Baenão
Baenão

O fato de estar com a vida financeira “equilibrada”, dentro de um processo de saneamento, atenua no Remo os efeitos do rebaixamento, mas a gestão do futebol vai passar por questionamentos necessários e deverá ser revista.

O enxugamento das receitas obriga o Remo a fazer um realinhamento das contas, com alguns recuos dolorosos. O rival Paysandu, por exemplo, também passou por isso de 2018 para 2019, quando estava em um patamar acima de estruturação e custos, mas caiu gravemente endividado.

Nesse aspecto comparativo, o rebaixamento do Leão é igualmente frustrante, mas muito menos impactante.

Elenco

Um elenco pequeno, sem a devida rotatividade de jogadores, prejudicado por esgotamento físico e a produtividade descendente na reta decisiva. É essa a leitura sobre o time do Remo, que na sua plenitude chegou a ter o melhor aproveitamento geral em um período de 10 rodadas.

Clássicos insossos

Por motivos diferentes, o Remo reviveu na Série B o descompasso que já tivera no Estadual. A conquista que já estava na mão, escapou entre os dedos.

No Parazão, a autossuficiência baixou a competitividade na semifinal contra a Tuna. Na Série B, uma descendente vertiginosa, a ponto de conquistar apenas 7 dos últimos 36 pontos que disputou. Um rebaixamento inimaginável para um time que estava quase salvo faltando ainda 8 rodadas para o final.

Pelos fiascos do time bicolor na Série C e do azulino na Série B, nos restam 2 clássicos Re-Pa insossos, esta semana, na semifinal da Copa Verde. Ninguém merece! Um dos dois irá decidir a competição, provavelmente contra o Vila Nova (GO). Um título que, se vier, não servirá nem para consolo, seja qual for o lado vencedor.

Recorde

Nesses 2 clássicos da Copa Verde será superado o pior público de Re-Pa da era profissional? Ou será que teremos novo recorde negativo de pagantes?

O pior público foi para Remo 0×0 Paysandu, em fevereiro de 1984, na decisão do Seletivo à Copa CBF, assistido por 2.068 pagantes. Com o empate, o Remo faturou a vaga e terminou como vice-campeão nacional, perdendo para o Uberlândia (MG).

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 30/11/2021

55 COMENTÁRIOS

  1. REFLEXÃO

    Há explicitamente apesar do curto período de tempo um desgaste sintomático de que a gestão Fabio Bentes caminha e atinge seu ciclo final de trabalho/gestão. Diante dos fatos, o presidente Fabio Bentes deveria fazer sua auto-critica para chegar a essa conclusão. E, assim sendo, tomar a decisão racional de apresentar a CARTA de RENUNCIA de sua gestão da presidência do Clube do Remo.

    Aos que concordam pela campanha RENUNCIA FABIO BENTES! COMENTE E DIVULGUE EM SUAS REDES SOCIAIS!

    Saudações azulinas!

        • Sim, o Fábio Bentes vai sair em 2023.
          Estamos esperando quem você indica para o posto, principalmente para o caso de uma “destituição imeditada”, como sugerido.

          • A torcida azulina ainda vai ter que esperar2 anos para este infrutissimo gestor de futebol sair? É muito sofrimento para o fenômeno azul.

          • Cláudio Jorge foi vice-presidente na primeira gestão do Fábio Bentes, mas não é mais na atual. Ele continua na gestão, mas em outro cargo, como Diretor Geral.
            Estatutariamente, na ordem sucessória vem o Antônio Carlos Teixeira (Tonhão), como vice-presidente operacional; e depois o Marcelo Matos Carneiro, vice-presidente de gestão.

          • Não cabe estatutáriamente aos torcedores “indicarem” e/ou “concorrem” com chapas ao cargo de presidência em nenhum clube pelo país. Clubes são instituições de caráter comercial/jurídico fechado para trabalhadores torcedores. Para casos de renuncia, há setor encarregado para tal tarefa, o colegiado interno que faz valer o estatuto. Sua indagação portanto deve ser direcionada a este setor como sugestão também. Mas, está evidente que sua posição é contra a renuncia.

        • Respondendo ao Remo100%sobre o questionamento se em janeiro eu pensava como penso agora quando o presidente subiu o Remo pra B, se eu fosse vidente ou tivesse bola de cristal é evidente que pensaria….

      • Interessante é que nenhum repórter ou comentarista dessa iimprensa local insiste e bate nos sucessivos roubos que operaram no Remo ao longo do campeonato e custaram pelo menos 6 pontos. Ninguém diz que é difícil jogar contra uma FPF e CBF com tendências, que é difícil jogar contra um sistema. O goleiro do Remo, com pouco tempo no futebol local e no Remo, percebeu que é o Remo contra tudo e todos e qualquer um cônscio percebe. Concordo com o torcedor que diz que ninguém faz um Barcelona sem acertos e erros. Também penso essa eliminação da B, inacreditável pelas condições que se apresentaram até 28a rodada, acabaram por evidenciar erros. Por outro lado, não se pode ter o entendimento que a gestão é desqualificada, pois além das evoluções administrativas observadas é impossível não relacionar com gestões anteriores.

    • Adauto..o cara que tem sempre a solução, mais rápida e prática , mas não a mais acertada..

      como disse o Kanu pros torcedores do botafogo…ninguem vira REal madrid da noite pro dia…tem acertoe e erros na trajetória…e dizer que o presidente errou em tudo eh falácia.

      • O erro capital do presidente foi na gestão do futebol donde gerou a implosão do clube e tudo desmoronou com a frustração, decepção da torcida…

      • Caro Carlos, longe de mim querer sempre ter a solução. Porque a solução perpassa entre debates, reflexões e apresentações de idéias. Todos tem o direito a essa premissa democrática. No final, sobresaisse a tese mais embasada com a realidade dos problemas em questão.

    • Adauto Moura,. Você quer que volte aquelas dragas que afundaram o Remo ? Você não sabe nem o que está falando. Saia daqui desta parte pois você não pertence a está vominidade

      • Caro “don Delon”,

        Respeite meu direito de manifestação, assim como respeito e defendo o direito de todos se manifestarem também. Quem tem que cair fora são os antidemocraticas. Aprenda a conviver respeitando as opiniões contrárias às suas!

        • Me digas com quem andas …….
          De quem o Adauto é parente o amigo, qual daquelas sanguessugas do passado do Remo, você quer entregar o Remo,?
          Fábio teve erros, e muitos ( principalmente a covardia de não vir a público dar explicação), mas entregar o clube para as Hienas que quase acabaram com o clube, prefiro o Bentes, com erros e acertos.

  2. Torcida remista não vá ao estádio, não vá, eles precisam sentir na pele o pancada que deram o torcedor!!! Não vá!
    Não faz diferença p eles , então p que torcida ?

    • Também faço o meu apelo a torcida azulina não dar mais nenhum tostão pra está gestão calamitosa deste presidente e sua comitiva…

    • NÃO CONCORDO. Isso NÃO É e NUNCA SERÁ postura de torcedor do clube do Remo. Não somos reconhecidos por abandonar o nosso time. Somos uma torcida reconhecida por apoiar independente do momento que o time esteja passando e vamos apoiar novamente o Remo no dia 04/12.

      • Acho que ele deve continuar como Presidente, pois tem trabalhado muito pelo Remo, porém deveria entregar o futebol na mão de outra pessoa.

  3. Deixo meu desabafo,sera que nao tem como fazer uma clausula na ssinatura de contrato de jogadores quand forem contratados para disputar o campeonato brasileiro ? caso o time seja rebaixado perde todo mundo,os jogadores nao receberiam seu ultimo mes de salario.So quem se fode e o clube e a torcida.

  4. O clássico Remo x Paysandu não terá o apelo das duas torcidas por um motivo muito justo. A qualidade dos dois times de futebol no campeonato brasileiro /21. Não vejo motivação, só vejo e ouço decepção. Deixa o dinheiro do torcedor para as compras do Natal.

  5. É como o goleiro reserva do leão comentou e é nítido e real: TODOS SÃO CONTRA O LEÃO, até a imprensa que sempre demonstrou um tratamento inferior ao leão e colocando a mucura sempre lá em cima, agora mais do que nunca é só cacetada no leão.

  6. QUAL DAS PROJEÇÕES ABAIXO ESTARÃO A DUPLA “PAPA-XIBÉ” E QUAL DELAS SERIA MAIS “FAVORÁVEL/VIÁVEL” TECNICAMENTE PARA CLASSIFICAÇÃO SERIE “C” 2022?

    GRUPO A: Aparecidense, ABC, Altos, Atlético-CE, Botafogo/PB, Campinense, Confiança, Ferroviário, Floresta e Vitória.

    GRUPO B: Manaus, Remo, Paysandu, Ypiranga-RS, Volta Redonda, São José-RS, Mirassol, Figueirense, Brasil de Pelotas e Botafogo-SP.

    ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    GRUPO A: Manaus, Remo, Paysandu, Aparecidense, ABC, Altos, Atlético-CE, Botafogo/PB, Campinense, Ferroviário e Floresta.

    GRUPO B: Confiança, Vitória, Aparecidense, Ypiranga-RS, Volta Redonda, São José-RS, Mirassol, Figueirense, Brasil de Pelotas e Botafogo-SP.

  7. Gente: É muito frustrante para o torcedor AZULINO, que mesmo em meio a Pandemia do Corona vírus. Jamais deixou de incentivar o Remo e quando o time chegou a estar com 38 pontos. Percebeu uma fragilidade na equipe que a cada jogo sofria uma queda de rendimento. Porquê a diretoria não deu uma pressionada no técnico Felipe Conceição e seus jogadores? Quando o barco ficou a deriva, resolveram trazer o Batista pra organizar a casa, mas já era tarde, porquê o elenco foi incompetente o campeonato todo. Pior é ter que aturar esses pernas de pau até o fim do ano. Pedrão

  8. só espero que essa diretoria tenha aprendido uma lição, foram omissos quando deveriam tomar decisões deitaram em berço esplêndido acharam que mesmo com um time fraco nada de ruim ia acontecer resolveram manter o Felipe Conceição indo de encontro a torcida depois trouxeram técnico emprestado coisa inédita faltando 3 rodadas pra encerrar a série b ficando com jogadores sem o mínimo comprometimento com o clube que venha 2022

  9. Pois eu indico, luciano viana , esse presidente sem postura cjamado fabio bentes que nunca deu um chute numa bola acha que administrar um time gigante como o remo é so fazer a parte de saneamento de contas e estrutura mas esquece que somos um clube de futebol e como tal precisamos de titulos alem de ter se mostrado excelente administrador perdendo mais de 10 milhoes de orcamento para o ano que vem

    • Diga para ele se associar ao clube, cumprir alguns anos de prazo estatutário como sócio remido ou proprietário para poder ter direito a ser candidato a presidência.
      Agora, se o Luciano Vianna quiser ser executivo ou diretor de futebol, pode vir. Ele fez um ótimo trabalho no Americano-RJ quando atuou nessas funções e sempre disse que aceitaria trabalhar aqui.

  10. Tem porcaria aí no site tentando enfraquecer a gestão do Fábio, provavelmente encomendado por imundícies como Zaca Pirão.
    Fábio entrou com o objetivo de equilibrar as contas. Está fazendo e bem. Jogou com o time que dava para pagar. Roubado inúmeras vezes pela arbitragem ou já esqueceram???
    Mantenha seu foco, Fábio. O Remo vai voltar em breve. Apenas observe as oportunidades de melhoria.

  11. Agora que tudo acabou com prejuízo enorme para o clube so resta URGENTE organizar uma folha modesta como o sampaio Corrêa faz com jogares baratos nais vibrante dentro de campo respeitando o seu maior patrimônio que e o fenômeno azul deixar de lado suas vaidades e trabalhar arduamente para voltar URGENTE a serie B…fato

  12. Fico vendo aqui cada comentários e me pergunto?
    Será que o Bentes, nada fez de bom durante sua gestão? E olha que ainda não acabou!
    Quando pegou o Remo, nao tínhamos rumo, era sempre a mesma velharia no comando, usando o remo como propriedade particular. Emprestavam dinheiro para pagamento de folha e cobravam a agiotagem em cima quando se tinha clássico.
    Parece que não queriam que saíssemos da lama nunca!
    Outros retiraram nosso escudo, para poder vender o Baenão para incorporadoras imobiliárias. Quase perdemos o Baenão por inúmeras ações na justiça do trabalho, com acordos em cima de acordos, não cumpriam só aumentando a dívida.
    Teve jogador que não fez 1 gol e levou 1 milhão do Remo. Fora quando éramos jugados à revelia, pq nem o escritório de advocacia pagavam.
    Pegou o time com mais de 20 milhões em dívidas trabalhistas, e anos sem abrir o Baenão.
    Mas mente de torcedor cobra mais que apoia.
    Esse apoio nem sempre é o financeiro, pq sempre fizemos, mas apoio moral.
    Tivemos o Baenão reaberto, com iluminação em Leds, revitalizado, periciado e aprovado para jogos da série B.
    Nossa dívida trabalhista foi reduzida há menos de 2 milhões, e parece que ja está toda acertada pra ser finalizada no final de 2022. Vamos ter um ano que vem sem renda bloqueada.
    Vc errou sim Bentes, mas tenho certeza que tentou acertar, pena que não deu certo. Mas que sirva de ensinamentos para o futuro incerto.
    Reveja todo o planejamento, seus diretores, e recomece.
    Como diz nosso lindo hino:
    ” Em cada um de nós mora a esperança, nossa pujança, nosso ideal. E como somos do Clube do Remo, numa só voz diremos que não tem igual! “

  13. Ninguém pode exigir a renúncia de Fábio Bentes. Se o nosso amado Clube do Remo hoje vive um novo tempo, é graças à grande gestão deste presidente. Na minha opinião, o que apenas falta ao Fábio Bentes, é ser um homem de pulso forte, quando a situação pedi. Como gestor, ele é muito competente e deve ter nosso apoio e parabéns.

  14. Concordo plenamente fabio bentes conseguiu sim levantar esse clube maravilhoso, não conseguimos permanecer na série B verdade, infelizmente alguns jogadores foram irresponsáveis,agora temos é que continuar amando e torcendo pois logo estaremos de volta a série B, e não ficar pedindo renuncia de um camarada que conseguiu enxugar e dar cara nova ao nosso amado LEÃO.

  15. Melhor gestão que a do Fábio Bentes indiscutível. Agora ficam as lições aprendidas que aconteceu no futebol. Fabio ganhou meu respeito e carrega no coração a paixão de torcedor. Veja frustante o rebaixamento. Mas vamos juntos reconstruir o nosso sonho. Acredito que ao invés de criticar, vamos formar ideias inovadoras para uma excelente gestão.

  16. primeiro, quem esta opinando a respeito da gestão do presidente Fabio Bentes, esta em dia com a mensalidade. esqueceram da nossa subida para a serie B. esqueceram da gestao do raimundo ribeiro. da gestão do amaro klautau, que queria acabar com remo, começando pela retirado do nosso escudo sagrado da frente do baenão. voces tem memoria curta ou não tem. PRESIDENTE FABIO BENTES, eu confio. voce faz o melhor para o NOSSO CLUBE DO REMO. os que falam contrario , querem o CLUBE DO REMO ” QUEBRADO “. VAMOS DAR A VOLTA POR CIMA COM O FABIO BENTES PRESIDENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Presidente Fabio Bentes, nem Cristo agradou o farizeus, que viveram à epoca. São pessoas amargas e insatisfeitas, não conseguimos agradar todo mundo. Eu apoio seu trabalho e a reeleição.

    • A reeleição não será possível, já que a última alteração no estatuto alterou o mandato do presidente do Codir, passando de 2 para 3 anos, sem direito a reeleição.
      O mandato do Fábio Bentes vai até 2023, depois será de responsabilidade de outro nome conduzir o clube.

  18. Quem so faz criticas que indique um sucessor melhor que o nosso presidente atual e se responsabilize!

  19. Sou sócia remida, paguei a vista meu título e tenho poder de voto! E se pudesse votaria novamente no Bentes.

  20. Quem indica esses jogadores ? Tem que mandar 80% desses jogadores procurar outros clubes…porque a culpa do rebaixamento não foi de treinador,mas sim desses dirigentes burros e jogadores ruins…

Comments are closed.