Baenão
Baenão

A volta dos torcedores aos estádios do Pará está cada vez mais próxima de acontecer. Nos próximos dias, a comissão formada pela Federação Paraense de Futebol (FPF) vai finalizar o protocolo para apresentar aos órgãos estaduais e municipais e viabilizar este retorno.

“Vamos concluir, talvez esta semana, o protocolo para entregarmos ao Governador e às Prefeituras de Belém, Castanhal e Paragominas”, contou o vice-presidente da FPF, Maurício Bororó.

Tal qual na época que foi planejada a volta das competições no Estado, em junho de 2020, a comissão montada pela FPF conta com representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), além de membros do Ministério Público.

Entre os pontos discutidos está o percentual da capacidade de cada estádio que poderá ser usada. A tendência é que seja liberado até 30% do espaço total de Baenão, Curuzu, Arena Verde e Modelão.

Na primeira semana de setembro, os 60 clubes que disputam as Séries A, B e C já estão com agenda definida na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade máxima do futebol brasileiro vai discutir o retorno dos torcedores aos estádios. A ideia da CBF é ter o acesso aos jogos liberado a partir do primeiro final de semana de setembro.

Roma News, 23/08/2021

5 COMENTÁRIOS

  1. No meu entender o ponto de equilíbrio para o percentual de Público para entrar no Estádio está relacionado com o percentual de vacinados com a segunda dose ou dose única, no inicio de setembro acredito que o percentual seja 30%, e no inicio de outubro seja 40%, e no inicio de novembro 50% e no inicio de dezembro 60%, e em fevereiro de 2022 com o inicio das competições já poderemos ter 80%, é 100% só será possível no segundo semestre de 2022, é lógico que quanto mais rápido estiver a vacinação mais rápido voltaremos a normalidade, o certo é que o o uso de máscara só poderá se facultado com 80% da população vacinada. Não podemos cometer o erro dos Estados Unidos que facultou o uso de máscara antes de atingirem 80% de vacinados no seu País. O uso de máscara é importante porque evita que o índice de transmissão aumente, ou seja se o índice atual no Brasil 0,90, este índice continuará 0,9 ou ficará cada vez mais baixo. Observem que o primeiro Protocolo não deverá permitir no inicio de setembro um Público cima de 30%.

  2. nao existe protocolo pra entrar em estadio pois a populaçao nao cumpre. Sou contra a volta do publico nos estadios. Por mim nao volta tao cedo

    • Perfeito e lúcido o teu comentário, meu irmão remista Paulo André.

      Realmente o povo não obedece protocolo, vai aglomerar dentro e principalmente fora do estádio, algo já comprovado em todos os jogos de futebol realizados no Brasil em caráter de teste que fracassou. Por exemplo, nos recentes jogos do Atlético MG pela libertadores e Cruzeiro pela serie B, alta aglomeração, consequentemente o prefeito de BH voltou a proibir jogos lá.

      Com a aglomeração existe alto risco à aumento de contaminação, consequentemente mais formação de variantes. Além disso, sérias consequências aos clubes, como possibilidade de altas punições com sentenças milionários em caso de processos movido por jogadores ou até torcedores, que venham a se sentir lesados e dirigirem a responsabilidade ao clube.

      Portanto, errado pensar só na receita das bilheterias dos jogos, no momento tem que pensar também na possibilidade de alta punição e que podem comprometer as finanças do clube.

      Sabemos que a pandemia no Brasil ainda está bem grave, com muita gente ainda morrendo, e somente 26% dia brasileiros com imunização completa.

      Portanto, para pensar um público em estádio de futebol, no mínimo deveria ter 50% da população com imunização completa, o correto é 70%.

  3. sem contar que na hora do gol tido mundo tira máscara e nao tem pessoas caoacitadas pra olhar exame ou carteira de vacinação e ir para o estadio nao e serviço essencial do mesmo jeito que nao era pra ter aberto os bares. nem cinemas e teatros

Comments are closed.