Paulo Bonamigo
Paulo Bonamigo

O Remo está fora da decisão do Parazão 2021. Vai acompanhar pela TV a festa exclusiva de Tuna e Paysandu, finalistas da competição. Pior que isso: chega ao 3º revés em finais nos últimos 6 meses – Série C, Copa Verde e Estadual.

Uma conta indigesta para uma torcida exigente e um número negativo para o técnico Paulo Bonamigo, respeitado e identificado com o clube, mas que ainda não acertou a mão na hora de decidir títulos.

A repercussão da derrota para o Vila Nova (GO) na Série C foi atenuada pelos muitos desfalques provocados pela Covid-19 no elenco, após a festa do acesso.

Em seguida, veio a Copa Verde. O Remo chegou à final diante do Brasiliense (DF) e jogou as duas partidas como se tivesse o condão de resolver tudo a qualquer momento. Perdeu.

Contra a Tuna, no Baenão, a situação se repetiu. O Leão ostentou certa soberba, como de resto em quase todo o campeonato. Terminou superado por um time tecnicamente modesto, mas esforçado e determinado a vencer.

Em vários jogos, o Leão exibiu autossuficiência, como se sobrasse na disputa. Até sobrava, pelo menos em tese, na qualificação dos jogadores. Ocorre que o futebol não é (ainda bem!) pautado por uma régua cartesiana segundo a qual elencos mais caros são naturalmente vencedores.

Fatores diversos contribuem para que uma equipe avance e alcance objetivos dentro de um torneio. O Remo de Bonamigo teve 3 grandes momentos no campeonato: a estreia contra o Gavião, a goleada sobre o Paysandu e o início arrasador diante do Águia, em Marabá, pelas quartas-de-final.

Foram sempre lampejos, nunca uma atuação completamente boa. Chegou perto disso no Re-Pa, mas em nenhum outro jogo mostrou a mesma volúpia ofensiva. Fazia um gol e descansava na sombra. Se marcasse dois, tirava o pé em definitivo. Ocorreu isso em quase todas as rodadas.

Contra a Tuna, na primeira partida, o Remo foi bastante superior. Impôs seu plano de jogo, fez um gol logo de cara, mas arrefeceu e permitiu a reação. Quando foi buscar o resultado, bateu de frente com o goleiro Gabriel e enfrentou a correria da jovem equipe cruzmaltina. Não foi o suficiente para alertar a comissão técnica.

No segundo duelo, a Tuna veio mais disposta a conquistar a vaga. Deixava claro essa vontade até nas duras entradas toleradas pela arbitragem. O Remo se resguardava, tentava jogadas de efeito, era quase petulante.

O grande lance foi o passe de primeira que Felipe Gedoz deu a Marlon para o cruzamento que levou ao gol (contra). Estranhamente, essa manobra não se repetiu mais. O ataque se perdeu em tentativas individuais de Lucas Tocantins, Dioguinho e Edson Cariús. Todos renderam abaixo das expectativas, mas é fundamental reconhecer os méritos da brava Águia do Souza.

As mudanças feitas no segundo tempo foram um tiro no pé! Erick Flores e Vinícius Kiss precisam de tempo para entrosar. Renan Oliveira já teve tempo demais para mostrar utilidade.

A dura realidade é que, após tirar Lucas Tocantins e Dioguinho, Bonamigo não tinha armas para o ataque e o Leão foi eliminado – provavelmente – nas substituições.

O grande legado da perda do Parazão talvez esteja nas lições deixadas para a Série B. Em primeiro lugar, está claro que o grupo carece de reforços. É evidente também que algumas peças não estão à altura dos planos para a competição nacional e, por fim, a necessidade de calçar as chuteiras da humildade, ensinamento válido para qualquer tipo de competição.

Blog do Gerson Nogueira, 14/05/2021

36 COMENTÁRIOS

  1. Tem que ter o pé e no chão para de pensar que já ganhou humildade vamos conseguir nossos objetivos pra cima Leão.

  2. O Gerson Nogueira pode até ser do contra, mas este artigo sintetiza o Remo.
    A soberba atrapalha demais, além da fraqueza e incompetência de alguns jogadores.
    Tem até jogador que pensa que joga, apenas por jogar una partida Boa!
    Enfim!
    Tem que haver novas contratações, mas chega de veteranos!
    O Brasiliense faz isso há alguns anos e não sai da serie D.

  3. Novamente venho dizer que uma lista de dispensas deve ser feita: Fredson, Mimica, Kevem, Felippe Borges, Renan Oliveira, Edson Cariús e Laílson. Em contrapartida, realizar contratações de imediato, principalmente para o sistema defensivo e um ótimo jogador para a cabeça de área. Não se pode mais dá ao luxo de trazer jogadores para para fazer testes.

      • Desde o princípio a gestão e comissão técnica do Remo divulgou que esse não seria o grupo da série B, que muitos jogadores estavam sendo testados, que ainda teriam contratações para série B e saídas de jogadores. Ocorre que o torcedor parece que não conhece que futebol tem suas zebras. Agora nada mais presta. Vinicius já é o pior goleiro do mundo, esse Dedé, já é o maior zagueiro do mundo. É interessante como o torcedor forma suas idéias por um único resultado, sem nenhuma visão holística. Para mim, o Remo foi e é o melhor time, com sobras, do campeonato. Não vai ser campeão porque isso acontece muito em futebol, O do melhor não levar o título por circunstâncias diversas e que nesse caso específico foi roubo do juiz e atuação espetacular do goleiro da Tuna. O Remo não jogou sua melhor partida? Não jogou, mas não vi merecimento do adversário para chegar na final. Para mim essa final foi por encomenda.

  4. Nosso Time não gosta de títulos, meus filhos cresceram vendo o Remo campeão só no Pará e olhe lá. Porra aquele Título de 2005 foi na merda só pode, caramba, todas as vezes é isso, Quando não perde na final de campeonato Nacional, perder nas semi finais

    • A diretoria do Remo é negligente, sempre deixa buracos no plantel que fazem a diferença negativamente nas fases finais. Um time que quer ser campeão tem estar acertado para não dar chance para o adversário. O atual elenco azulejo não tem zaga e nem centrovante, como um time que negligencia a sua defesa e o ataque pode ser campeão? Nunca. E pior de tudo é que eles não aprendem com os erros.

  5. Só não acho que o Remo perdeu nas substituições, elas podem ter sido erradas, mas os que estavam também não rendiam nada. Num lampejo, o Dioguinho lançou o Gorne com passe em elevação, mas este se viu envolvido por 5 jogadores da Tuna e perdeu a bola . Perdeu porque aconteceu uma situação de gol pra tuna, perdeu porque logo em seguida aconteceu uma clara situação a favor do Remo que não soube aproveitar. Perdeu porque recuou, o time levou o empate, e nos pênaltis a tuna foi mais competente, com seu goleiro muito confiante. A soberba sem dúvida nenhuma foi o veneno que entorpeceu o time remista, anestisiou os jogadores contra um time senão bom, mas valente. Que o Remo aprenda, ja chega, é vamos pensar pra frente. Ah, lembrando o que muitos imaginavam, a mucura vai querer o Dedé…Remo vai ficar olhando?

    • Dedé…pfv….a gente precisa de zagueiro!!! não de peladeiro…O cara faz um gol, na saída precipitada do Vinicius pq não confia na zaga,, temos q contratar…nem pro time de pelada ele serve.

    • Sinceramente! Não vejo bola nesse Dedé. Não é de hoje que joga em clubes paraenses. Nunca despertou interesse de nenhum clube considerado grande daqui. Esteve no Atlético Goianiense, onde teve uma passagem meteórica, não ficou, tinha 21 anos. Depois jogou no Independente de Tucuruí, não jogou duas temporadas. Esteve no sub23 do Vitória da Bahia, também não ficou duas temporadas, muito menos jogou no time de cima e com o Vitória em má fase. Que grande zagueiro é esse que só joga mais de uma temporada no Santos do Amapá? Provavelmente, não deve ter regularidade em bons desempenhos é o que dá para concluir. Agora, o jogador faz uma jogo de superação contra o Remo já é um grande jogador. Na minha opinião, é jogador de time pequeno ,não é jogador para série B. Desculpe, é minha opinião.

      • Se o torcedor se deixar levar pela imprensa paraense, vai acabar achando que até o Edicleber é reforço.

    • Interessante essa notícia de interesse no jogador do adversário nas vésperas da decisão. No caso o interesse do payssandu pelo Dedé.

      • Exato Jamil. A máfia mucurenta já aliciando jogadores da Tuna para facilitarem nos jogos das finais com promessa de contratação para a série C. Basta comprar o goleiro e o Dedé que o jogo estará na mão dos mucurentos.

        Lembro do episódio do goleiro Dida do Independente na final de 2011 que a mucura o prometeu contratação em troca de falhas em gols, mas vazou o esquema e o presidente do Independente foi pessoalmente aos vestuários (minutos antes dos times entrarem em campo) para mandar o treinador tirar o Dida e colocar o goleiro reserva. Com isso o Independente foi campeão jogando com o goleiro reserva. No dia seguinte o Dida se apresentou na mucura, porém o esquema do título sujo não deu certo.

        Certamente a máfia mucurenta comprou a arbitragem nos dois jogos do Remo contra a Tuna, pois sabia que a mucura seria derrotada em jogos de finais com o Remo e com possibilidade de goleadas. A diretoria do Remo vacilou de não ter pedido árbitro FIFA de fora para o segundo jogo contra a Tuna.

      • Não acompanho a carreira do Dedé, mas em alguns jogos que vi nele, vi mais qualidades por exemplo que no Fredson e no Mimica, nesse jogo ele se antecipou em várias jogadas, e ganhou todas de um centroavante como o Cairus que não é pequeno, ganhou no corpo, com empurra pra lá dos dois lados. E também ele vi dar chorões como o Jansen costuma fazer. Citem um passe que o Jansen da certo. Eu não tenho raiva de nenhum jogador e nem adoro outro, falo do que vi e acho que essas qualidades que citei, ele não aprendeu só pra jogar contra o Remo. A muruca está com bom zagueiro, o Yan, que anulou o Nícolas ano passado no primeiro jogo da semi-final, era da base do Remo…A mucura também vai contratar aquele jogador do fluminense que vinha para o Remo…Sim, curiosamente eles passaram a falar de contrações que Remo faria, e do Dedé antes do jogo, pode ser pra fazer ele ficar “mole” contra eles, pode. É uma estratégia, não é errado. Estou citando o rival, porque eles sim parecem estar fazendo contrações interessantes. Eles olham pra cá, nos olhamos pra lá, isso é normal no futebol. Sei que contrações irão acontecer, mas o Remo tem que estar de olho em tudo, vacilos acontecem, mas tem que evitar.

    • Camaradas, saudações AZULINAS!

      Não é possível se considerar a opção de contratar este zagueiro tunante. Realmente, não tem potencial para jogar em time grande, de massa, com pressão sa torcida.

      Quem sugere essa opção, vê apenas um a parte da estória. Ouve opiniões alheias, nem sempre desinteressadas.

    • Infelizmente tem um lado bom que perdermos a classificação para a Tina, tudo pq Camp. Paraense não chega nem perto da dificuldade da série B. Pq o nosso REMO está em perigo , pq tem “jogadores” não eram nem para estar no banco: Carius : se colocar um cone parado ele joga mais que esse PEREBA, esse lateral Welington Silva mais parece cantor de pagode de fundo de quintal, Fredson um Verdadeiro boneco de posto de gasolina, Renan Oliveira é tudo menos jogador de futebol e sem falar do outro zagueiro que mais parece um auxiliar médico pq só vive no DM. Essas últimas contratações são no máximo para o Paraense e Caro Bonamigo, pelo amor de Deus, o Vinícius tem história no nosso Leão, não dá, coloca URGENTE o seu Reserva e chama o Dioguinho para ele deixar de ser fominha. E Grande Fábio Bentes, seu trabalho no Leão é o melhor de todos os tempos, mas o REMO precisa de jogador de verdade de série B e não esses jogadores fakes que o senhor está contratando que começou com esse Cairu…KD OS 7 JOGADORES DE SERIE B QUE FORAM PROMETIDOS ? Pow até a mucura tá contratando melhor que a gente…..Pelo amor de Deus Presidente , escute o clamor da Torcida pq se não só vamos passear e bater e voltar. PRECISAMOS DE JOGADORES DE VERDADE QUE HONRE A CAMISA DO LEÃO e depois fecha logo com o CT.
      O CLUBE DO REMO É TODO GLORIOSO ‼️

  6. Ja deu pro bonamigo tem que a diretoria do remo rem que pegar todo time do ferroviarionde sao paulo que sensacao do paulistao isso a diretoria nao ver os meia sao bom e os atancante

    • Isso não dar certo. Em 1992 A mucura subiu pra Série A e aí trouxeram a metade do time do Santo André que havia feito grande campanha no paulistão e mais o técnico Jair Picerni, excelente técnico por sinal. Foram lanterna na Série A.
      O Remo tem bons jogadores mais não tem zaga, lateral esquerdo e centroavante. É só reforçar esses setores com bons jogadores que o time embala.

  7. Time do ferroviario e mirasol sao bom pra porra vamos ver isso nada de panela e velharia pro remo se manter na serie b

  8. Falou a verdade nesse comentário.
    Mas é muito contraditório,quando lembro de outros comentários,os quais diz,que o Remo está passeando.

  9. A CV o Remo perdeu por incompetência na decisão com o Brasiliense. Já no parazão foi devido roubalheira da arbitragem nos gols da Tuna. Penso que estadual e regional vale mais o revanchismo local ou serve para clubes emergentes que precisam de títulos. O Remo por sua grandeza merece outro patamar, por exemplo, estar futuramente disputando uma sul-americana.

    Mas Chato mesmo foi a perda do bicampeonato brasileiro. Ao contrário do estadual e regional, a série C é título de grande expressão valendo 200 pontos no ranking nacional dos clubes brasileiros. O Remo estava em momento bem melhor que o Vila Nova, os jogadores remistas comprometidos e em alto astral, com a vantagem de decidir em Belém. Porém a farra na DOCA, por irresponsabilidade de jogadores e dirigentes, levou tudo por água abaixo. Lamentável!

    Agora é liberar as ruindades ou os descompromissados e contratar jogadores realmente qualificados e comprometidos com os objetivos do Remo.

    Eu estou confiante que com as contratações que virão o Remo irá montar um time competitivo para fazer uma boa campanha e pelo menos se manter na série b em 2022.

  10. A lição que fica é não fazer apostas em jogadores velhos preguiçosos que estão em decadência há anos no futebol: Érick Flores Ex-Brasiliense e reserva no Boavista; Renan Oliveira Preguiça; Mimica’s Delivery’s…
    Péssimas contratações essas últimas!

    Renan Oliveira e Érick Flora juntos são dois a menos em campo.

    A hora é da Diretoria chamar o Bonamigo para a responsabilidade e fazer acordo p os improdutivos procurar clubes de Série D.

  11. Duas coisas ficaram patentes: 1 – O time precisa contratações pontuais e de qualidade (e não do nível dessas que estão vindo até agora). Remo não brigou pelo Salatiel e está pagando o barato que sai caro com Gorne e Carius. 2 – O Remo precisa urgentemente de variação tática (e isso deveria ter sido trabalhado no Paraense, que serve de laboratório). Reforços pontuais e de qualidade e variação tática. É isso.

    • Manda rasgar Fábio bentes por favor; mimica, fredson, lailson, Renan ruindade, erick flores, Felipe Borges, walace, Leven, carius, gorne . E depois contrate jogador de verdade.

      • Faltando 2 semanas pra começar a Série B, a solução é demitir 10 jogadores de diversas posições e ir em busca de reforços que ainda estejam disponíveis, mas que são verdadeiros craques que ninguém percebeu que estão livres, dando sopa e com salário baixo, de preferência!

    • Ewerton, muito boa tua menção ao Salatiel. Realmente um jogador superior aos dois que o Remo trouxe, que mostraram que não servem para ser titulares na série B. O grande problema é que estamos contratando muito mal e o campeonato já inicia no fim do mês, o que deixa acessa a luz amarela. Sabemos que se o time começar com resultados ruins nas primeiras rodadas, vamos ter muitas dificuldades no decorrer da competição. Faz-se urgente a contratação de dois bons zagueiros, dois meias (Lucas Siqueira, pra mim, é banco) e dois atacantes. Além disso, sem dúvida, alguns não têm condições continuar, como, por exemplo, Renan, Fredson, Mimica e, os da base, só aproveitaria o Ronald; os demais emprestaria para times da C e D. Mas a maior interrogação que fica é saber o motivo de não se ter contratado há muito tempo os dois zagueiros, porque é gritante a limitação técnica dos dois titulares.

    • Estar de parabéns o comentário de Gerson Nogueira, os jogadores que foram contratados são piores do que temos. Desde do início a torcida pedia para contração de zagueiros de gravidade, a nível de série B, a resposta sempre era essa estamos esperando terminar os estaduais, os estaduais praticamente terminado, não contratou ainda jogadores a altura da grandeza do Remo.
      Assim fica difícil. E os jogadores que temos ainda são dominados pela soberba, isso é impugnante

  12. Infelizmente o nosso time menosprezou o adversário, o qual foi ao baenão jogar com sangue nos olhos, ou seja, não havia bola perdida. Isso é o que falta para nossos jogadores, jogar com garra, alguns atletas já mostraram o que vieram fazer, exemplo :Edson Carius, só anda em campo e não rende nada, Renam Oliveira já teve várias oportunidades e nada. A diretoria do clube tem que exigir mais desses atletas. Precisamos com urgência de uma zaga consistente que nos inspire confiança. A série B já está aí na porta. Vamos agir para não passarmos vergonha nesse braaileirão.

  13. Já estou duvidando das atitudes do nosso executivo de futebol, o do vizinho parece ser um cara muito mais proativo e de muitos contatos, fico surpreso como ele conhece bons jogadores e consegue trazer eles para uma série c. ai me vem um executivo para o remo de cargo politico que é o cargo de seleção de base da seleção que atualmente não consegue contratar ninguem de peso . Sempre é pq aqui é o norte, aqui o estadual não tem visibilidade, os outros times tem mais poder aquisitivo, enquanto isso o vizinho consegue fazer contratações razoáveis para uma série c. imagina se ele tivesse aqui, duvido se ele n tinha trazido jogadores melhores, as maiores contratações que o remo teve atualmente foi pq foi oferecido ao remo.

  14. Estamos aguardando os reforços. E nada de jogadores que estão em baixa pu de times rebaixados no estadual. Queremo reforços de vdd!

  15. O alerta está ligado, a série B vem bem diferente dos outros anos em tese tecnicamente forte com clubes tradicionais , os clubes grandes q desceram, tentarão de todas formas o acesso. Esses jogadores q aqui chegaram ao Remo, são refulgos da série B, jogadores já sem aceitação no mercado da B. A direção do Clube do Remo já reafirmou por diversas vezes q o elenco atual sofrerá mudanças para melhor, contudo, ainda não vimos desses jogadores trazidos um q chamasse atenção, a maioria está acima dos trinta anos e em fase de recuperação física. A competição tá na porta e o Remo ainda não está minimamente preparado. A sensação q fica é q a diretoria não sabe contratar, e quando contrata faz mal negócio.

  16. Não existe hora melhor de perder, mas se o Remo vence o campeonato Paraense invicto teríamos a ilusão de que a série b seria fácil, e que o time tá uma máquina.
    Agora é série b, o Bonamigo e a diretoria devem ter assimilado a eliminação do paraense, agora sabem que o time necessita de reforços para não acontecer o pior na série b.

Comments are closed.