Lucas Tocantins
Lucas Tocantins

O Remo está no seleto grupo dos 5 times que menos empataram na competição. Foram apenas 6 empates até a 24ª rodada, mesma quantidade do Coritiba (PR) e 1 a mais que Botafogo (RJ), CSA (AL) e Confiança (SE), os que menos tiveram jogos encerrados em igualdade no placar. É um expressivo sinal de eficiência na dura e equilibrada disputa da Série B.

No sistema de pontos corridos, quem empata menos, em geral, se sai bem. Há exceções, obviamente, como o caso do Confiança (SE), que empatou pouco, mas perdeu muito. Não funciona como ciência exata e imexível, mas configura uma tendência óbvia. Afinal, matematicamente, vale mais vencer uma e perder outra do que empatar duas partidas.

O Guarani (SP), adversário do Leão nesta quinta-feira (21/09), empatou 8 jogos, mas compensou ganhando 10 partidas – 1 a mais que os azulinos – e perdendo somente 6 vezes – o Remo perdeu 9.

Caso queira aumentar a marca de vitórias, o time paraense terá que funcionar bem, principalmente no meio-campo. Um empate, porém, não seria tão ruim assim por uma razão simples.

É pelo meio que o Guarani (SP) tem conseguido se impor aos adversários, assegurando uma campanha sólida – 5º lugar, 38 pontos – desde as primeiras rodadas. Por coincidência, o paraense Rodrigo Andrade é um dos destaques no setor, atuando como volante avançado, ajudando nas manobras de ataque.

Rodrigo compõe um setor que às vezes joga com até 5 peças, incluindo Bruno Silva, Júlio César, Andrino e Bruno Sávio. No clássico campineiro contra a Ponte Preta (SP), na rodada passada, o time não foi bem, ficou muito preso à marcação e chegou a ser dominado em vários momentos.

A excessiva preocupação com o meio é, ao mesmo tempo, uma virtude e um fardo para o time do técnico Daniel Paulista, pois enfraquece o ataque. O Remo precisará igualar a batalha no setor e ter capacidade para furar a linha de marcação.

Seria o jogo ideal para Victor Andrade, que não joga para cumprir suspensão, mas Lucas Tocantins pode se encarregar da tarefa.

O Leão pode ter o retorno de Romércio à zaga, embora a dupla formada por Rafael Jansen e Marlon tenha atuado bem nas 2 vitórias consecutivas, sobre Vitória (BA) e Avaí (SC). No meio, Pingo segue substituindo a Anderson Uchôa.

Um azulino que vem se destacando após as últimas rodadas é o lateral-esquerdo Raimar, contratado por empréstimo junto ao Athletico (PR) e que tem substituído Igor Fernandes com regularidade e até alguns ganhos, como a capacidade de marcar e subir ao ataque.

Na frente, o Remo terá Lucas Tocantins, Felipe Gedoz e Matheus Oliveira, mas Jefferson, Rafinha e Renan Gorne são opções para o decorrer da partida. O confronto em Campinas (SP) pode também marcar a estreia do volante Neto Moura, última contratação azulina até o momento.

Em 11º lugar, com 33 pontos, o Remo só pode ser alcançado na rodada pelo CSA (AL), que tem 32 pontos e enfrenta o embalado Botafogo (RJ) na quinta-feira (23/09), em Maceió (AL).

Blog do Gerson Nogueira, 21/09/2021

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.