Castanhal 1×3 Remo (Sub-20)
Castanhal 1×3 Remo (Sub-20)

O encerramento da temporada 2021 do futebol paraense nas divisões de base e no futebol feminino está cercado por problemas. Confusões envolvendo irregularidades nas documentações nas categorias Sub-17 e Sub-20 ganharam mais atenção do que a bola rolando propriamente dita.

Desta vez, a novidade é uma nova polêmica envolvendo um atleta do time Sub-20 do Clube do Remo.

O Departamento Jurídico do Castanhal prometeu apresentar uma denúncia junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PA). No pedido de apuração, o clube alega que o meia azulino Pedro Sena teria atuado de forma irregular no confronto de ida pela semifinal do Campeonato Paraense Sub-20.

Conforme a denuncia, Pedro Sena, que atualmente está integrado ao elenco de atletas profissionais do Leão, teve seu contrato encerrado no último dia 30/12/2021 e, mesmo assim, entrou em campo na partida disputada no dia 24/01, no Centro Esportivo da Juventude (CEJU). Ainda de acordo com o Castanhal, o contrato de Pedro Sena foi renovado no dia 25/01 e teve publicação divulgada no BID, no dia 26/01.

Por outro lado, os azulinos afirmam que estão tranquilos para responderam às acusações. De acordo com o presidente Fabio Bentes, além da denúncia ser protocolada fora do prazo de 72 horas após o jogo, o atleta atuou de forma legal.

“Há um acordo assinado que permite os atletas jogarem mesmo com idade acima do limite. Estamos tranquilos. O acordo é claro. Se entrarem (com a denúncia), vamos nos defender”, destacou o mandatário azulino.

No confronto de ida, o Castanhal venceu o Clube do Remo, no CEJU, em Belém, por 2 a 0. No entanto, no confronto de volta, disputado dentro do Centro de Treinamentos do Japiim, em Castanhal, o Leão venceu por 3 a 1 e garantiu vaga na final ao vencer a disputa nos pênaltis, por 5 a 4, confirmando vaga na Copa São Paulo de Futebol Juniores em 2023.

Além do caso envolvendo um atleta do Clube do Remo, outra denúncia de irregularidade no Parazão Sub-20 está na mãos do TJD-PA.

O Cruz Azul acusa Parauapebas de escalação irregular dos atletas Gercivaldo de Oliveira Costa e Wellington Luiz Lima Júnior nas semifinais do campeonato. Segundo a denúncia, os atletas não estavam com contratos vigentes nas datas das semifinais. Por isso, o time de Benevides pede a suspensão das finais do Parazão Sub-20 entre Remo e Parauapebas.

O time de Benevides pede que o Parauapebas apresente os documentos que comprovem a regularidade dos atletas citados. Além disso, pedem a cópia de remessa dos autos de forma imediata para o diretor de competições, a fim de que o mesmo preste os esclarecimentos necessários sobre o caso.

Com isso, o decisivo jogo do Campeonato Paraense da categoria, que estava marcado para acontecer neste sábado (12/02), no estádio Rosenão, em Parauapebas, está sem data para acontecer, aguardando o julgamento. Na partida de ida, realizada no último dia 05/02, no estádio Baenão, os azulinos venceram por 2 a 1.

Diário Online, 11/02/2022