Remo 0×0 Paysandu (Hélio Borges e Julio Rusch)
Remo 0×0 Paysandu (Hélio Borges e Julio Rusch)

Faltando 2 rodadas para o término dos quadrangulares do acesso da Série C, o Grupo C aponta para uma decisão só nos últimos jogos. Embora o líder Brusque (SC) garanta uma das vagas caso derrote o Ituano (SP), a definição do segundo classificado ficará para a última rodada. Enquanto isso, no Grupo D, Remo e Paysandu despontam como favoritos a conquistarem o acesso.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, o Grupo C, formado por Brusque (SC), Ituano (SP), Santa Cruz (PE) e Vila Nova (GO), ainda tem uma particularidade. Até aqui, nenhum mandante venceu em seus domínios, o que será determinante nas rodada finais.

“Vencer em casa será fundamental. Quem chegar aos 9 pontos, estará na Série B. Isso fica muito mais viável se houver vitória em casa”, afirmou Tristão.

De acordo com o matemático, o Brusque (SC) tem 68% de chances de acesso. Ituano (SP) e Santa Cruz (PE), com 54% cada, aparecem logo em seguida, enquanto o Vila Nova (GO) tem 24%.

Com base também na 1ª fase de cada clube, o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também aponta o Brusque (SC) como favorito no Grupo C, com 68,2%.

Segundo a UFMG, os pernambucanos aparecem com 55,6% de possibilidades de acesso, enquanto Ituano (SP) e Vila Nova (GO) fecham a lista, com 46,7% e 29,4%, respectivamente.

No Grupo D, formado por Remo, Paysandu, Londrina (PR) e Ypiranga (RS), o cenário é amplamente favorável para a dupla paraense. De acordo com a UFMG, o atual líder Remo tem 82,7% de chances de conquistar o acesso, seguido do Paysandu, com 68%. Londrina (PR), com 36%, e Ypiranga (RS), com 13,3%, correm por fora.

“O Remo possui uma sequência mais fácil do que o Paysandu. Haverá o clássico paraense, com resultado imprevisível, mas na rodada final, o Remo jogará em Belém, enquanto o Paysandu, no Rio Grande do Sul. Por esse motivo, as chances são maiores para os paraenses. Nesse grupo, há um favoritismo significativo para o acesso dos paraenses”, disse a professora da UFMG, Gilcione Nonato.

Chances de final mostram imprevisibilidade da competição

A Universidade Federal de Minas Gerais também calculou as chances de final, que vem após cada clube assegurar o acesso com a classificação dos 2 primeiros colocados nos quadrangulares. Pelo resultado, o Brusque (SC), com 37,1%, enfrentaria o Remo, que tem 57,5%, para decidir quem seria o campeão da Série C.

Grupo CProbabilidade de disputar a final e de acesso à Série B

Brusque-SC – 37,1% e 68,2%
Santa Cruz-PE – 28,9% e 55,6%
Ituano-SP – 20,4% e 46,7%
Vila Nova-GO – 13,5% e 29,4%

Grupo D – Probabilidade de disputar a final e de acesso à Série B

Remo – 57,5% e 82,7%
Paysandu – 30,2% e 68,0%
Londrina-PR – 10,8% e 36,0%
Ypiranga-RS – 1,5% e 13,3%

Regulamento e próximos jogos

Com os quadrangulares em andamento, a Série C tem 4 vagas para acesso. Os 2 primeiros colocados de cada chave já se garantem na Série B de 2021. Em seguida, acontece a disputa da final, que se dará apenas entre os líderes de cada grupo, em jogos de ida e volta.

Neste sábado (09/01), Vila Nova (GO) e Santa Cruz (PE) abrem a penúltima rodada do Grupo C, em Goiânia (GO). Na segunda-feira (11/01), o Brusque (SC) recebe o Ituano (SP).

No Grupo D, o clássico entre Remo e Paysandu acontece neste domingo (10/01), às 18h. No mesmo dia, o Londrina (PR) recebe o Ypiranga (RS), às 20h.

Classificação do Grupo C

Brusque-SC – 6 pontos
Ituano-SP – 5 pontos (5 gols pró)
Santa Cruz-PE – 5 pontos (4 gols pró)
Vila Nova-GO – 4 pontos

Classificação do Grupo D

Remo – 7 pontos (saldo +2)
Paysandu – 7 pontos (saldo 0)
Londrina-PR – 5 pontos
Ypiranga-RS – 3 pontos

Globo Esporte.com, 06/01/2021

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom esses matemáticos, realmente entendem. O LEÃO É SOBERANO NOS CÁLCULOS. Tudo conspira a favor, é só colocar em prática o favoritismo, tem treinador e time pra isso.

  2. Só esqueceram de contabilizar o fator remisse que contribui com um total de -30% em qualquer chance de o Remo conseguir qualquer coisa

    • So esqueceram de contabilizar o fator Mucurisse, que contribui com um total de -37% em qualquer chance de o Paysandu conseguir qualquer coisa

  3. É ter os pés no chão como sempre enfatiza o Bonamigo. Jogar com concentração, olhos, força e garras de Leão na mais feroz das lutas. Pra cima deles Leão Azul! Vamos Remo!

  4. Remo 100% a primeira partida da copa verde do remo estar marcada para o mangueirão o clube irá pedir a CBF a mudança de local para o nosso estádio.

  5. Remo 100%, fala para o Bonamigo mandar colocar o vt do jogo Londrina e mucura, para os jogadores observarem que a jogadas deles são bolas alçadas na área para cabeceios do Nicolas ou dos zagueiros, o remo tem que evitar faltas próximo da grande área e também os escanteios, são essas as jogadas dos mucurentos, vamos também evitar levar gol muito fácil do Nicolas, já é hora dos zagueiros terem aprendidos isso e deixar que todo jogo ele marque gol, isso já é ingenuidade dos zagueiros.

  6. Independente de quem ganhar o RePa o Remo tem que torcer pela vitória do ypiranga, pois se isso acontecer o Londrina vem quase eliminado jogar aqui em Belém, enquanto que o ypiranga e a mucura irão se pegar lá em Erechim

Comments are closed.