Remo 0×0 Confiança-SE (Wellington Silva)
Remo 0×0 Confiança-SE (Wellington Silva)

Como todo mundo sabe, um rebaixamento não ocorre em função do resultado da última partida. Ele se constrói ao longo das 38 rodadas. O Remo errou muito ao longo da competição, seguiu à risca os itens do manual de descenso. Começou errando antes do campeonato começar. Pecou no planejamento e nos critérios de contratação.

O desfecho foi quase uma tragédia anunciada. O melancólico empate sem gols diante de um Confiança (SE) que parecia disputar a final da Copa do Mundo coroou o rosário de falhas cometidas.

O torcedor fez uma festa impressionante, antes e no começo do jogo. Encheu as arquibancadas, cantou e incentivou. Aos poucos, porém, vendo o time sem alma ou vibração, foi arrefecendo no barulho. No final do primeiro tempo, as expressões já eram de preocupação e angústia.

A atuação anêmica da equipe não estimulava o torcedor a se empolgar. Estava desenhada a frustração, mesmo quando em raros lances a bola ameaçou entrar no gol sergipano. Até chegou até a entrar, em chute de Neto Pessoa, mas o árbitro Raphael Claus, anulou sem a revisão do VAR.

Nos primeiros 45 minutos, apenas um chute digno de registro. Matheus Oliveira arriscou da intermediária para grande defesa do goleiro adversário. Os demais ataques foram de aproximação, mas em avanços lentos demais para levar ameaça concreta à defensiva do Confiança (SE).

O time visitante ameaçou várias vezes, com cruzamentos rasantes para Hernane Brocador e Williams, mas também não teve a chamada chance clara. Alguns jogadores pareciam excessivamente tensos no Remo. Antes dos 10 minutos, o capitão Lucas Siqueira quase complicou uma bola na pequena área.

Romércio novamente se apresentou lento, sem força no jogo aéreo e nas antecipações. No meio-campo, Felipe Gedoz foi tímido na maioria dos lances e, quando arriscou, errou na decisão.

Para a etapa final, o técnico Eduardo Baptista decidiu trocar Anderson Uchôa por Neto Moura, típica mexida de “seis por meia dúzia”, que não melhorou o funcionamento do time. Pelo contrário, aumentou o grau de desentrosamento da zaga, que ainda perderia Thiago Ennes por lesão (Wellington Silva o substituiu).

O técnico ainda tirou Felipe Gedoz e lançou Jefferson, mas Erick Flores seguiu no banco, desafiando o bom senso. A única maneira de furar o forte bloqueio seria com tentativas verticalizadas, que permitissem romper as linhas de marcação. Quando Erick entrou, a situação já era de desespero.

Ainda assim, o Leão teve boa movimentação. Baptista ainda fez outra troca, colocando Ronald no lugar de Lucas Tocantins. Poderia ter segurado um pouco mais para ver como o ataque funcionaria com Jefferson e Tocantins abertos pelos lados.

A dificuldade do treinador em entender o funcionamento do time e a potencialidade dos jogadores deve ser compreendida. Ele está há apenas 2 semanas em Belém, teve pouco tempo para conhecer todos os jogadores. O fato remete inevitavelmente ao problema gerado por trocas de comando quando restam poucos jogos para reagir.

Tinha tudo para dar errado, e deu. O placar em branco é um reflexo do time pouco agressivo – 31 gols na competição, sendo o 3º pior ataque – e que só fez perder força nas 12 rodadas finais do campeonato, justamente quando o rendimento deveria ser minimamente positivo.

Foi por 1 ponto que o Remo caiu, mas foram muitos os pontos negativos que levaram a isso.

Blog do Gerson Nogueira, 29/11/2021

9 COMENTÁRIOS

  1. Seria mais fácil dizer que o time é ruim, mereceu cair e perderam no limpo, mas não foi assim.

    Está certo que a incompetência da diretoria e a falta de compromisso dos jogadores foram determinantes para a queda, porém os abutres não falam da má fé da arbitragem em vários jogos que tiraram pontos e fizeram muita falta ao Remo.

    Ontem foi mais um roubo armado, houve lance que foi pênalti claro em falta cobrada pelo Gedoz, onde o jogador do Londrina na barreira pulou subindo o braço em direção a bola, isso na cara do juiz, e nem o VAR o acionou, pois certamente o juiz teria marcar pênalti se visse o lance na gravação do VAR.

    Se o juiz viu mão no gol do Neto Pessoa, deveria ter visto mão nesse pênalti. As interpretações de arbitragem só valem contra o Remo. São coisas muito estranhas que aconteceram durante essa série B contra o Remo.

    Agora as hienas aparecem para sangrar ainda mais o Leão ferido e os abutres em volta para pegar um pedaço de sua carne.

  2. MAIS NÓS AVISAMOS AQUI,, FABIO BENTES FIQUE DE OLHO NA ARBITRAGEM,,, QUE É VERDADE QUE O REMO NÃO FEZ UM GRANDE CAMPEONATO ISSO É VERDADE,, QUE O REMO NÃO TINHA UM GRANDE TIME , ISSO É VERDADE, MAS VAMOS DA A CEZAR O QUE É DE CEZAR É AO REMO O QUE É DO REMO, A ÚLTIMA RODADA MEUS CAROS AMIGOS TORCEDORES E PRESIDENTE JÁ ESTAVA PROGRAMADO PARA O REMO SAIR DA COMPETIÇÃO VOCÊS NÃO CONSEGUEM ENTENDER? A CBF OU COMISSÃO DE ARBITRAGEM SEI LÁ QUEM ORGANIZOU TUDO CERTINHO PARA TIRAR O TIME DO PARÁ, EU DISE AQUI OUTRO DIA ,PRA ELES É MUITO MAIS INTERESSANTE OS TIMES DOS GRANDES CENTROS DO BRASIL DO QUE AQUI DO NORTE , AGORA VEJAM PORQUE EU ESTOU FALANDO ISTO , O REMO COM 42, LONDRINA COM 41 , VITORIA COM 40
    LONDRINA DO SUL DO BRASIL. VITORIA E REMO DO NORTE E NORDESTE, VEJA BEM
    COM O VASCO JA ESTAVA TUDO CERTO O VASCO SE ABRIL PARA O LONDRINA E O REMO NÃO VALERIA ANULARIA QUALQUER GOL QUE SAISE NO JOGO PRINCIPALMENTE SE HOUVESSE UMA DESCUPA COMO FOI DO ÁRBITRO QUE NEM TOMOU CONHECIMENTO DO TAL DO VAR E O TAL DO VAR DEVERIA TER ANALISADO O LANCE E MOSTRADO PARA TODO O BRASIL QUE FOI TOQUE NA MÃO OU NÃO, E ISSO O VAR NÃO FEZ NEM O BANDIDO DO JUIZ SAFADO FEZ QUESTÃO DE REVISAR PORQUE ? JA ESTAVA TUDO CERTO E COMBINANDO .
    O REMO SO PASSARIA SE FIZESSE UNS 2 OU 3 GOLS CLAROS QUE NÃO TIVESSEM O QUE QUESTIONAR COMO O LONDRINA FEZ 3 GOLS NO VASCO PRA NÃO TER QUESTIONAMENTO,, AGORA VOCES CONSEGUEM ENTENDER ?

    Eu estou puto invocado como torcedor , me descupem quem não concordar mais da pra se perceber que teve mutreta. AGORA SERIE C RECOMEÇAR DE NOVO,

    SABE O QUE EU ACHO INTERESSANTE QUE NOS JOGOS DA SÉRIE B O REMO JOGAVA COM MEDO DO JUIZ NÃO ME LEMBRO DE TER VISTO UM JOGADOR PARTINDO PRA CIMA DO JUIZ PRA FALAR ALGUMA COISA PORQUE EM OUTROS TEMPOS AS COISAS NÃO ERAM BEM ASSIM JOGADOR TUDO MEDROSSO, PORQUE NO JOGO COM O MANAUS OS CARAS PARTIAM PRA CIMA DO JUIZ 2,3,4 PRA RECLAMAR DE ALGUM LANCE? Era pra ser assim na serie B tavam com medo porque era outro campeonato
    Macho tem que ser macho em todo momento pó. Já era agora esperar pra VER se nao5vai ser uma lástima nesta série C no próximo ano cada ano que passa fica mais difícil agora vamos concorrer com Vitória esse time nojento desse confiança e Brasil,,,,e mais os outros ,,AJA CORAÇÃO..

  3. Por isso que o finado gestor do Vasco o Sr. EURICO MIRANDA, mandava no time, treinador nenhum mandava. Vemos um presidente omisso, onde a torcida do Remo aqui nesse canal vinha falando de vários jogadores que não somavam, tipo: Siqueira, gorne, Gedoz e barca.

    Sem postura nenhuma, sem a mínima força de interromper esses pés de galo de entrar jogando.

    A base mais uma vez ficou pra trás.

  4. só tem um culpado o sr presidente Fábio bentes que comprou CT em vez de montar um elenco para permanecer na série b.este senhor e o único culpado.

  5. Verdade, uma tragedia anunciada! Anunciada desde o inicio do ano, quando decidiram investir em um camisa 10 que nunca deu certo em clube nenhum, que vinha de um baixo rendimento em uma misera serie C.
    Ate hoje nao entendi como a torcida comprou a ideia de ter essa enganador, e fiz PIX pra traze-lo de volta. Desde o inicio falei que esse rapaz nao seria capaz de ser nosso camisa 10, justamente pelo seu pifio desempenho na serie C 2020.
    O Remo foi rebaixado pela teimosia de treinador, diretor e do proprio presidente, em insistir em pecas que nao estavam dando certo, e, pra piorar, nao aproveitando os atletas que viviam um melhor momento.
    Desde a escalacao ja sabia que nao seriamos capazes de vencer o Confianca, pois abrir mao do Erick e Wellington Silva pra insistir em Gedoz e Ennes, era saber que teriamos um ataque lento e previsivel.
    Vcs sao burros, ou ha esquema pra escalar jogador. A torcida nem precisa participar do treino pra saber qual escalacao daria certo. Mas vcs ignoram tudo, o torcedor, opiniao da midia e etc…
    Remo pra mim so na serie C 2022, pois nao vou alimentar essa palhacada de Copa Verde e paraense, competicoes pra passar pano na cabeca da diretoria e jogador mediocre.
    Ainda tenho que aturar postagem no Instagram do Remo elogiando o Gedoz apos o jogo contra o Manaus. hahahahahahahaha Jogador que so joga pro lado! O Erick entrou e em 10 min fez um gol. Cade a postagem pro cara?!?!?!
    Tudo esquema pra passar pano.

  6. Não aguento mais meu time sempre pipocar nais finais quando mais precisam dos jogadores ele nao dão conta e tremem na base. Pqp LEÃO me da uma glória

Comments are closed.