Felipe Conceição
Felipe Conceição

O Remo realizou uma manobra arriscada ao decidir pela saída do técnico Felipe Conceição. Trocas abruptas de treinadores como no caso do Leão, faltando apenas 3 rodadas para o final da Série B, podem ter efeito positivos e negativos, é quase como uma loteria.

Se não dá para trocar os jogadores, é mais fácil mudar o comando. Porém, diante de uma equipe que vem caindo pela tabela, a diretoria azulina preferiu não pecar pela omissão e tentar algo novo.

Felipe Conceição foi o principal responsável pela arrancada do Remo a partir da 10ª rodada da competição. De “lanterna”, o time chegou a figurar na 1ª metade da tabela de classificação. Teve uma fase em que se cogitou, inclusive, uma vaga em G4. Comemorado por torcedores e pela imprensa, Conceição ganhou aval público do presidente Fábio Bentes por uma renovação para 2022.

Entretanto, a “maior Série B de todos os tempos” foi traiçoeira para o Leão e seu agora ex-treinador. Em meio a desfalques, Conceição viu a equipe não conquistar mais os resultados, mas ainda tinha bom desempenho. Atualmente, nem isso.

O Remo deixou de ser corajoso, de jogar bem contra os grandes clubes, de propor jogo, de mostrar, taticamente, que tinha como surpreender os adversários.

Felipe Conceição comandou o Remo em 28 jogos, com 11 vitórias, 4 empates e 13 derrotas. Deixou o clube na 15ª posição com 41 pontos, apenas 3 a mais que o Londrina (PR), que abre o Z4 da Série B.

O Leão passou a usar uma única estratégia. Se defender como pode e esperar por uma única bola. Só!

Porém, de tanto pressionar, o adversário sempre fazia o gol. Só então a equipe azulina se espertava, mas já era tarde demais, afinal, os azulinos têm um dos piores ataques do torneio nacional. Fazer gol é muito, muito difícil.

Felipe Conceição perdeu peças importantes ao longo da temporada por lesões, é verdade. Não conta com o seu principal goleiro. Apesar de Thiago Rodrigues estar se saindo bem, Vinícius é uma liderança nata. O técnico teve ainda a zaga segura com Romércio e Kevem desfeita. O meia-atacante Erick Flores, essencial, sumiu em meio a uma contusão e para completar, o meia Felipe Gedoz, um dos atletas de melhor nível técnico do elenco, teve que ficar de fora da reta final por um problema no joelho.

O comandante também se perdeu em escolhas equivocadas. A insistência em utilizar Gedoz de “falso 9” é uma delas. Uma grande furada, inclusive. O meia rende quando atua como “verdadeiro” camisa 10, um armador, a figura pensante no meio-campo.

Há quem conteste também a dupla de volantes Lucas Siqueira e Arthur atuando juntos.

Por último, insistiu com Neto Pessoa em um time sem jogadores que pudessem municiar o centroavante. Se o Remo só se defende, para que serve uma peça com essa característica?

No fim das contas, o Remo teve, sim, mais motivos para mudar do que para manter Felipe Conceição. Nos últimos 30 pontos disputados, apenas 7 conquistados. Argumentos por atacado.

Antes festejado, Conceição sai com grandes chances de ser esquecido pelo torcedor.

No mínimo, o Leão procura sair do abalo emocional que se instalou no Baenão. Uma cara nova deve pintar no comando remista. O objetivo é só um – evitar o rebaixamento.

Texto escrito por Gustavo Pena, jornalista do GE

Globo Esporte.com, 10/11/2021

Venha ser também um colunista do Remo 100%

Os textos publicados na categoria “Colunistas” são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a opinião deste site.

10 COMENTÁRIOS

  1. agora é so pegar um monte deses perebas que ta desde o começo da competição no dm e no banco e mandar embora junto até eu jogando jogo melhor que esses caras ai porra diretoria

  2. POR FAVOR DIRETORIA, FÁBIO BENTES, O MELHOR TÉCNICO É O NETÃO, ELE JÁ TEM O TIME CERTO PRA ENFRENTAR O MANAUS E O GOIÁS, TÉCNICO DE FORA NÃO TERÁ TEMPO PRA APERFEIÇOAR O TIME,PRA TRÊS JOGOS, NÃO FAÇAM ISTO,VCS FIZERAM UMA AÇÃO ARRISCADA, OK É MELHOR AGIR DO QUE SE OMITIR, MAS PRA NÃO FICAR PIOR, NÃO TRAGAM TÉCNICO DE FORA, NÃO TERÁ TEMPO,E SE O PIOR ACONTECER, A CULPA É O TEMPO OS JOGADORES E MENOS ESTE TÉCNICO DE FORA, MAS O TIME JÁ ESTARÁ REBAIXADO, ENTÃO CONFIE NO NETÃO, ELE É PROFISSIONAL, MERECE ESTE VOTO POIS TEM CRÉDITO DA TORCIDA E É REMISTA JÁ DEMONSTROU DE FORMA SEGURA QUE AMA O REMO. EU ACREDITO NO NETÃO.

  3. Já foi tarde, eu sempre disse que a permanência de FC no comando técnico do Remo iria levar o clube de volta a série C, mais muitos me criticaram e chegar até a falar que eu era mucurento, dizendo que ele tinha tirado o Remo da zona de rebaixamento, quando na realidade como remista que sou desde de criancinha, só queria alertar o que realmente ia acontecer, agora até que enfim abriram os olhos e viram que eu estava correto no meu posicionamento, eu sou até favorável que o Netão fosse mantido no cargo de treinador, desde que não mantenha a mesma escalacão do FC.

  4. Amigo,o Bonamigo dava de 10 nesse Felip Conceicao,ele so mexia no time quando tomava o gol,ja era para mexer no intervalo do primeiro para o segumdo tempo,comecou a improvisar jogador,na verdade ele se perdeu ja
    faz tempo.

  5. O Dado Cavalcanti seria um treinador ideal para o Remo depois da série B para começar um trabalho de revitalização mas é necessário dispensar: Siqueira, Artur, Gorne, Erick Flores, Mateus Oliveira, Fredson, entre outros…..

  6. Se a diretoria escutasse a torcida, o Remo não estava nesta situação, eu também não traria técnico de fora, deixava o netão, mas orientava ele pra barrar algumas pernas.

  7. Comentei que perdendo essas duas partidas que o Fábio Bentes ia mandar esse fraco técnico que tinha paixão pelo Arthur e Siqueira, sem esses 2 jogadores o Remo vai ganhar duas partidas, os que tão na zona dificilmente vão sair de lá, os MUCURA que não tem mais time vão ter que torcer contra o Leão, cuidado para não pegarem uma senhora goleada na copa Verde.

Comments are closed.