Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD)
Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD)

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) avalia vários casos no futebol brasileiro, incluindo o comportamento de torcedores, jogadores e dirigentes. Um desses casos concentrou atualmente as atenções de quase todos os torcedores dos clubes da Série B do Campeonato Brasileiro.

O Pleno do STJD julgou, nesta quinta-feira (18/11), o caso de perda de pontos e punições envolvendo o Brusque (SC), que requeria os 3 pontos perdidos pelo ato racista contra o jogador Celsinho, do Londrina (PR), ocorrido em agosto deste ano, valendo pela 21ª rodada da competição.

Com a presença de advogados de vários clubes envolvidos, o relator do caso votou pela manutenção da perda dos pontos. Porém, os demais votantes optaram pela devolução dos 3 pontos ao time catarinense.

Com isso, o Brusque (SC) subiu de 41 para 44 pontos e está praticamente livre do rebaixamento. O resultado final do julgamento decidiu pela manutenção da multa aplicada no valor de R$ 60 mil, com a conversão da perda dos 3 pontos para apenas 1 mando de campo, a ser cumprido na temporada 2022.

Após a decisão tomada, a briga para não cair para a Série C deve ficar entre Ponte Preta (SP), Remo, Londrina (PR), Vitória (BA) e Confiança (SE), sendo que os 3 últimos estão na zona de rebaixamento.

Diário Online, 18/11/2021

16 COMENTÁRIOS

    • A CBF é uma das instituições mais corruptas do Brasil tá no mesmo nível do Congresso Nacional e dos 3 poderes da República, o resultado é esta maracutaia para manter o Brusque na série B e tirar o Remo.

  1. Olha só o que aconteceu,,,. Quem diria ,, só pra prejudicar o REMO agora o bicho ficou feio ,,, a CBF já não estava decidido, ter retirado os 3 pontos do Brusque ? E agora a CBF voltou a traz devolvendo os pontos para o Brusque que palhaça da é essa? Isso tem cheiro de má intenção pra prejudicar o REMO isso é UMA VERGONHA DE DESONESTIDADE NO FUTEBOL BRASILEIRO,,,,,POR QUE O NOSSO FUTEBOL NÃO VAI MAIS PRA FRENTE ,,, O BRASIL NUNCA MAIS GANHA UMA COPA DO MUNDO PORQUE
    EM TODOS OS SETORES DA CBF EXISTE INTENÇÕES DESONESTA AJA CORAÇÃO,,,
    VERDADEIRAMENTE . A DESONESTIDADE A MENTIRA A FALSIDADE TEM IMPERADO NO MUNDO. FICOU MUITO DIFÍCIL AGORA MAIS . SE GANHAR DO VASCO E EMPATAR EM CASA TALVEZ SE LIVRE.

  2. Tiraram os pontos do Brusque quando eles estavam na metade da tabela, na penúltima rodada devolveram, sendo que eles estão brigando para não cair, ninguém é besta aqui STJD

  3. GOL CONTRA E RACISTA DO STJD RACISTA! STJD RACISTA NÃO PASSARÁ!

    ” “O STJD tinha uma grande oportunidade de mudar tudo. De fazer algo bem positivo. Ficar bem visto por todos e acabou dando um tiro no próprio pé. Ao invés de evoluir, eles retrocederam. Muito vergonhoso. Que grande decepção”, disse Celsinho, que vestia a camisa do Observatório Racial do Futebol (organização que monitora casos de discriminação no futebol).”

  4. “Assisti o julgamento pelo site do STJD. Inicialmente, como torcedor, querendo a reversão da pena do Brusque, por algo mais ameno (multa e mando de jogo). Durante o julgamento, ouvindo os argumentos, principalmente da defesa do Brusque, mudei de opinião. Argumentos que naturalizaram o racismo, chegando ao cúmulo de acusar o Celsinho, atleta que sofreu o racismo, se der uma pessoa que estava se repetindo como ‘vítima’, como se isso fosse forma do atleta obter vantagens. Um tribunal de brancos preconceituosos. Às vésperas do Dia da Consciência Negra”. José Marcos Araújo

    (Coluna publicada na edição do Bola desta sexta-feira, 19)”

      • Isso porque o Brasil não é racista. Mas os próprios descendentes de negros, sejam porque têm um cabelo crespo, ou pelo tom da pele, não se reconhecem como negros, negam suas origens (cultura, religião), esquecem que seus antepassados passaram o que passaram (estupros, surras, fome, foram tirados de seus países, escravidão), esquecem que só estão porque aqui por muita resistência de quem os pariu. Imagina se um tribunal de quase 100% brancos vai reconhecer algum direito…

        • Um tribunal de brancos julgando um caso de racismo cometido por um branco contra um negro.
          Pelas imagens dos presentes na videoconferência do julgamento, somente o atleta e seu advogado eram negros.

  5. Desde o primeiro momento, quando o ocorreu o fato com o Jerferson, vão devolver os pontos do Brusque, para não penalizar o Cruzeiro. era evidente. Agora, tão evidente, foi fazer isso no momento que o Cruzeiro corria perigo, faltando duas rodadas. Acho que tem que haver alguma reação, mesmo que não dê em nada.
    Será que nesse País nada é sério.

Comments are closed.