Fábio Bentes
Fábio Bentes

Nas últimas horas, o torcedor do Leão foi surpreendido com a informação de uma suposta negociação que envolveria a compra do futebol azulino. Segundo informações, a empresa VL Gold Dubai, do ex-jogador Leandro Rodrigues, teria proposto o valor de 40 milhões de euros, cerca de R$ 210 milhões, mais acréscimos de 25% em caso de acesso à Série B.

O documento já estaria formalizado e entregue a um representante do empresário no Pará, que seria membro do Conselho Deliberativo do clube e estaria tratando diretamente com o presidente do Condel remista, Milton Campos.

“Não chegou absolutamente nada na minha mão e nem tenho como falar de algo que desconheço totalmente”, disse Campos.

O presidente Fábio Bentes também negou qualquer tipo de procura por parte da empresa.

“Você acha que algum grupo sério viria e não reuniria com o presidente do clube? Iriam falar com um amigo do amigo, que vazaria para a imprensa sem ter nada sequer tratado?”, indagou o mandatário azulino.

Bentes também informou que se a proposta vier de fato a ser formalizada, o clube está aberto para analisar e ver as possibilidades de negociação.

“Não tenho nem como comentar muito de algo que nunca chegou oficialmente no clube. Estou até assustado, pois tem a entrevista de um possível investidor, mas em nenhum momento, ninguém procurou a diretoria, nem por intermediário ou até mesmo diretamente. Não tenho ciência”, criticou.

No entanto, o presidente azulino frisou que, como executivo do Clube do Remo, sua obrigação é avaliar, caso haja uma proposta ou mesmo o início de uma abordagem para esse fim.

“Se for uma coisa real, concreta e vierem procurar o clube, vamos analisar, pois nosso papel é analisar e avaliar com quem tem que se verificar, mas dessa forma já começa errado. Pela imprensa, dando até entrevista e falando a respeito de uma coisa que nunca chegou no clube? Já começou errado. Até que se prove ao contrário, é fake!”, prosseguiu.

A revolução no futebol brasileiro está apenas começando. Cruzeiro (MG) e Botafogo (RJ) já deram o ponta pé inicial. O Vasco (RJ) realiza estudos e deverá enviar o projeto ao seu Conselho Deliberativo.

Para Fábio Bentes, esse é o futuro dos clubes e aqueles que não se atualizarem ficarão para trás, como aconteceu com o Clube do Remo há alguns anos, quando o cenário futebolístico mergulhou na profissionalização.

“Queremos entender qual seria o modelo mais adequado, caso o Remo vire SAF. Qual seria a colocação do Remo nesse novo jogo que está surgindo no futebol? Tenho uma opinião, que é que daqui a alguns anos, quem não se transformar em SAF, vai perder espaço, assim como quando começou a era da profissionalização no futebol, no início dos anos 2000. Quem não se profissionalizou, perdeu espaço. Foi o que aconteceu com o Clube do Remo, que demorou e perdeu espaço no mercado nacional”, destacou.

No início de abril, o Conselho Deliberativo azulino realizou uma reunião extraordinária entre todos os seus membros no Salão Nobre da Sede Social, no qual, através de pauta única, foi explanado para todos os presentes o projeto da Sociedade Anônima do Futebol. O clube também contratou uma assessoria especializada para fazer um estudo e verificar a viabilidade do futebol do Remo se tornar uma SAF.

“Mais da metade dos times que estão na Série A e alguns do estão na Série B, também estão em processo de transformação em SAF. No Brasil, isso virou sinônimo de um investidor vir e comprar, mas não é só isso. Tem também várias possibilidades e mecanismos que abrem várias portas e reduzem cargas tributárias, gerando uma série de facilidades. Não só os clubes endividados, mas também alguns saneados estão em processos. No nosso caso, estamos estudando a lei. Já fizemos o primeiro debate e agora estamos passando pelo processo de análise interna do clube através de uma consultoria”, disse.

“A consultoria está analisando toda a documentação e situação do Remo, como endividamento, patrimônio, potencial e capacidade de arrecadação, para elaborar um diagnóstico e ver quais as possibilidades e caminhos de acordo com a nossa realidade. A partir disso tudo, aí sim, depois disso tudo, vamos debater todos os caminhos”, apontou.

“Não tem nada certo. Tudo está longe de uma definição. Esse é o começo dessa discussão e acho até que começamos tarde, pois outros clubes estão discutindo há tempos e somente agora estamos iniciando esse processo de transformação”, finalizou.

Diário Online, 04/05/2022

4 COMENTÁRIOS

  1. Caso venha a ser verdadeira essa intenção da empresa VL Gold Dubai e seus investidores árabes, naturalmente o valor oferecido pelo investidor de 210 milhões tem que estar alinhado com o valor de mercado do futebol do Remo (por isso da importância de contratação de uma consultoria especializada). Porém tudo é passível de avaliação e contraproposta, por exemplo, digamos que o Remo valha 420 milhões, significa que a proposta de 210 milhões é metade do valor real, aí pode se feita uma contraposta de vender parcial, no caso 50% para o investidor e 50% para o Remo.

    A proposta financeira é um dos itens da negociação, mas tem que ir a fundo nos benefícios que o investidor garante ao futebol do Remo SAF. O mais importante é, antes de mais nada, avaliar a idoneidade do investidor e sua capacidade de cumprir com a proposta de crescimento do clube, garantir a sua solidez, lucros, crescimento do valor do clube e benefícios para seus stakeholders.

    Devemos lembrar que a SAF comprando o futebol se apropria dos bens intangíveis (marca Remo, história, …). Os bens físicos do ativo são de propriedade do Remo como estádio de futebol, CT, ginásio de esportes, sede social, sede náutica, sede campestre (se vier a ter), títulos proprietários/remido, etc.

  2. CONCORDO PLENAMENTE COM O PRESIDENTE BENTES, E CUIDADO COM O FAKES INVESTIDORES, OPORTUNITAS, VERDADEIROS ABUTRES, ESTE É O CASO QUE O SENHOR FÁBIO BENTES ESTÁ CORRETÍSSIMO, JÁ COMEÇA ERRADO, AGINDO PELAS COSTAS, ISSO O CONDEL SE PRESTA, ESTÃO ARMANDO A CAMA,A CASINHA PRA O SENHOR PRESIDENTE, ABRA O OLHO, NÃO É SÓ DINHEIRO, A SUA TEM TOTAL RESPALDO JUNTO AO TORCEDOR AZULINO, ESTE SOU EU, HONESTODADE E TRANSFERÊNCIA, É A SUA MARCA, ESPERO QUE CONTINUE NESTE RITMO, ESTÁ AJUSTANDO,2023, É LOGO ALI QUANDO AS DÍVIDAS, SERÃO QUITADAS, ENTÃO MELHORARÁ MAIS AINDA. TEM MEU APOIO.

Comments are closed.