Baenão
Baenão

Ficou bem mais difícil o retorno da torcida aos jogos do Remo ainda neste ano. Em nota informativa divulgada nesta quinta-feira (03/09), a Prefeitura de Belém estabeleceu o quantitativo de 20% da capacidade dos estádios para aprovar a presença de público nos eventos com mais de 1.500 pessoas na capital. A medida leva em conta os riscos de um recrudescimento da pandemia no Estado.

Pelo que foi decidido na reunião coordenada pela FPF na semana passada, o público seria de 30% da capacidade. Mesmo esse percentual já não havia agradado a diretoria azulina, receosa de um cenário deficitário para a esperada volta de bilheteria nos jogos.

Na prática, o teto imposto pela Prefeitura praticamente inviabiliza a presença de público, pois obrigaria o clube a cobrar ingressos mais caros, provavelmente na faixa de R$ 70, ou até mais. Esse valor leva em conta o custo de organização dos jogos, com adaptação para atender os protocolos sanitários.

Ao mesmo tempo, a iniciativa deixa claro que há uma preocupação cada vez maior dos órgãos de saúde com os riscos representados pela variante Delta do novo coronavírus, que se espalha pelo país. Para as autoridades médicas, setembro e outubro são considerados meses críticos para avaliação da pandemia no Estado.

Sem esquecer que a reabertura dos estádios vai depender ainda de uma decisão da CBF, que vai ouvir o Conselho Técnico das 4 Séries do Brasileirão para tomar uma posição.

Por ora, a maioria dos clubes não demonstra tanta pressa em reabrir as bilheterias. O exemplo dos jogos de Atlético (MG) e Cruzeiro (MG), com torcidas no Mineirão, parece ter esfriado um pouco a expectativa de faturamento.

No jogo do Galo, pela Libertadores, o público compareceu, mas o faturamento foi aquém do esperado. O rival Cruzeiro (MG) vendeu menos da metade dos ingressos colocados à venda, para o jogo válido pela Série B.

No jogo Chile 0×1 Brasil, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022, realizado nesta quinta-feira (02/09), na capital chilena, o público permitido foi de 10 mil espectadores (21% da capacidade do estádio), com rigor na exigência de máscaras e distanciamento entre os torcedores. É o mesmo limite que a Vigilância em Saúde de Belém está determinando.

Blog do Gerson Nogueira, 03/09/2021