Valberto Lira
Valberto Lira

O Ministério Público vai recomendar à CBF a suspensão de todas as partidas de futebol no Brasil. A carta deverá ser assinada em conjunto pelos presidentes das comissões estaduais que tratam da segurança nos estádio. O presidente da Comissão Nacional, o procurador Valberto Lira, da Paraíba, adiantou o teor do documento.

“A Comissão Nacional decidiu emitir uma nota técnica recomendando à CBF a suspensão de toda e qualquer competição por ela organizada, em face da situação que hoje o Brasil atravessa, com o crescente número de pessoas falecidas e contaminadas”, disse.

“Todos os colegas que integram a comissão entendem que se não houver o acatamento dessa recomendação, serão ajuizadas ações em todos os Estados. Vivemos uma situação que preocupa a todos e esses deslocamentos de equipes de um Estado para outro trará mais possibilidade de contágio”, explicou o presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios, do Ministério Público.

Mais cedo, Valberto Lira já havia se posicionado contra a realização de partidas de futebol na Paraíba. Em ofício que será enviado à CBF, ele recomendou que a partida entre Treze (PB) e Altos (PI), pela Copa do Nordeste, que está marcada para sábado (06/03), seja cancelada. O mesmo vale o jogo entre Campinense (PB) e Bahia (BA), na próxima terça-feira (09/03), pela Copa do Brasil.

“Futebol não é atividade essencial. As atividades essenciais estão elencadas no decreto do Governo do Estado. Estamos dizendo à CBF que não poderão acontecer esses jogos. Estamos recomendando também à Polícia Militar para impedir esses jogos no Estado da Paraíba”, disse Valberto, que também é presidente da Comissão de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios da Paraíba.

O debate sobre a paralisação no futebol brasileiro ganhou grande proporção depois do apelo do técnico Lisca “Doido”, do América (MG), antes da partida contra o Athletic (MG), pelo Campeonato Mineiro. O treinador lembrou dos técnicos que morreram vítimas da Covid-19 (Marcelo Veiga e Ruy Scarpino), além de outros colegas que tiveram que ser hospitalizados.

“Faço um apelo à CBF para dar um tempo nessa Copa do Brasil. Para que a gente adie um pouco esses jogos, né? Vamos jogar só no dia 18/03, talvez até lá, mas tem jogos agora na próxima quarta-feira (10/03). Tenho certeza que meus colegas também estão preocupados. Sou pai de família, tenho duas filhas e uma esposa. Quero viver, gente”, disparou Lisca.

Por outro lado, duas Federações já suspenderam seus Estaduais – Ceará e Santa Catarina. A CBF, por sua vez, ainda não fez nenhum pronunciamento oficial. O governador do Ceará, Camilo Santana, disse que acredita na suspensão da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste por parte da CBF.

Pelo calendário do futebol brasileiro, os meses de fevereiro a maio são dedicados aos Estaduais, além da Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Além disso, há também o início das competições internacionais – Libertadores e Sul-Americana – e as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O Campeonato Brasileiro está previsto para começar no final de maio.

Globo Esporte.com, 04/03/2021

4 COMENTÁRIOS

  1. Remo 100% eu acho que a cbf não irá aceitar porque tipo se parar vai voltar só no segundo semestre pra acontecer tudo de novo o que aconteceu ano passado? E também o calendário da cbf já é apertado.

  2. Caso continue o calendario aqui no estado, o clube do remo precisa ter muito, muito cuidado nessas viagens para o interior do estado , onde vem crescendo o numero de casos. Atenção precisa ser redobrada.

Comments are closed.