Paulo Bonamigo
Paulo Bonamigo

O Remo segue anunciando novos jogadores para compor o elenco da temporada 2022. Em meio à apresentação de atletas, uma declaração do técnico Paulo Bonamigo chamou a atenção.

Em entrevista coletiva, o comandante azulino disse que tentaria aplicar no Leão alguns conceitos táticos do Campeonato Inglês, a Premier League. Bonamigo disse que usou o período que ficou fora dos gramados para estudar mais sobre futebol e se atualizar das novas tendências.

No entanto, o termo “conceitos táticos do futebol inglês” é muito amplo. Devido a internacionalização de profissionais, sejam eles membros do elenco ou da comissão técnica, a Premier League apresenta uma variedade de inovações na maneira de se jogar futebol.

Algumas, tradicionais da cultura inglesa, como o uso de bolas longas e ação dos pontas, outras típicas do futebol europeu, como o jogo de posição e a marcação alta.

Para sanar os questionamentos sobre quais conceitos o Remo deve adotar em 2022, Bonamigo explicou com mais detalhes o que se pode esperar do Leão dentro de campo.

Quando perguntado sobre quais conceitos serão adotados no Remo, o técnico fez questão de deixar claro a forma como o futebol inglês vai influenciar nas dinâmicas táticas dos azulinos. Segundo ele, as metodologias de trabalho usadas na Inglaterra podem ser usadas no Leão para aperfeiçoar um trabalho já existente, mas nada de “copiar e colar” uma tática, tudo deve ser adaptado à realidade brasileira.

“Precisamos entender, dentro de uma leitura de jogo, se há possibilidade de usar algumas alternativas táticas que surpreendam. Essa é a reinvenção diária de todo treinador. Sempre parto do princípio que, o mais importante, é que os jogadores entendam as suas ideias. Para isso, ter um bom modelo de jogo é importante”, disse.

Bonamigo não será o primeiro a adotar conceitos da Premier League em clubes paraenses. Marcelo Chamusca, em 2017, implementou a “saída Lavolpiana” – ou saída de 3 – no rival Paysandu. Também no time bicolor, Hélio dos Anjos usou a linha alta na defesa em 2019 e 2020. Felipe Conceição, no Remo de 2021, usou a pressão elevada no último terço.

Algumas dessas ideias deram certo, outras nem tanto. Questionado se a aplicação de novos conceitos táticos ao Remo dariam resultados efetivos, Bonamigo deixou claro que a receita para minimizar erros é executar os mecanismos treinados de forma equilibrada.

De acordo com o treinador, essa metodologia foi executada na Série C de 2020, quando o clube conseguiu o acesso à Série B, devendo ser aperfeiçoada em 2022.

“Em 2020, atuamos com um bloco de marcação médio-alto, bem treinado e organizado. Agora, vivemos uma etapa diferente, com outro momento psicológico. Cada dia estudamos a possibilidade de desenvolver coisas novas em campo. Não temos medo de arriscar, mas temos que ser inteligentes na ocupação de espaços, tanto na defesa, quanto no ataque. Esse equilíbrio pode vir na fase ofensiva, quando precisamos ganhar, ou na fase defensiva, quando precisamos jogar de forma mais inteligente”, finalizou.

O Liberal.com, 08/01/2022

7 COMENTÁRIOS

  1. O único daí que eu não concordo é com o Felipe conceição. O estilo de jogo dele tá muito longe de um inglês, uma vez que ele passa para os jogadores a característica dele: um time sereno, calmo, chegando até mesmo a ser preguiçoso e sem vibração nem uma. A pressão dele tava mais pra um estilo espanhol, meio que organizado, mas sem gana, raça ou algo semelhante. Pra mim é um técnico superestimado, porque ainda não ganhou nada e a mídia já faz toda essa “coisa” em torno dele. Eu acho o Bonamigo muito inteligente e fico feliz de saber que ele esteve estudando durante esse tempo. Vai dá certo, MEU LEÃO. Apoio não vai faltar!

  2. E isso ai,Técnico tem q evoluir sim,pois hj td muda em questão de minutos;Parabéns Professor,pense grande!!!!

  3. O bonamigo também e um treinador fraco, e azarento no Remo nunca ganhou nada !!! Muito bom de conversa. o Remo todo ano e esse marasmo time sem vergonha e a torcida aceita e apoia os erros desses bando de incompetente que fazem oarte da diretoria

  4. O Bonamigo pode ser um profissional estudioso. Porém só consigo enxergar um esquema de jogo nos times dele, o 4-3-3, não consigo vê uma variação tática, por exemplo uma mudança para um 3-5-2 dentro do jogo, com o conceição apesar da teimosia, ele variava, exemplo foi o jogo contra o Sampaio em São Luís, quando jogando com menos 1, colocou o Kevin, puxou o Marlon e colocou o Tocantins. Atacava em um 3-4-2 e defendia em um 3-5-1.
    Espero que o Bonamigo tenha se atualizado mesmo

  5. Série C de 2022 será muito diferente da 2020.
    Boa sorte Bonamigo.
    Só coloque o time pra frente com consistência na marcação, pois não seria bom perder pro Márcio Fernandes novamente, vá a forra!

Comments are closed.