Parazão
Parazão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deverá divulgar o calendário 2022 do futebol nacional até o fim de novembro e a Copa do Mundo do Catar deverá gerar problemas para clubes e para a própria entidade, que terá que organizar o futebol nacional em torno do principal torneio mundial.

O assunto é tratado dentro da própria CBF e um ponto que já definido é o fim antecipado do Campeonato Brasileiro, pois a FIFA exige que as competições nacionais terminem até 20/11 e há grande possibilidade da CBF terminar as Séries A, B, C e D uma semana antes, provavelmente no dia 13/11.

Apesar do período eleitoral em torno da Federação Paraense de Futebol (FPF), o Campeonato Paraense não deverá sofrer grandes alterações em sua próxima edição.

Mesmo com o calendário nacional ainda não ter sido divulgado, já se sabe que os Estaduais terão 16 datas e, como previsto no Estatuto do Torcedor, a FPF não deverá mudar o regulamento do Parazão 2022, que usará 14 datas entre a fase classificatória e a grande final.

A fórmula de disputa deverá ser a mesma deste ano, com 3 grupos de 4 clubes cada, com 8 rodadas na fase de classificação e jogos de mata-mata em ida e volta nas quartas-de-finais, semifinais e finais. Os 2 piores clubes caem para a Série B do ano seguinte.

A expectativa é que os 3 primeiros do Parazão deste ano sejam os cabeças de chave. Paysandu, Tuna e Remo terão a companhia de Castanhal, Bragantino, Independente, Paragominas, Águia, Itupiranga e Tapajós, além dos 2 clubes que conquistarem o acesso na “Segundinha”, que está em andamento.

Diário Online, 26/10/2021