Felipe Conceição
Felipe Conceição

Começa gloriosamente a temporada das projeções matemáticas no Campeonato Brasileiro. Na Série B, onde o Remo cumpre campanha ajustada e satisfatória, restam 12 rodadas para o final. Pode-se dizer que, com 36 pontos, o Leão está atualmente a 6 (projeção mais otimista) ou 8 pontos de garantir permanência na competição para 2022.

Aos otimistas inflexíveis, a estatística permite sonhar mais alto, mas seria forçoso somar um mínimo de 26 pontos em 12 jogos para brigar diretamente pelo acesso. Com 62 pontos, o Remo competiria diretamente com Vasco (RJ), Goiás (GO), CRB (AL), Avaí (SC) e Guarani (SP) pelas 2 vagas restantes, considerando que Coritiba (PR) e Botafogo (RJ) tendem a se isolar na frente.

O ponto mais relevante em relação à campanha do Remo é que a competição se encaminha para uma linha de corte mais baixa, tanto para o rebaixamento quanto para o acesso.

Ao contrário de anos recentes, quando o primeiro time da zona caiu com 44 pontos, desta vez é provável que o 17º colocado não passe dos 41 pontos. Caso esse cenário se confirme, ainda mais com a perda de 3 pontos do Brusque (SC), o Remo se manterá na Série B com 41 ou 42 pontos.

Como a prioridade declarada dos remistas é a permanência, o caminho está bem pavimentado. O time precisa de 2 vitórias e 2 empates para se tranquilizar de vez, com o adendo de que o acúmulo de vitórias favorece quanto aos critérios de desempate.

A partir daí, até para não perder motivação, a meta passa naturalmente a ser mais ambiciosa: alcançar o G4, tarefa que vai exigir arrojo, foco, elenco e qualidade técnica. Para ter chances de se habilitar a disputar o acesso, é obrigatório fazer uma campanha de time campeão, praticamente sem erros a partir de agora.

O Remo teria que acumular 8 vitórias e 2 empates nas 12 rodadas restantes. Nesse sentido, a arrancada deveria começar pela partida desta quinta-feira (30/09), em São Luís (MA), contra o Sampaio Corrêa (MA), prosseguindo pelas próximas rodadas, tanto dentro (Coritiba-PR, Ponte Preta-SP, Londrina-PR, Goiás-GO e Confiança-SE) como fora de casa (Vila Nova-GO, Brusque-SC, Cruzeiro-MG, CSA-AL, Operário-PR e Vasco-RJ).

Como o campeonato é marcado por forte equilíbrio, os sonhos são plenamente aceitáveis, mesmo diante da fria lógica dos fatos. O importante é entender que projeções divertem e aguçam a expectativa do torcedor, mas não significam muito. Até porque “no balanço das horas, tudo pode mudar”, como diz a canção.

Blog do Gerson Nogueira, 29/08/2021

8 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite ais diretores do Leão vamos jogar cada jogo como decisão e vamos chegar no G4 e os jogadores joguem com raça para ficarem na história do clube nada é impossível,! Leão 1 X o Sampaio!

  2. Eu acreditaria no acesso se o Remo tivesse condições de trazer mais alguns jogadores pontuais, pois o desgaste físico acontece durante todo o campeonato, mas não custa nada torcer pelo Leão. Também temos a copa verde e temos que conquistar, até mesmo por causa do elenco que temos, essa é a nossa vez !!! AVANTE, MEU LEÃO!!

  3. O que os números nós demonstram é que, se desde o fim da série C e começo da B tivéssemos acertado nas contratações, estaríamos lutando para subir na série A.
    Apesar de ser a série B mais difícil, estamos saindo bem com esse time de jogadores medianos (tirando uns 2), imagine se tivéssemos mais jogadores do nível Vitor Andrade e Vinícius!

  4. Supondo que o clube do remo consiga o acesso para a primeira divisão. Onde mandaria seus jogos em Belém, já que o baenão não atende as exigências da CBF para disputa da série A, e o Mangueirão ficará em reforma até o final de 2022.

Comments are closed.