Brusque-SC 3×1 Remo (Pingo)
Brusque-SC 3×1 Remo (Pingo)

O VAR costuma mudar o que se imagina seja a ordem natural das coisas no futebol. Quase sempre interferindo para melhor, fazendo justiça e evitando erros crassos. Em alguns jogos, porém, o árbitro de vídeo acaba tendo uma participação decisiva, deixando no ar mais dúvidas que certezas.

Foi o caso da partida entre Brusque (SC) e Remo, sexta-feira (15/10), em Brusque (SC). Pelo menos 5 situações importantes tiveram ação ou omissão do VAR.

Aos 17 minutos de jogo, um lance promissor na área foi interrompido por empurrão de Claudinho em Victor Andrade.

No lance do primeiro gol do Brusque (SC), ficou a impressão de impedimento do zagueiro autor do cabeceio. Não houve revisão do lance, até porque o sistema que traça linhas não estaria funcionando àquela altura.

No segundo gol do Brusque (SC), a bola foi tocada com o braço pelo atacante Garcez antes de sobrar para a finalização de Thiago Alagoano. O VAR, novamente, se omitiu ou entendeu não haver irregularidade.

O olhar eletrônico assinalaria, corretamente, o penal cometido por Thiago Ennes, mas deixou – de novo – de revisar um lance que favorecia o Remo no gol marcado por Lucas Tocantins, no começo da etapa final.

O VAR ainda desmarcaria o gol de Rafael Jansen após pênalti defendido por Edu. O zagueiro azulino teria invadido a área ao avançar para aproveitar o rebote. A imagem que comprovaria a irregularidade não foi exibida na transmissão da TV.

Apesar da atuação pífia e errática do Leão no segundo tempo, que justificou a vitória do Brusque (SC), os azulinos têm o direito de reclamar da confusa atuação do árbitro Vinicius Gomes Amaral (RS) e da indisfarçável má vontade da cabine do VAR, chefiada por Daniel Bins (RS).

Blog do Gerson Nogueira, 17/10/2021

9 COMENTÁRIOS

  1. Não sei se é o caso, juízes do Sul do país para apitar jogos de clubes do norte é complicado. Podem ter certa parcialidade por times do norte, contra os do Sul ou sudeste, veja que foram os principais, o árbitro de campo e o árbitro de vídeo. Os erros de arbitragem podem sim acontecer, mas para isso existe o VAR, para descomplicar uma jogada com certa dúvidas para o juiz de campo. Que foi estranho o não funcionamento das linhas de impedimentos foi, para isso existem os técnicos para corrigir esses problemas.

  2. É isso! Jogando mal o bem, em última análise, o que definirá o jogo é o resultado. Todos querem o seu time jogando bem e ganhando. Diante de optar por um dos dois, prefiro ganhando. Então é resultado que importa. Na minha opinião o piso de várzea do campo que jogaram fez do jogo uma pelada. Daí como sempre a arbitragem com VAR e tudo, mesmo no lance de mão que o jogador do Brusque com a mão dá o passe para a finalização do outro que fez o gol do Brusque, o árbitro do VAR que tinha que se manifestar, não fez, mas fez no lance do Ennes. Portanto, o resultado foi manipulado pela arbitragem da CBF. Isso é revoltante! O torcedor tem que ser realista e entender que o time que se tem é esse pelas condições de restruturação do Clube, mas é um time que tem condições de permanência na B e atender a meta. O campeonato é equilibrado e essas roubalheiras fazem diferença, sim. Não vi nenhuma manifestação da torcida contra as arbitragens que operam contra o Remo, somente do presidente no início do campeonato. O segundo gol do Brusque com a mão do atacante foi escandaloso, as imagens comprovaram.

    • Perfeito Jamil, em série B não importa jogar bem e sim vencer.

      Primeiramente a arbitragem nem deveria dar condições de jogo naquele gramado de Brusque todo esburacado, cheio de poças d’água, um sabão, risco eminente de graves contusões. Se a CBF fosse séria já devia ter interditado esse campo de várzea do Brusque há tempo.

      Foi mais um jogo que a arbitragem roubou o Remo, com muita cara de pau o VAR só acionava quando favorecia o Brusque em lances decisivos e muito mal interpretados como a mão escandalosa no segundo gol do Brusque, além dos vários lances em favor do Remo que o Gerson Nogueira pontuou com propriedade nessa reportagem.

      O impressionante é torcedor “remista” que insiste em minar o treinador e desqualificar toda hora jogadores importantes ao time, porém são míopes para erros grotescos de arbitragem que já prejudicaram muito o Remo nessa série B, somente no primeiro turno foram cerca de 10 pontos roubados do Remo pela máfia da arbitragem, no segundo turno já tiveram roubos do VAR nos jogos contra o CRB e esse contra o Brusque.

      A quem interessa nesse momento desqualificar o trabalho do Conceição e rotular jogadores do time? Certamente há quem torce contra o Remo, certamente aos pessimistas e secadores do Remo, pois é momento crítico e decisivo que o plantel e a comissão técnica precisam de incentivo do verdadeiro torcedor remista para conquista dos pontos suficientes para o Remo garantir sua vaga na série B 2022.

  3. Lamentável bando de desonesto esses árbitros, EU queria era poder diser na cara desse s sem futuro desses árbitros. No próximo domingo vai querer disfarçar dando lances inoperantes a favor do remo ou , puchar NOVAMENTE para o lado da ponte para favorece o time de São Paulo.

  4. Essa situação de mereceu ou não ganhar ou perder, em futebol pode ou não influenciar no resultado. São incontáveis no futebol os casos de time que merece ganhar e não ganha ou que merece perder e não perde. Nesse contexto, o Remo perdeu, ou seja, o resultado têve notadamente, de forma descarada, influência do árbitro do VAR e do campo. Muitos interesses em jogo, inclusive de outros clubes além do Brusque no jogo. Clubes grandes, tradicionais, campeões brasileiro que passam por dificuldades. A situação é que o Remo não tem uma Federação, nem CBF a seu favor, não para favorecimento, mas para evitar que o prejudiquem como foi, mais uma vez, nesse jogo. Felizmente ainda apareceu o Gerson Nogueira para comentar isso. Em geral, a imprensa daqui também é contra o Remo. No dia do jogo, no pós jogo, o Castilho da Clube, que normalmente faz bons comentários, pertinentes, e por isso escuto, nessa vez foi fraquíssimo em seu comentário, na minha opinião, ao dar pouca importância para os erros de arbitragem, concentrando seu comentário na crítica a atuação do time. Na minha opinião, a atuação dos árbitros foi decisiva para o resultado. Afinal o que acontece no jogo a cada tempo é lógico que inflencia o que acontece na sequência, ou seja, um gol que se toma em circunstâncias de roubo, por exemplo, pode afetar o emocional de jogador com reflexos no rendimento da equipe taticamente e tecnicamente.

  5. Esse bando de mercenários, ladrões foram tudo do Rio agrande do Sul, vizinho de Santa Catarina, queremos nos queixar de quê? dirigentes parace que acompanham mais o time para torcer do que para ver possíveis falcatruas que rolam..fazer o quê? CBF tem um cachorro mucurento que não solta o osso e ainda por cima gagá..fazer o quê?e pra completar o tal WAR todos do Rio Grande do Sul…o que será que continuam pensando do Pará, do Nortista? Paciência companheiros!

Comments are closed.