Remo 2×0 Independente (Lailson e Tiago Miranda)
Remo 2×0 Independente (Lailson e Tiago Miranda)

A atuação do Remo contra o Independente, nesta quarta-feira (03/02), pelas quartas de final da Copa Verde, além de garantir a vitória, marcou uma inflexão na estratégia do quanto ao aproveitamento de atletas oriundos da base.

Desde os anos 90, quando o “time cabano” foi usado – e conquistou o tricampeonato estadual 1989/1990/1991 – para fazer frente à falta de recursos que permitissem importar jogadores mais badalados, o clube não recorria com tanta ênfase à chamada “prata da casa”.

Por força da necessidade, o Remo ficou temporariamente desfalcado de 14 atletas do elenco que disputou a Série C e conquistou o acesso à Série B. Os contratos, firmados com prazo de validade até o fim do Brasileirão não foram renovados e muitos jogadores precisaram ser liberados, deixando um vazio no grupo que disputa a Copa Verde 2020.

O clube só não sentiu as perdas porque recorreu ao quase sempre esquecido “almoxarifado” da base, promovendo ao grupo profissional um total de 14 atletas – os goleiros Lucas Mozart e Ruan; os laterais Eli e Luiz Fernando; os zagueiros Davi e Fábio; os volantes Solano, Ramires e Henrique; os meias Tiago Miranda e Rafael; e os atacantes Adilson, Pepê e David Lima.

Caso se amplie o leque para incluir remanescentes da base já profissionalizados há mais tempo, o elenco conta com mais 6 atletas crias da casa – o zagueiro Kevem, os volantes Warley, Lailson e Pingo e os atacantes Hélio Borges, Ronald e Wallace.

Contra o Independente, o auxiliar técnico Netão escalou um time mesclado, que teve maioria de jogadores nativos. Kevem foi improvisado na lateral-esquerda, mas já é quase titular com Bonamigo. Warley entrou na partida e Pingo, um “veterano” da base, voltou a atuar no meio-campo, ao lado de Lucas Siqueira.

Wallace reapareceu em alto nível e foi um dos destaques da apresentação. Lailson marcou o segundo gol aproveitando um cruzamento perfeito de Ronald, que entrou nos minutos finais, embora tenha qualidades para ser utilizado como alternativa ofensiva.

Pepê, que entrou também contra o Vila Nova (GO) na primeira partida da final, também foi lançado no segundo tempo. Ficou faltando dar uma chance a David Lima, um dos mais talentosos jogadores revelados no clube nos últimos anos.

Com Netão e Paulo Bonamigo, que são declaradamente simpáticos à ideia de prestigiar a base, as chances da garotada crescem bastante, mesmo que para uma solução temporária. Toda essa movimentação tem a ver também com o diretor Paulo Wilson Araújo, um antigo colaborador das divisões de base que está novamente na coordenação da categoria.

Blog do Gerson Nogueira, 05/02/2021

7 COMENTÁRIOS

  1. Vai te lascar! Escrevinhador de “meia-tigela”.

    “Por força da necessidade” é ter que encarar os teus textos mucurentos, seu “copro-escriba”.

    O que o Clube do Remo está fazendo, é uma programação, pensada e estudada.

    Vai comentar a porcaria do teu time de série C! E, te engasga com a tua mesquinharia!

  2. É muito bom saber que os meninos estão tendo oportunidades, o Remo sempre foi clube formador de bons jogadores, aliás não entendo porque a jóia David Lima não está jogando entre os profissionais, no mínimo no banco, inclusive ele tem capacidade de fazer a mesma função do Hélio.

  3. Mas não adianta só ascender os bons moleques ao profissional sem garantias do retorno do investimento, pois quando visíveis são levados de graça, e assim o Remo tem se servido de pasto para empresários de futebol.

    Diante de uma gestão profissional com projetos factíveis para a categoria de base, o clube tem como manter suas jóias escolhidas a dedo mediante ao histórico de performance do menino e sua prospecção para jogar no time profissional e um dia ser vendido a um valor que dê ao clube o ROI esperado, inclusive com lucro significativo. A escolha deve ser qualitativa, os poucos melhores da safra de moleques da base ganhariam contratos mais longos com bônus salarial, conforme performance, com multa significativa. Por exemplo, o moleque Wallace foi destaque em todas as categorias de base no Remo, inclusive na última foi artilheiro com 22 gols. É muito lógico que ele mereceria um contrato bom antes de iniciar sua caminhada no profissional. Mas a diretoria novamente negligenciou e no máximo conseguiu estender o contrato do Wallace até o final de 2021, com o moleque livre após esse contrato.

    Umas das questões básicas da administração financeira para ter lucro é que não basta ter aumento de receita, é preciso cortar custos. Outra, dinheiro vai para o ralo se mal usado, mas se multiplica se bem empregado. Nesse ponto volto a citar contratações caras e que nitidamente que não dariam certo, como foi o caso de Zé Carlos. UM MÊS de salário desse tipo de jogador inútil é suficiente para pagar UM ANO de um bom salário de moleque promissor e ainda o clube ter retorno no investimento.

  4. Botafogo lançou um menino de 16 anos contra o Palmeiras, e o moleque foi considerado o melhor da partida.
    Será que não temos jóias aqui no Pará? Rony está aí para fazer história.

  5. Apesar de ser favorável ao aproveitamento da base, acredito que esta ação está exagerada neste primeiro momento! Um time tão inexperiente pode ser vitima de um dia ruim e perder a cabeça, levando a eliminações, perda de títulos e até rebaixamentos. Acredito que o Remo precise de várias peças para ser mais competitivo

    • É isso aí mesmo Augusto. Saudações Azulinas!

      As competições se sucedem e, uma transição no elenco se fez necessária. É normal, por parte dos torcedores, surgirem as comparações entre os grupos.

      Porém, também é preciso enxergar um passo à frente.

      Os jogadores e comissões técnicas, vão e vêm. Ninguém é eterno na posição.

      A Copa Verde 2020 e, o PARAZÃO 2021, são competições importantes, sem dúvidas. O LEÃO sempre entrará em busca do Título de Campeão.

Comments are closed.