Renan Gorne
Renan Gorne

Na última década, o Leão não fez o artilheiro da temporada uma única vez. O máximo que o Remo teve foi Rafael Paty, goleador do Parazão 2015, com apenas 7 gols.

Este ano, porém, o elenco azulino tem Renan Gorne, que está na artilharia do campeonato com 3 gols em 2 jogos, além de Edson Cariús, que ainda passará por um processo de reforço muscular.

Nesta quinta-feira (11/03), contra o Itupiranga, Gorne é titular e Cariús é opção futura, até que fique “pronto”. A dupla de atacantes pode até jogar junta mas, em princípio, são concorrentes.

A torcida azulina, que tem como ídolo o goleiro Vinícius, vê em Gorne e Cariús potenciais candidatos a ídolo artilheiro, como há muito tempo não tem. Algum deles vai quebrar essa escassez? Vejamos!

Gorne

Renan Gorne, 25 anos, vestiu as camisas do time de aspirantes Botafogo (RJ) antes da passagem pelo Paysandu, em 2018. Depois, defendeu Volta Redonda (RJ) e Confiança (SE), onde se deu bem. O atacante fez 14 gols em 62 jogos pelo time sergipano e foi o herói no acesso à Série B, em 2019.

Base

A dificuldade para compreender e executar funções táticas, que está ocorrendo com Ronald, é muito comum na transição da base para o profissional, no futebol paraense. Alguns técnicos insistem, outros logo descartam.

Com o futebol cada dia mais intenso, as funções táticas tornam-se mais complexas, como as linhas de marcação, que exigem muita atenção e discernimento. São situações que os garotos não vivenciam nas categorias de base locais.

Na busca por reforços, clubes “médios” estão priorizando jovens formados por clubes dos grandes centros do futebol brasileiro, de base qualificada, justamente pela capacitação tática, além da plenitude física. Remo e Paysandu estão aderindo a essa linha de ação.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 11/03/2021