Cruzeiro-MG 1×3 Remo (Arthur, Anderson Uchôa e Raimar)
Cruzeiro-MG 1×3 Remo (Arthur, Anderson Uchôa e Raimar)

Foi a vitória mais importante do Remo no campeonato. Com um categórico 3 a 1 sobre o Cruzeiro (MG), o time afastou a urucubaca que já durava 5 rodadas e chegou a 41 pontos na classificação, ficando a um passo de assegurar de vez a permanência na Série B.

O curioso é que o primeiro tempo azulino foi irregular, com muitos passes errados e poucas ações ofensivas. Na etapa final, o time cresceu de rendimento e foi extremamente objetivo nas finalizações, o que lhe garantiu uma vitória grandiosa.

Na maior parte da etapa inicial, o Cruzeiro (MG) mandou no jogo, tocando a bola e tendo o domínio das ações, com 60% de posse. Foram 11 chutes contra apenas 5 do Leão, mas os mineiros eram pouco certeiros nas finalizações, vacilando nos arremates. Ainda assim, o goleiro Thiago Rodrigues foi a grande figura do Remo neste período da partida, com 3 grandes defesas em chutes de Giovanni, Lucas e Vítor Leque.

Aos poucos, porém, mesmo com a condução de jogo pouco eficiente de Felipe Gedoz e Arthur, o Remo se aproximou do ataque com jogadas puxadas por Lucas Tocantins. Logo no segundo chute a gol, a bola entrou. Lucas Siqueira disputou rebote pelo alto dentro da área do Cruzeiro (MG) e Anderson Uchoa mandou um tiro rasteiro no canto esquerdo, sem chances para Fábio, aos 40 minutos.

O Remo só não levou a vitória para o vestiário porque, aos 45 minutos, o auxiliar inventou um toque de mão de Raimar e, na cobrança, o atacante Vítor Leque ainda ajeitou com o braço para o zagueiro Eduardo Brock empatar. Depois de muita discussão, consulta ao VAR e resenhas diversas, o gol cruzeirense foi confirmado.

Irritado, o técnico Felipe Conceição reclamou bastante e acabou expulso quando a partida ia recomeçar no segundo tempo.

Com ações de lado a lado buscando o gol, a partida reiniciou mais equilibrada. O Remo saiu da postura cautelosa e passou a avançar suas linhas. Gedoz começou a correr e cercar a saída de bola dos zagueiros cruzeirenses.

Arthur continuava improdutivo, Matheus Oliveira errando muito e Lucas Tocantins pouco acionado, mas a atitude do Remo era outra. Aos poucos, com a sequência de falhas do Cruzeiro (MG) no meio-campo, a partida começou a pender para o lado azulino.

Melhorou ainda mais quando finalmente começaram as trocas. Lucas Tocantins foi substituído por Jefferson e Arthur saiu para a entrada de Marcos Júnior. Com isso, o Remo avançou ainda mais em direção à intermediária cruzeirense, que a essa altura já tinha Wellington Nem e Marcelo Moreno no ataque. Nem chegou a fazer um gol, mas foi flagrado em impedimento na revisão do VAR.

A eficiência acabou premiando o Remo nos instantes finais. Com mais apuro na troca de passes, o time chegou ao segundo gol em jogada recuperada por Gedoz junto à lateral. Marcos Júnior tocou para Lucas Siqueira e este deu um passe preciso para Jefferson, que mandou no canto esquerdo, fazendo 2 a 1, aos 40 minutos.

Quando o Cruzeiro (MG) ensaiava uma última reação em busca da igualdade, eis que o Remo deu o golpe definitivo. Aos 47minutos, 2 minutos após ter entrado no lugar de Matheus Oliveira, Ronald recebeu passe açucarado de Marcos Júnior na linha do meio-campo, avançou em velocidade e chegou à área batendo forte para as redes.

O placar de 3 a 1 fez justiça ao esforço final do Remo no jogo. Redimiu também a equipe de Felipe Conceição de outros jogos que poderia ter vencido até com facilidade e acabou derrotada.

O resultado dá também novo ânimo para as rodadas finais, agora com muito mais tranquilidade. Com 41 pontos e na 11ª posição, o Remo precisa de 2 ou 3 pontos para carimbar matematicamente a meta estabelecida desde o começo da competição, que é a manutenção da vaga na Série B em 2022.

Eficiência nas finalizações garantiu o triunfo

Poderia ter sido mais um jogo de final frustrante para os azulinos. Aliás, no final do primeiro tempo, com mais um erro de arbitragem, o time foi punido com o empate. Vieram à tona alguns dos muitos desacertos causados pelo VAR e por apitadores de campo desde o primeiro turno.

Nem isso tirou o foco da equipe azulina. Aliás, nem a expulsão de Felipe Conceição abalou o time, que parece ter se fechado ainda mais em torno do objetivo de alcançar um resultado positivo no estádio Independência.

Os maus passos do meio-campo no primeiro tempo foram amplamente compensados pela atuação objetiva e voltada para as ações de ataque da fase final do confronto. Para isso, as entradas de Jefferson, Marcos Júnior e Ronald contribuíram decisivamente.

Outros destaques da vitória foram o goleiro Thiago Rodrigues, cada vez mais seguro, e os zagueiros Romércio e Rafael Jansen. Lucas Siqueira, que andou perdido no início, ao lado de Arthur, cresceu junto com a evolução da equipe no segundo tempo.

Blog do Gerson Nogueira, 29/10/2021

4 COMENTÁRIOS

  1. ARTHUR deve ter um padrinho muito forte no REMO,porq amgs o jogador ruim ! e o tecnico nao saca ele do time

  2. Vamos Leão, eu acho que o Felipe Conceição tem que parar de inventar e manter a base só dos melhores que o maior do Norte tem

Comments are closed.