Lucas Siqueira
Lucas Siqueira

Na manhã desta quarta-feira (10/03), entrou em vigor o novo decreto do Governo do Pará para tentar conter o avanço do novo Coronavírus no Estado. Dentre as novas restrições, está o aumento do intervalo do toque de recolher, que agora inicia às 21h.

Apesar da inserção de novas medidas no decreto contra a Covid-19, o Campeonato Paraense segue em atividade. De acordo com o governador Helder Barbalho, o protocolo adotado pela Federação Paraense de Futebol é “suficiente” para que a competição não seja paralisada, opinião que é compartilhada pelo Ministério Público do Pará.

O promotor de Justiça e integrante da Comissão Estadual do Estatuto do Torcedor, Nilton Gurjão, explicou que o órgão concorda com as medidas adotadas pela FPF e que, se cumprido o protocolo, “não há problemas” em seguir com a bola rolando nos estádios paraenses.

“Consideramos que o protocolo atende as recomendações governamentais. Não temos público nos estádios. Portanto, se cumprido o protocolo, não vemos problema”, disse.

Na última semana, os promotores que integram a Comissão do Estatuto do Torcedor se reuniram para decidir se seria feita uma recomendação ao Governo do Estado pedindo a paralisação do campeonato. Na ocasião, a decisão foi negativa quanto à recomendação, mas segundo Gurjão, nada impede de haver uma nova reunião para discutir o assunto.

“Há essa possibilidade, pois o processo é dinâmico, mas hoje não pensamos em recomendar a suspensão da competição”, apontou.

Técnico do Remo desde setembro de 2020, Paulo Bonamigo teve diagnóstico positivo para o novo Coronavírus em meados de janeiro deste ano. Ele foi um dos 15 profissionais do clube, incluindo jogadores, demais membros da comissão técnica e funcionários, que foram acometidos pela doença.

Bonamigo ficou quase 3 semanas afastado das atividades, em tratamento. O surto da Covid-19 no Leão aconteceu dias após a comemoração do acesso à Série B, quando uma parte do elenco foi para a Avenida Doca de Souza Franco, no centro de Belém, festejar com os torcedores.

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (10/03), o técnico azulino disse ser difícil falar sobre a questão do futebol durante a pandemia. Segundo ele, cada pessoa possui uma visão diferentes assunto. Apesar disso, Paulo Bonamigo afirmou que o ideal, neste momento, seria uma proteção maior para todos.

“É difícil a gente falar, porque quem passou pela situação da Covid-19, uns tiveram dificuldades e outros foram assintomáticos. Quem teve dificuldade, evidente que vê de uma forma diferente”, disse.

“Temos que respeitar um calendário. Vimos que houve uma dificuldade muito grande de quem comanda o futebol brasileiro em manter um campeonato regular. As competições tiveram que jogar praticamente quarta-feira e domingo, em jogos que deram um desgaste muito grande em todos os profissionais”, ponderou.

“Evidente que, dentro de uma pandemia, temos que observar sempre o lado humano neste momento. Se pudéssemos ter um comportamento de nos proteger ainda mais neste momento, seria o ideal”, comentou Bonamigo, dando a entender ser favorável à paralisação do futebol.

Na terça-feira (09/03), o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Sarrubbo, recomendou a suspensão dos jogos de futebol, entre outras atividades, mas a Federação Paulista, por sua vez, se colocou contrária ao recomendado e contou com o apoio dos clubes para tal.

Pelas redes sociais, o volante e capitão do Remo, Lucas Siqueira, se posicionou a favor da sequência dos Estaduais e citou a decisão tomada pelos paulistas.

“Concordo com a Federação Paulista em dar continuidade com os Estaduais”, escreveu o capitão do Remo.

Roma News, 10/03/2021