Reunião apresentou o protocolo de segurança para acesso ao Baenão
Reunião apresentou o protocolo de segurança para acesso ao Baenão

Conforme determinado pela CBF e pelo Governo do Pará, a primeira partida com torcida no estado será Remo e Náutico (PE), pela 26ª rodada da Série B. A partida ocorre nesta sexta-feira (24/09), às 19h, no Baenão.

Representantes da Prefeitura de Belém, Governo do Estado, órgãos de segurança, FPF e Clube do Remo se reuniram na noite desta quarta-feira (22/09) para debater a logística de acesso ao estádio.

Segundo o vice-presidente da FPF, Maurício Bororó, o protocolo sanitário utilizado na retomada será o mesmo aprovado pelo Governo do Pará, em parceria com a Federação, há 15 dias. Os órgãos de segurança serão responsáveis pelo cumprimento das normas fora do estádio, enquanto a fiscalização dentro do Baenão ficará por conta do clube.

“É muito importante ressaltar que o torcedor só poderá entrar no estádio 14 dias depois de ter tomado a 2ª dose da vacina. Todos esses torcedores serão monitorados, para saber se eles contraíram alguma doença na partida ou não”, disse Bororó.

A Polícia Militar afirmou que apenas a Travessa Antônio Baena será completamente fechada durante a partida. Segundo o comandante da partida, Major Celton de Jesus, só poderão passar aqueles torcedores com ingresso e cartão de vacinação, moradores do perímetro do estádio e pacientes que precisem entrar em um hospital particular localizado em frente ao Baenão.

“Os portões do estádio serão abertos 4 horas antes da partida, ou seja, às 15h. No entanto, vamos começar a interdição por volta das 13h. A Travessa Rômulo Maioriana e a Avenida Almirante Barroso não serão interditadas e servirão como ‘vias de escape’ para torcedores que vierem de carro”, explicou.

De acordo com o comandante, a segurança da partida contará com 179 policiais, sendo 98 à pé. O restante será dividido em 27 viaturas, que devem ajudar na fiscalização aos redores do local da partida.

“Vamos começar o policiamento nas ruas às 09h. Vamos monitorar para que nenhum tipo de barraca ou tenda de ambulantes seja montada ao redor do estádio. Eles vão ficar na Travessa Rômulo Maiorana, do lado oposto da feira. Lá será formada uma espécie de praça de alimentação”, disse.

Além das entradas pela Travessa Antônio Baena, o Baenão receberá torcedores pela Travessa das Mercês. Apesar disso, o comandante da PM informou que a rua não será interditada, pois deve abrigar poucos torcedores.

“Na Antônio Baena haverá 2 barreiras, uma em que o torcedor precisará apresentar ingresso e carteira de vacinação e outra onde serão realizados alguns protocolos sanitários. Na Travessa das Mercês, como receberemos apenas 200 torcedores, destinados aos camarotes, teremos apenas a segunda barreira, com os protocolos de saúde”, informou o Major.

O Liberal.com, 22/09/2021