Vinícius, Juninho Macaé e Thiago Rodrigues
Vinícius, Juninho Macaé e Thiago Rodrigues

Em menos de 1 mês, o Remo perdeu 2 goleiros. Os reservas imediatos de Vinícius deixaram o clube azulino, que teve que mudar o planejamento, de acordo com o preparador de goleiros Juninho Macaé.

O profissional que está no Remo desde 2017 e é tido por muitos como o “mestre” de Vinícius, falou desse momento, das novas contratações para a posição, sobre as saídas, além da formação e do seu dia a dia à frente dos arqueiros azulinos.

As despedidas de Thiago Rodrigues e Rodrigo Josviaki foram sentidas pelo Remo. Juninho confirmou que é algo delicado, até pela preparação dos atletas, mas garante que nenhum jogador pode ser maior que o Remo e que isso faz parte do mundo do futebol, mas que o momento é de trabalho, ajustes e acolhimento dos novos goleiros.

“É preocupante. A gente contava com o Thiago principalmente, que estava aqui há 3 anos. Rodrigo iria fazer 1 ano, só que aqui no Remo temos o Vinícius, titular, com muito tempo de clube, dedicado, comprometido e um excelente profissional. Além do mais, o Remo é maior que qualquer atleta. Da mesma forma que conseguimos deixar Thiago e Rodrigo em alto nível, vamos conseguir isso com o Jorge Pazetti e o Yago Darub”, disse.

O preparador de goleiros azulino teve que mudar o planejamento, principalmente com a saída de Rodrigo Josviaki. Juninho desejou sucesso ao goleiro, que acertou com o Hegelmann (Lituânia).

“Quanto a saída do Thiago, não alterou o nosso planejamento, pois soubemos da saída dele antes mesmo do ano terminar. O Rodrigo nos pegou de surpresa, pois era um atleta que contávamos, ia ser nosso segundo goleiro e ficamos sabendo em cima da hora. Desejo sorte a ele, foi uma opção dele, mas temos o nosso plano B”, contou.

A diretoria do Remo foi ágil no mercado e tratou de trazer mais 2 goleiros. Jorge Pazetti já tinha sido contratado desde o final de 2021, enquanto Yago Darub chegou logo após a saída de Rodrigo Josviaki.

O preparador de goleiros do Leão afirmou que os arqueiros passaram pela sua avaliação e pediu profissionalismo de ambos.

“Os dois goleiros que chegaram, passaram minha avaliação, assim como todos que trabalharam comigo também passaram por essa avaliação. Torcemos para que eles tenham um bom desempenho, profissionalismo, trabalhar sempre, pensamento de ajudar, que o resultado será positivo”, comentou.

A base do Remo sofre com escassez de goleiros formados no clube, mas Juninho Macaé quer acabar com isso. O preparador de goleiros azulinos quer formar arqueiros no Remo e afirmou que quase conseguiu na temporada 2018.

“Desde que cheguei ao Remo, tentamos formar um goleiro na base. Em 2018, foi o ano em que chegamos mais perto. Tínhamos o Lucas que, se precisasse jogar, ele estava pronto, com 16 anos. Ele havia trabalhado comigo por 1 ano e 6 meses. Ele teve uma proposta do Cruzeiro (MG) e resolveu sair no seu melhor momento. Não tivemos como segurá-lo. Temos o Lucas Mozart, goleiro de 21 anos, está com a gente há 2 anos; e o Ruan, que é o goleiro do Sub-20 e treina com o profissional”, disse.

A falta de estrutura familiar é uma das queixas de Juninho para a não formação de goleiros. O profissional azulino disse que é preciso dar um caminho aos atletas, com foco e persistência, além de abrir mão de muitas coisas para colher adiante.

“Infelizmente, no Pará, é difícil botar na cabeça do goleiro que ele precisa abrir mão de algumas coisas. Muitos faltam treinamentos, deixam de treinar por motivos banais. Nossa maior preocupação é a formação, é o jogador querer mesmo. A gente insiste, mas não conseguimos fazer dele um profissional”, afirmou.

Juninho está observando alguns jovens e revelou alguns nomes que podem pintar como possíveis goleiros profissionais defendendo as cores do Leão em um futuro próximo.

“Temos o Ruan, que queremos fazer dele um profissional. Temos também o Dida, que foi campeão agora pelo Sub-17, mas sofre um pouco pela estatura, que é baixa, mas vamos tentar ao máximo. Se eles se entregarem nos treinamentos, se quiserem mesmo seguir a carreira, temos certeza que faremos goleiros na base. Temos também o Alexandre, de 14 anos, com estatura maior, mas é muito novo e vamos observá-lo. Nosso objetivo é formar goleiros no Remo”, finalizou.

O Liberal.com, 09/01/2022

2 COMENTÁRIOS

  1. Juninho Macaé é um craque do grupo atual do Remo, pois a formação, o aperfeiçoamento e ótimo desempenho dos goleiros é resultado de seu sério e árduo trabalho no clube. O Juninho Macaé merece ser retido por uns bons anos no Remo, pois esse profissional competente que seria uma grande perda no momento para o clube.

Comments are closed.