Felipe Gedoz
Felipe Gedoz

O desempenho do meia Felipe Gedoz nas últimas partidas tem rendido críticas por parte da torcida. Quando questionado sobre a escalação do jogador na função de “falso 9”, o técnico Felipe Conceição respondeu: “Quem está no dia a dia sou eu”.

Apesar disso, o treinador azulino apontou que o Remo melhorou desde que o camisa 10 começou a cumprir a nova tarefa em campo.

Será que essa melhora, defendida por Felipe Conceição, pode ser evidenciada em números? Sim. O rendimento do Remo na Série B melhorou desde que Gedoz passou a jogar mais próximo da área.

A primeira vez foi na partida diante do Brusque (SC), no Baenão. Desde então, o desempenho do Remo na competição só cresceu e o aproveitamento azulino saltou de 23% para 57%.

Antes da partida contra o time catarinense, o Leão estava na lanterna da competição. Haviam sido, até o momento, disputadas 10 partidas, com apenas 1 vitória, 4 empates e 5 derrotas. Depois, o Leão já disputou 18 partidas, com 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, estando na 10ª posição na tabela.

Até a mudança, o Remo havia marcado 5 gols em 10 jogos na Série B, com uma média de 1 gol a cada 2 jogos. Com Gedoz de “falso 9”, o Leão tem 19 gols em 18 partidas, uma média superior a 1 gol por jogo.

Coincidentemente, ou não, 2021 tem sido o ano mais artilheiro de Felipe Gedoz nas últimas 6 temporadas. Desde o início do Parazão para cá, o meia já balançou às redes 9 vezes, sendo 4 nesta Série B. A última vez que Gedoz marcou tantos gols foi em 2015, quando jogava pelo Club Brugge (Bélgica).

O Liberal.com, 05/10/2021

28 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao gedoz se realmente for isso mesmo e ao Felipe Conceição, que continue assim é melhor ainda . A torcida não concorda com Gedoz de falso nove, mais o Conceição é que sabe o que está fazendo, vamos enfrente rumo a classificação da permanência na série B 2022.

    • A torcida não concorda vírgula. Eu consigo ver perfeitamente a função que ele faz. Já falei aqui e não vou repetir. Só acho que tem torcedor que se precipita demais em analisar as coisas. Até parece que o Gedoz fica plantado dentro da área, até parece que um meia não pode entrar na área. Na minha opinião, porque o Gedoz entrou na área e perdeu uns gols, como contra o Avaí, parte da torcida fica naquela de: Ah, tem que ter centro avante, Ah, por que contrataram o Neto Pessoa? (até parece que esse jogador vai ser garantia de gol, ele é uma aposta que nem outra). O Gedoz perto do Gol teve muito mais chances de marcar, não fez gol ou porque alguém apareceu antes dele pra fazer ou atrapalhar, ou ele mesmo não teve competência pra tanto. Mas o que eu tenho absolutamente certeza, embora eu não tenha números, é que ele hoje finaliza muito mais que antes. O que ele precisa melhorar ainda e sempre, é a bola parada, isso é uma lástima. Muitos torcedores ignoram isso, e se preocupam com a posição dele atual que forma alguma piorou o desempenho dele, ao contrário.

  2. Podia render muito mais, se apresentar mais pro jogo, pensa ser um jogador muito melhor do que ele realmente é, aliás, o Matheus Oliveira é outro que pelo jeito veio a passeio a Belém, o Remo tá jogando com dois a menos.

  3. So uma pergunta se estava ou está dando certo assim com Gedoz de falso nove, porque contratar um centroavante? Pra ficar no banco olhando o jogo e o salário caindo na conta todo mês? isso é um ato de sabedoria ou a torcida que é muito burra.
    Me descupem pela minha ignorância .

    • A resposta é simples, um time de futebol não é feito com 11 jogadores, ele precisa de um elenco. Nesse elenco existem diversos jogadores que jogam em posições diferentes e são úteis conforme o técnica precisa armar a equipe. Nenhum jogador deve ser contratado com garantia de que vai atuar. O Felipe Conceição adotou o 4x4x2, para outros o 4x5x1, seja o que for, ele saiu do esquema de 4x3x3 suicida do Bonamigo, e por que suicida, porque pra aquele é até mesmo esse elenco, não suporta esse esquema. É um esquema muito arriscado, teoricamente muito ofensivo, mas que se não der certo, pode sofrer o revez de tomar muitos gols e fazer pouquíssimo, como era o caso do Remo no início do campeonato, devido à fragilidade do.meio campo que esse esquema promove. Porém, dependendo do elenco e até de determinado momento da partica, qualquer treinador pode mudar o esquema e adotar inclusive o 4x3x3, com um centro avante de área. Portanto, a escalação de jogador e o esquema da equipe é exclusivamente escolha do treinador, afinal, por que contratam treinador???

  4. Muito interessante essa análise dos resultados efetivos do Remo com o Gedoz, algo que o torcedor comum e passional não consegue perceber na função do jogador e sua produtividade em campo.

    Gedoz tem um futebol fino, honra a camisa do Remo, indiscutivelmente, um cara que pouco se contunde, está sempre pronto a jogar e dar a cara a tapa. Mas é antipatizado por alguns torcedores e atacado pelos secadores de plantão. Por exemplo, quando jogando de falso 9 confunde a zaga adversária abrindo brechas para os atacantes se infiltrarem na grade área adversária.

    Acredito que pode produzir ainda melhor na função de ligação (terceiro volante) ou como armador. É um cara que com a bola não tem que a tire dos seus pés, sua deficiência tem sido na cobrança das faltas, mesmo assim tem feito a diferença nas bolas paradas como no escanteio cobrado na cabeça do Jefferson que resultou o gol da vitória do Remo contra o Náutico.

    • É! Acabou com a conversa dos comentaristas que se acham técnicos de futebol, as vezes acham que são treinadores vendo somente os jogos nas cabines, sem a vivência de quem está no treino, no dia a dia e também foi jogador. São números, matemática é ciência exata. Com dados é possível inferir.

  5. Lógico que a estatística estará a favor do esquema com falso 9, ele só joga assim.
    Sendo assim ano que vem, não precisaremos gastar com atacantes.
    Seu Felipe, coloque atacante nesse time!
    Pobre Wallace nem se fala mais!

    • O Wallace foi acometido por forte máscara, semelhante ao que aconteceu com o Héliton, lembram dele? que atravessou até a rua lembram? Portanto, o Wallace precisa se curar e então voltará a brilhar, jogando com vontade, garra e humildade, pois futebol ele tem. É minha opinião.

    • Beatriz, concordo com vc, é que o Conceição ainda tá se alfabetizando na escola do futebol não é um PHD como Tite e Renato Gaúcho.

  6. Não tenho dúvidas de que qualquer um de falso 9 seja melhor do que o Gorne porque o jogador deve estar vivendo a pior fase da carreira. A questão é: o talento do GEDOZ está sendo desperdiçado , jogando de costas para zagas adversárias,, quando o seu melhor talento está na sua visão de jogo singular e com habilidades para lançamentos e passes precisos que dão outra dinâmica ao ataque. Ele tem que jogar de frente para os adversários. O professor precisa variar o cardápio de ataque do Remo, colocando o Gedoz de armador verdadeiro, dois alas velozes, um centro avante de ofício (menos o Gorne) e dois volantes estilo cão de guarda. Seja ousado, professor. Aproveite a boa fase.

    • Acho que tem torcedor que está vendo os jogos do Remo em um Universo paralelo exclusivo ou vendo os treinamentos, onde o rendimento é turbinado, e achando que é jogo real, só pode. Uma coisa tenho que concordar, Gedoz está jogando o fino da bola, de tão fino que é, que maioria não percebe, só os de visão apurada, aí mano, os adversários agradecem, fazem faltas aos monte próximo a área, pois sabem que o Remo, Gedoz não tem coelho na cartola, abrir espaço para os atacantes entrar, só se ele reinventar a física, onde um corpo pode está ao mesmo tempo em vários lugares, escanteio, quando os caras estão posicionados do centro para segundo pau, ele bate no primeiro, isto que é o fino da bola, talvez ele aposte que o adversário é retardado e jogue contra o patrimônio, que as vezes acontece. Professor, o teu esquema de jogo, já bateu no teto. Com as peças que possue, pode continua batendo que o suco não vai melhorar, já está passando da hora de mudar o processo para que esse suco mude de sabor.

    • Mas no campeonato da série C, paraense e copa verde, ele jogou na posição que se diz mais confortável e não rendeu.
      Não é um mal jogador, mas está longe de ser o maestro do meio campo.
      Espero que essa seja a última temporada dele, até pq seu salário não é pouco. E precisamos de outro camisa 10 bem mais objetivo e decisivo.

  7. Fato 1, o Gedoz não está bem nessa posição, ele e armador e está sumindo do jogo assim. Fato 2 sim melhorou nesse esquema, só que a maioria dos gols so saem no segundo tempo, quando ele modifica o time, e até melhora quando Gedoz sai, Fato 3, esse elenco pode ir mais além sim, mais parece que nossa diretoria ja botou na cabeça de todos que tá bom ficar no meio da tabela. São apenas fatos.

    • Concordo plenamente com voce! Acho “sim” que esse time poderias render mais…. Mas pelo visto, nao eh so a diretoria que esta acomodada com o que o Remo jah alcancou na competicao.

  8. So acho que hj com o time ja encaixado, ele voltando para o meio seria melhor,so tem que parar de querer bater todas as faltas e escanteios.Matheus Oliveira e que deve ficar com essas funçoes bate muito bem na bola e tem um passe refinado

  9. A turma fica defendendo o Gedoz, mas esquecem que ele recebe um salario altissimo para pouquissima produtividade. Sim, ele eh um bom jogador, de uma tecnica diferenciada, mas nao podemos esquecer que ele eh disparadamente o nosso maior salario. O Gedoz nao pode ser comparado com nossos demais atletas. Ele deve ser unanimidade, e se nao esta sendo, eh porque seu salario nao esta alinhado com o seu desempenho em campo, entao algo precisa ser feito.

    Ele esta “sim” nos ajudando este ano, mas temos que pensar bem nessa renovacao, pois poderiamos trazer um jogador bem mais importante pagando este mesmo salario.

    Ou voces acham que o Jean Carlos do Nautico ganha o dobro do salario do Gedoz??? Mas dentro de campo, o Jean Carlos produz infinitamente mais que o Gedoz.

    • Então Jean Carlos seria mais factível que o Gedoz para a realidade do Remo? Sério?

      Antes de elucubrar é preciso buscar a mínima informação que a ampare, caso contrário a afirmação se torna uma fantasia ou opinião não fundamentada.

      Só para efeito de comparação de custos e que se refletem em salários e encargos, o valor de mercado do Gedoz é de 600 mil euros (3,8 milhões de reais) e o Jean Carlos é de 1,4 milhões de euros (9 milhões de reais).

      A folha de pagamento do Náutico é de clube de série A, só que lá não pagam direito salários de jogadores, comissão técnicas e colaboradores, além de prometidas premiações. Consequentemente tem chovido ações e sentenças com altas indenizações contra o Náutico, isso tem levado a pedidos de leilão ou penhora de bens do seu estádio de futebol, CT e sede do clube.

      Já o Remo está prestes a zerar suas dívidas, mas acabou de subir de série e tem limitação orçamentária, não podendo se dar o luxo de fazer contratações caras, ter novamente dívida alta e voltar o pesadelo do risco de perder seu patrimônio.

      Portanto, Gedoz é factível. Já o Jean Carlos, no momento, não é factível para a realidade do Remo, a não ser que algum torcedor endinheirado banque os seus altíssimos custos.

      • É fácil contratar jogador com salário de $100k e não ter dinheiro pra pagar no final do mês.
        Alguns clubes da Série B possuem elencos mais qualificados, mas são nessas condições.
        Remo já fez muito isso no passado.
        Quem está certo?

        • Resumindo, Gedoz ja esta fazendo hora extra no Remo! Espero que a diretoria enxergue isso e nao renove para 2022. O Remo nao eh instituicao de caridade, ou seja, a produtividade deve ser pre-requisito para permanecer no clube.

          Tem muuuuuuuuuitos meias bem mais produtivos que o Gedoz ganhando menos que esses $60k por mes.
          Outra, se o Gedoz vale $600 mil euros, vende hoje logo! Quero ver algum louco pagar $200 mil nesse rapaz.

          Gedoz eh so status, mas pouquissima produtividade dentro de campo!

      • Voce pega um exemplo de jogador para depreciar o comentario! E o resto da postagem? Como um jogador que tem disparadamente o maior salario nao consegue ser unanimidade no plantel? Nao esquece que os ultimos jogos ao comando do Bonamigo, o senhor Gedoz foi banco. Por que sera????

        Tem varios meias na serie B melhores que o Gedoz e ganhando bem menos…. Olha o meia do Sampaio, Operario, no Brasil, no Brusque e etc…? Ou voce acha que eles recebem bem mais que o Gedoz? Com certeza recebem menos.

        O Gedoz eh pouquissimo produtivo, pega poucas vezes na bola durante o jogo. Vamos deixar de se enganar que tem muita gente que toparia jogar no Remo ganhando bem menos e jogando bem mais. O Remo hoje eh outro nivel, eh seria B e paga em dia.

        • “Ou voces acham que o Jean Carlos do Nautico ganha o dobro do salario do Gedoz??? Mas dentro de campo, o Jean Carlos produz infinitamente mais que o Gedoz.” – Sangue Azulino

          Égua mano Sangue Azulino, o exemplo do Jean Carlos e a comparação com o Gedoz partiu de ti, não havendo distorção alguma e sim comentário em cima de tua afirmação.

          A tal produtividade Jean Carlos (tem contrato de 4 milhões por 40 meses, mais polpudas gratificações adicionais) não se traduz em efetivo resultado, pois mesmo o Náutico com um plantel de série A e cheio de medalhões caríssimos (Vinícius, Kieza, Jean Carlos, etc), com um jogo a mais, está apenas há uma posição acima do Remo. Isso mostra que o custo x beneficio do Náutico é bem pior que o do Remo. Lembrando que o mucurento pernambucano está com dívida altíssima porque não paga direito salários, fato!

          O remista de verdade não quer mais que o Remo sofra com alto endividamento como no passado por irresponsabilidade de gestão.

          Mas aquele torcedor exigente e que quer no Remo jogador caro como Jean Carlos (Náutico) ou Diego Torres (CRB) ou Moisés (Ponte), etc, deveria antes ajudar efetivamente o clube para aumentar a sua receita garantida, aderindo a campanhas tipo sócio torcedor, etc. Uma ótima é a aquisição de sócio Remido do Remo, uma boa oportunidade para os exigentes torcedores.

          Não é momento de pessimismo, muito menos de atacar os jogadores importantes e o treinador. O remista de verdade deve torcer como nunca pelo sucesso dos jogadores e comissão técnica do clube para que consigam logo os pontos necessários à permanência do Remo na série B 2022.

    • O que percebo, como leigo em futebol, sendo apenas um mero espectador. Passamos para o século 21, mas, o século 20 não saiu do Remo, forma-se um grupo que dita o destino do elenco, o que joga, que fica dentro e o que fica fora, é estranho que ainda não saiu a famosa frase, não, grupo está fechado como o professor. Vivemos num mundo globalizado, vemos jogos da Europa, das Américas, da Ásia e etc, será que não tem nada que possa se tirado desses jogos ou clube que possa somar para nós. Olha alguns fatos para refletir: Neimar no Barcelona, técnico Guardiola, banco no início, Messi, no PSG, gostando ou não, substituído no segundo tempo, Hulk, atlético mineiro, Cuca, início, banco, Gabigol, flamengo, o português, teve que ensinar o cara chutar direito na bola, perdia muito gol. Só no Remo que botar no banco pseudo estrela e salário considerado alto é pegado.

  10. Com o Bonamigo o Gedoz jogou recuado, armando, atacando. Lembro que chegou e perdeu um pênalti 3x no mesmo pênalti.
    Queria uma estatística de quantas vezes chutou a bolsa de falta na barreira, ou, o escanteio nós pés do jogador adversário.
    Sinceramente, não seria ele o armador que precisaríamos para jogar uma série B.
    Vejam o Copete do Avaí, não sei o valor do salário, mas é infinitamente mais decisivo que o Gedoz, mesmo tendo 35 anos.
    Espero que nosso Executivo de futebol, tenha aprendido com esse ano de instabilidade na tabela, e saiba contratar para 2022.

    • A estatística de quantas vezes ele errou, não sei, é mais fácil lembrar de quando acertou, que foram pouquíssimas vezes. É inadmissível um jogador que bate 97% dos escanteios, dar apenas uma assistência em 28 rodadas.
      O Gedoz é super valorizado por alguns, sim. O Remo deveria ter contratado um autêntico camisa 10, sim. Porém comparando o Gedoz de antes com o de hoje, acho o de hoje melhor. Quando as pessoas defendem que ele rendia mais como armador, queria me recordar de quantas assistências ele deu, lembro apenas de uma (deve ter sido um pouco mais) que foi pro Augusto no Rexpa. Hoje o Gedoz continua armando no meio de campo quando o Remo tem a bola, mas tem pisado mais na área, finalizado mais, mas não teve competência pra marcar. Essa nova posição deu a ele essa chance. Agora se outro jogador teria feito melhor (um centro avante) não sei, porque pra jogar com centro avante, o esquema deve mudar e fragilizar o meio de campo que nem é bem protegido, ja que o Siqueira não produz absolutamente nada (eu nunca vi ele desarmar ninguém). A menos que o centro avante saísse da área, pra o Remo continuar com 2 atacantes e 4 no meio, ainda assim, o Gedoz teria que ter a função mais ofensiva. Eu não mudaria o esquema de 4 no meio, mas mudaria sim as peças. Tomara que Flores volte e volte bem, porque como tu já disseste, ele ajuda, corre pelo Gedoz. Hoje é o Gedoz que temos, vamos torcer para que dê certo.

Comments are closed.