Conselho Deliberativo do Remo assiste apresentação sobre SAF
Conselho Deliberativo do Remo assiste apresentação sobre SAF

Membros do Conselho Deliberativo do Clube do Remo estiveram presentes no Salão Nobre da sede social, na noite desta quarta-feira (09/03), para conhecer um pouco mais sobre a proposta de criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), a pedido do presidente Fábio Bentes.

A reunião contou com a presença do executivo Rafael Lacerda, da Universidade do Futebol, que palestrou aos presentes sobre como funciona o novo formato de gestão, já adotado por alguns clubes do Brasil.

Praticamente desconhecida até pouco tempo, a sigla atualmente tem tomado conta dos noticiários esportivos, como uma alternativa eficaz no combate ao endividamento dos clubes. Na prática, a SAF consiste na transformação dos clubes em empresas que participam de torneios profissionais com fins lucrativos e agregam em sua gestão uma tributação mais vantajosa, o que a difere da sociedade anônima, limitada ou clube-empresa, por exemplo.

A Sociedade Anônima de Futebol foi criada pela Lei 14.193/2021, e promulgada no dia 06/08/2021. O primeiro clube a adotar o formato foi o Cruzeiro (MG), seguido de Botafogo (RJ) e Vasco (RJ). A palestra do advogado e sócio da Universidade do Futebol serve como base aos conselheiros, para deliberarem sobre o assunto que, em um futuro próximo, pode ser adotada em definitivo pelo Leão.

Rafael Lacerda é advogado e sócio da Universidade do Futebol, instituição criada em 2003 e orientada às mudanças nas diferentes áreas do futebol, enquanto atividade econômica e manifestação cultural, além de realizar projetos técnicos em diferentes segmentos do universo do futebol, como clubes, federações, confederações, escolas de futebol, ONG’s e Governos.

Lacerda atua nas áreas de Direito Societário, de Fusões e Aquisições, de Planejamento Sucessório e Patrimonial. É membro colaborador, nomeado da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB (MG). Em Belém, o executivo tem o objetivo de esclarecer os principais pontos necessários para a transformação de clubes em Sociedade Anônima de Futebol (SAF).

O Liberal.com, 09/03/2022

8 COMENTÁRIOS

  1. Um bom começo para uma esperança de bem tempos melhores e o Remo voltar a ser grande com a possibilidade de adoção da SAF, certamente as múmias e os sanguessugas estão muito incomodados com isso.

  2. Isso tem cheiro de trambicagem. Se fosse bom pra nós, o cara não vinha aqui oferecer.

    Sei que nao devemos ser mente fechada às oportunidades, mas soa suspeita essa.

    • Eles não estão oferecendo a proposta. Estão prestando um serviço de CONSULTORIA, paga e, muito bem paga, pelo clube interessado.

  3. SERÁ SE PROS GRANDES CLUBES DO MUNDO DEU CERTO, QUANDO CHEGAR PRO REMO VAI DÁ ERRADO AÍ É SABOTAGEM. PELO AMOR DE DEUS TEM QUE MORRER TORCENDO PRA TIME PEQUENO MESMO !

  4. Pensei q já havia alguma proposta, mas somos nós q estamos nos oferecendo. Espero q não seja para a yamada ou pra radiolux!

    • Você errou 2 vezes.
      Pensou que havia proposta, mas não tem.
      Pensou que somos nós que estamos nos oferecendo, mas não estamos.

  5. So sei uma coisa se não fosse bom pro clube o fabio bentes nem reuniria já q ele sempre teve responsabilidade com as finanças do clube acredito no fabio bentes por tudo q ele já fez administrativamente pelo clube do remo

    • Rapaz como tem gente ignorante e leiga falando asneiras,um fala que é o clube que tá se oferecendo,outro fala que é tranbicagem,putz paciência.

Comments are closed.