Futebol feminino
Futebol feminino

Em 2022, o Pará terá 2 equipes disputando o Campeonato Brasileiro de futebol feminino – além da Esmac, que está na Série A1, a divisão de elite da competição, o Clube do Remo disputará a recém-criada Série A3 do Brasileirão. Esta será a primeira experiência azulina em um torneio de abrangência nacional na modalidade.

O Leão conquistou vaga na Série A3 após vencer o Campeonato Paraense de 2021. A competição está prevista para começar no mês de maio, mas o planejamento da equipe já está a todo vapor.

“Nosso planejamento começa em março. Os treinamentos serão realizados no Centro de Treinamento do Remo, em Outeiro. Vamos poder utilizar tanto o Baenão, dependendo da disponibilidade, quanto o CT para os jogos. O NASP, o Departamento Médico e toda estrutura que o elenco profissional (masculino) tem será oferecida para o feminino também, já que é uma disputa inédita para o Remo”, detalhou o diretor de futebol feminino, Marcelo Bentes.

“Estamos tratando esse Campeonato Brasileiro A3 com muita responsabilidade e não só para participarmos, mas para que a gente possa subir (Série A2) e dar condições para outras equipes do Pará estarem no cenário nacional junto”, completou.

Uma das novidades do Remo é que será disponibilizada moradia para as atletas que vierem de outros municípios ou até mesmo de fora do Estado.

“Elas poderão ficar no CT do Remo, já que possui alojamento com toda estrutura. Estamos com pensamento grande de fazer um trabalho para subir para a Série A2”, frisou.

Para o Campeonato Paraense, a equipe do Remo firmou parceria com a Esmac, que fez com que a equipe de Ananindeua emprestasse 8 atletas para o Leão. Pelo trabalho avançado da Esmac ao longo de anos, Marcelo Bentes deseja poder contar com mais jogadoras do time durante o Brasileirão.

“Vamos sentar e conversar com a Esmac. É interessante o empréstimo e temos essa pretensão, já que a parceria continua. Com isso, as atletas que a Esmac não for utilizar na Série A1, o Remo vai utilizar na A3”, finalizou o diretor.

A tabela da Série A3 ainda não foi divulgada pela CBF. A entidade máxima do futebol ainda elabora o regulamento do torneio, que pode ser inteiro em formato mata-mata ou dividido em grupos regionais, similar à Série D masculina.

O Remo prefere esta segunda opção, que permite poder projetar um calendário mais extenso ao time.

O Liberal.com, 12/02/2022