Clubes das Séries A e B participam de reunião para tratar da criação da Liga de Futebol Profissional do Brasil (Liga)
Clubes das Séries A e B participam de reunião para tratar da criação da Liga de Futebol Profissional do Brasil (Liga)

O Clube do Remo esteve presente nesta segunda-feira (28/06) em uma reunião dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro para discutir sobre a criação da Liga de Futebol Profissional do Brasil, ou simplesmente, Liga.

O evento aconteceu em São Paulo (SP) e o Leão foi representado pelo presidente Fábio Bentes. De acordo com o mandatário, o clube irá fazer parte do grupo de trabalho e comissão para definir o Estatuto da Liga.

“Para o Clube do Remo, é uma alegria muito grande participar desse momento histórico no futebol brasileiro. A formação dessa Liga vai ser um salto gigantesco na profissionalização do futebol nacional. È bom deixar claro que, em nenhum momento, significa rompimento com a CBF. Acho que entidades nacionais podem e devem participar do processo, a exemplo do que é feito na Espanha, Inglaterra, Alemanha e em todos os demais países onde existem uma Liga, mas as Federações nacionais tem seu papel importante na questão da organização e do campeonato”, disse.

“Acredito que com a Liga vamos empoderar os clubes em algumas tomadas de decisões, potencializando ganhos e melhorando o espetáculo”, completou.

Ainda de acordo com Bentes, a próxima reunião entre os clubes está marcada para o dia 22/07, já para a apresentação de uma minuta do Estatuto.

A criação da liga tem como objetivo o fortalecimento do futebol brasileiro, uniformizando em negociações privadas e públicas, mirando eficiência, transparência e igualdade de tratamento. Além de proporcionar melhores condições para todos os participantes.

Confira a íntegra da Carta de Intenções:

CARTA DE INTENÇÕES

Pela presente carta, os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro expõem, conjuntamente, o quanto segue:

CONSIDERANDO QUE:

i) em 15 de junho de 2021, os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de 2021 apresentaram para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a sua intenção de participar da constituição e associar-se à uma Liga de Futebol Profissional do Brasil (Liga);

ii) os clubes da Série A entenderam importante a participação dos clubes da Série B, e estes também manifestaram expresso interesse na criação da Liga;

iii) a totalidade dos clubes integrantes das Séries A e B, unidos, decidiram se juntar para estruturar e implementar a Liga.

RESOLVEM firmar a presente Carta de Intenções (“CI”), de acordo com as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA – Os clubes ao subscreverem a presente CI manifestam a sua intenção de constituir a Liga para fortalecimento do futebol brasileiro, uniformizando a atuação em negociações privadas e públicas, mirando eficiência, transparência e igualdade de tratamento.

1.2. As partes unirão esforços para negociar e firmar os documentos definitivos de constituição da Liga descrevendo, com maior nível de detalhamento, os termos e condições aqui previstos.

CLÁUSULA SEGUNDA – Os clubes aprovaram a formação de Comissão de Trabalho para ser a redatora dos Atos Constitutivos da Liga a ser composta por determinado número de integrantes de clubes da Série A e da Série B, que terão a atribuição de redigir os atos constitutivos da Liga, incluindo o seu Estatuto Social, Atas, Regimentos Internos e demais documentos necessários para a devida constituição da Liga levando em consideração das diretrizes definidas pelos clubes.

CLÁUSULA TERCEIRA – Para discussão e aprovação dos atos constitutivos da Liga, todos os clubes subscritores deste documento se comprometem a se reunir de forma constante dentro do prazo de 90 (noventa) dias contados da assinatura desta Carta de Intenções, com o objetivo de discutir, debater e subscrever os atos constitutivos da Liga.

Dito isto, todos os abaixo subscritos se comprometem a cooperar e empregar os melhores esforços a fim de que a Liga constituída se encontre em pleno funcionamento o quanto antes.

São Paulo, 26 de junho de 2021.

Site Oficial do Clube do Remo, 28/06/2021

2 COMENTÁRIOS

  1. Remo 100% como seria essa liga?qual seria o formato dela? Seria tipo um exemplo igual a copa da liga inglesa? que por exemplo iria participar os clubes da série A e B?

Comments are closed.