A2 do futebol feminino.

“Vamos ter rebaixamento neste ano na competição profissional. Vamos decidir no Conselho Técnico quantas equipes vão disputar o campeonato deste ano e quantas serão rebaixadas à Série A2 de 2023”, completou.

Segundo Ivanildo Cardoso, a partir de abril deste ano haverá a realização de um seminário do futebol feminino no Pará. O evento, que será organizado pela FPF, trará palestras sobre a modalidade e também um curso para formação de treinadores, exclusivo para mulheres.

Roma News, 10/03/2022