Felipe Gedoz
Felipe Gedoz

Entre os jogadores do time titular do Remo, estão liberados para a primeira partida da final: o goleiro Vinícius; o lateral-direito Ricardo Luz, o zagueiro Fredson, o volante Lucas Siqueira, o meia Felipe Gedoz e o atacante Tcharlles.

Além desses 7 titulares, também estão aptos para jogar em Goiânia (GO): o goleiro Thiago, os zagueiros Gilberto Alemão e Kevem, os volantes Laílson e Júlio Rusch, o meia Eduardo Ramos, os atacantes Eron e Wallace, além dos meninos Lucas Mocorongo (goleiro), Rafael (meia) e Pepê (atacante).

Não deixa de ser um grupo capaz de iniciar bem a decisão da Série C, contra o Vila Nova (GO).

A recuperação de Lucas Siqueira, que sentia entorse no tornozelo, é um grande ganho. O volante Julio Rusch viajou, mas ainda causa receio, já que sua lesão foi muscular.

O fato é que, apesar de sensivelmente desfalcado, o Leão está vivo na disputa do título nacional. Com o auxiliar Ivo Pepo também acometido de Covid, o preparador físico Renan Capra assume o comando do time.

Volantes conhecidos

Vila Nova tem uma dupla ex-azulina de volantes: Yuri, contratado no final de novembro, com 8 jogos, e Dudu, com 21 jogos em toda a temporada.

Yuri jogou por 2 temporadas no Remo (2016 e 2019) e ganhou o carinho da torcida. No Leão, Dudu era “Dudu Pacheco” e jogou poucas vezes na apagada passagem em 2018.

Ídolo no Remo é fruto do Vila Nova-GO

O goleiro Vinícius, ídolo remista, é fruto da base do Vila Nova (GO) e não chegou a fazer sucesso no clube goiano. Iniciou a carreira profissional em 2004 e ficou no Vila Nova (GO) até 2008. Fez apenas 22 jogos: 6 em 2006 e 16 em 2008. No Remo, em 4 temporadas, já tem 127 jogos.

Hélio

Dificilmente o atacante Hélio Borges voltará a jogar pelo Remo. Deve ficar de 3 a 4 semanas em tratamento de lesão muscular grau 2. O contrato termina dia 28/02 e ele decidiu não renovar. Seu destino deve ser Portugal.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 21/01/2021

30 COMENTÁRIOS

  1. Volto a repetir…. Jogador da base so pode ser utilizado pelo time principal, mesmo que somente para compor o banco, com contrato de duracao de no minimo 3 anos.
    Que os casos Helio Borges e Wallace sirvam de licao, pois colocamos os dois na vitrine e vamos entrega-los e graca pro mercado.

    • Para de falar besteira cara! O Wallace renovou o contrato dele. O caso do Hélio, é que o cara simplesmente não quer renovar. O Remo vai fazer o quê?! Obrigar o cara a assinar contrato?!

      • Vai procurar saber como foi essa renovacao do Wallace primeiro antes de comentar. O Wallace so quis renovar por mais um ano, justamente porque o Remo correu atras do moloque apos ele ter se destacado, principalmente contra a mucura. Ou seja, vamos perder mais um garoto de graca, e ele so fica no Remo apos esta renovacao se nao vingar.
        Olha que disse na postagem: “Jogador da base so pode ser utilizado pelo time principal, mesmo que somente para compor o banco, com contrato de duracao de no minimo 3 anos”.
        Se fizerem isso, nao sera preciso obrigar ninguem a assinar contrato.

      • O Sangue Azulino está certo, o Remo tem que fazer contratos mais longos e com muita alta com os moleques que se destacam nas categorias de base, pois é muito amadorismo fazer renovação quando o moleque já está aparecendo para o mercado e as abutres empresários os levam de graça do Remo.

      • Caro Abreu, por esse tipo de pensamento que o Remo há anos vem perdendo suas jóias da base e continua assim, os últimos foram Wallace e Hélio devido a visão amadora da diretoria de futebol. É amador só renovar contrato quando o moleque já está famoso, é como o Remo se prestar de pasto para os empresários de futebol.

    • Seria bom o clube só colocar jogador com contrato de 3 anos, mas isso é IMPOSSÍVEL, como o clube vai fechar contrato com 5, 10 jogadores da base, pagar salarios por toto ease tempo? É inviavel!. Pra pagar salario baixo, a multa tem que ser correspondente, aí quando vier um clube e pagar essa multa baixa, vem torcedor reclamar porque a multa foi baixa. Imagina pagar salários de 5 mil por jogadores da base por 3 anos, com décimo terceiro e tal, desses votar em 1 ou 2. E quanto vc imagina que seria uma multa para um jogador que ganha 5 mil? Se algum clube faz isso, de ficar pagando salário de jogador de base que é apenas uma promessa, e de qualquer forma, todos são, apenas suposta promessa, esse clube tem que ter muito do dinheiro. Não dá, meu amigo. Agora se alguém quiser pagar…

      • Concordo plenamente com você Gilmessi77. São vários os casos de jogadores da base, mesmo aqueles que se destacam, que não crescem no profissional. É como você comentou, são promessas. Daí vão sair fazendo contrato com todos. De fora, analisando, tudo é muito fácil. Ainda tem a situação do jogador que não quer ficar no Remo. Esse Hélio Borges foi e é um caso típico. Foi para base do Palmeiras, não deu certo, voltou. O Remo deu oportunidade, teve seus méritos, aproveitou, mas antes mesmo de finalizar o campeonato já se especulava sua saída. Isso na reta final e decisiva. Então, é um jogador que não quer o Remo, ficou agora porque não teve outra oportunidade. Na minha opinião isso é nítido. Claro, é um direito que ele tem. Ê o mercado da bola! Muito natural.

      • Tirando esse cenario atipico desse proximo jogo, quantos jogadores utilizamos no elenco principal (isso ja considerando os que comporam o banco) neste campeonato?

        Tenho certeza que UM jogador do eixo sul/sudeste, que contratamos este ano e nao deu certo, pagaria o salario desses moleques (vai alguns exemplos ai… Ze Carlos, Gelson, Neguete, Xaves e etc…).

        Minha ideia eh separar uma verba, sei lah R$ 20 mil por mes, somente para investir em salarios desses meninos que sao expostos no time principal (nao estou falando dos que treinam, e sim entram em campo ou compoem o banco).

        Surgiu a oportunidade de algum menino ir pro jogo, primeira conferencia deve ser contrato
        * Esta com contrato renovado? “SIM”, entao pode ser relacionado. “NAO”, vamos providenciar a renovacao antes de coloca-lo na prateleira.

        Se colocarmos na balanca as conquistas dessa atual diretoria nos ultimos anos, essa falha eh bobagem, mas sempre temos que buscar melhorar….

    • Não tem sentido algum o Remo ter alto custo com toda infraestrutura de base e profissionais para trabalhar na base, mas na hora de ter retorno financeiro perde as suas joias como tem ocorrido há anos

      Claro que dá para pagar salários dignos para os moleques promissores da base e propor multa contratual significativa para os reter.

      A questão não é o recurso financeiro e sim saber usar o dinheiro, só como exemplo, em vez de pagar salários altíssimos para um Zé Carlos inútil poderia economizar essa grana e bancar uns 8 moleques da bases com salários médio de 5 mil.

      Não há alguma dúvida que o Remo é cube formador de bons jogadores, o clube está na série B, portanto, com ótima visibilidade.

      Se fizerem projetos profissionais sérios e factíveis o clube terá lucro na utilização do moleque no time profissional e posterior venda. Isso não é nenhuma novidade para quem, efetivamente, tem expertise de Projeto e Administração Financeira. Clubes como Atlético PR, São Paulo, Santos, Bahia, etc estão bem financeiramente porque tem projetos para a base e colhem frutos montando times com suas crias.

      • Ta, paga uma salario de 5 mil por 8 jogadores, so ai são 40 mil mensais, 480 mil anuais fora férias e décimo terceiro. Qual seria o valor da multa? Vamos de dizer que seja 1 milhão. 1 milhão o valor da multa por cada jogador. 5 mil equilivale apenas a meio, meio % de 1 milhão. Mas vamos que o contrato seja esse, o salário corresponderá por meio % do valor da multa. Parece um bom negócio, né? Mas, se todos receberem esse valor, de 5 mil com esse valor de multa, estará se igualando os desiguais, porque vai ter jogador que no decorrer do contrato (que não foi dito o tempo e nem a idade que o clube começaria a pagar salário desses “moleques), vai valer esses 5 mil, outros não e outros mais. Aí vem um empresário e cata o melhorzinho dessa “turma de moleques”, que o Remo ofereceu onde treinar, alojou, pagou salário, enfim, pega o melhor, paga o valor da multa, oferece vantagens ao jogador, vocês acham que ele vai ficar? Eu não sou contra pagar salários para a base, ao contrário, seria ótimo, esse jogadores serem alojados, alimentados e estudarem, mas isso é nossa realidade? Vocês acham mesmo que só pagar um salário e estabelecer multa (que não vai ser alta), vai segurar o jogador que quer sair? A única coisa que segura jogador é: Multa alta e inviável ( como é o caso Nícolas com multa de 5 milhões, que já recebeu diversas propostas e não sai pela multa, que para nossa realidade é alta e ele é um jogador diferenciado para as nossas paragens, mas os times que o procuram são de série C ou b e não pagam isso). E a outra coisa que segura jogador é a vontade dele ficar no clube, fora essas duas coisas, nada mais. Quando vocês tiverem uma proposta real, vocês podem apresentar ao presidente do clube, quem sabe ele aprove. Mas por enquanto, não adianta só dizer que o clube TEM que fazer contrato, porque não é assim, até porque, o jogador só assina se ele quiser. As coisas não funcionam na prática como desejamos e imaginamos, nesse mundo de negócios as variáveis são muitas. Mas como falei, pensem, escrevam e apresentam o plano ao Fábio Bentes.

      • Desculpa Garra Azul, mas o Santos apesar de formar diversos jogadores está mal financeiramente, inclusive devendo jogarem. O Santos é o Fluminense são os times que mais formam e andam numa draga. Outro clube que forma é de fato o São Paulo, mas que também não tem dinheiro. Clubes super mal administrados. O Bahia eu não sei se tem dinheiro, mas tem um ótimo presidente. E o Atletico Paranaense, começou a mais de 10 anos cataŕ jogadores promissores pelo Brasil, montou times medianos, mas que ganharam títulos importantes e com boas premiações. Mas não vendeu tanto.jogador da base assim, vendeu o Rony que não foi da base deles. Seria ótimo se o Remo.se tornasse um vendedor de jogadores, tanto da base quanto os que viessem de outros lugares da região, como fez o Atlético, porém, mais importante pra ganhar dinheiro é: evoluir na copa do Brasil, disputar uma sulamericana. Esses são projetos viáveis a médio prazo para o Remo, se mantendo na B, atraindo jogadores que se dedicam com o projeto, ter centro.de treinamento, formar jogadores e vender para o mercado externo. O Porto que não é besta, pega jogador brasileiro bom e barato e revende para outros na Europa com valor muito maior.

        • Cara Gilmessi77, não tem porque pedir desculpas pois se trata de teu ponto de vista, e em nenhum momento fostes ofensiva nesse tópico.

          Mas não podemos aceitar que os moleques formados do Remo serão sempre perdidos antes do clube ter retorno financeiro, caso contrário não tem sentido investir forte em categoria de base, muito menos pensar em CT, por seus altíssimos custos para manter.

          Diante de uma gestão profissional com projetos factíveis para a categoria de base, o clube tem como manter suas joias escolhidas a dedo mediante ao histórico de performance do menino e sua prospecção para jogar no time profissional e um dia ser vendido a um valor que dê ao clube o ROI esperado, inclusive com lucro significativo. A escolha deve ser qualitativa, os poucos melhores da safra de moleques da base ganhariam contratos mais longos com bônus salarial, conforme performance, com multa significativa. Por exemplo, o moleque Wallace foi destaque em todas as categorias de base no Remo, inclusive na última foi artilheiro com 22 gols. É muito lógico que ele mereceria um contrato bom antes de iniciar sua caminhada no profissional.

          Umas das questões básicas da administração financeira para ter lucro é que não basta ter aumento de receita, é preciso cortar custos. Outra, dinheiro vai para o ralo se mal usado, mas se multiplica se bem empregado. Nesse ponto volto a citar contratações caras e que nitidamente que não dariam certo, como foi o caso de Zé Carlos. Um mês de salário desse tipo de jogador inútil é suficiente para pagar um ano de um bom salário de moleque promissor e ainda o clube ter retorno no investimento.

          O São Paulo até 1990 só tinha 2 títulos nacionais e alguns paulistas, mas com a gestão do Marco Aurélio Cunha o clube investiu forte em sua categoria de base, passou a revelar jogadores e os usar no time profissional, assim não foi a toa que conquistou tri campeonato mundial, além de vários títulos nacionais e sul-americanos (libertadores, etc). Hoje tem o São Paulo tem um patrimônio invejável.

          Então, se queremos o Clube do Remo grande temos que mudar nosso pensamento como torcedor, valorizar mais o crescimento patrimonial do clube e seu lugar que deve ser no mínimo uma série B, com isso os títulos expressivos virão como consequências.

  2. Dá para montar um time competitivo:
    Vinicius
    Luz, Fredson, Alemão, Kevin, Lailson
    Lucas, Gedoz
    Tcharles, ER, Wallace

    Jogaria com 3 zagueiros, até para cobrir o Lailson na esquerda.

    Ainda teria
    Rusch e os muleques Rafael e Pepe para colocar correria para cima da zaga do Vila.

      • Sim, passou, jogou o campeonato paraense não lembro por qual time. Não concordo que era bela porcaria, ele segurava e fazia a função dele e de outro volante que não lembro o nome, mas era o nome é o da cidade dele ou estado. Eu defendia o Dudu porque ele corria por dois, chegava na área como volante, mas não sabia finalizar. Mas torcida sempre pegou no pé dele. Boa os jogos no mangeuirão e como esse cara corria…apesar de meio fofinho. Tinha qualidade sim.

        • Na minha opinião o que falta é um bom olheiro no clube, pessoa que seja capaz de ver o potencial futebolístico do garoto e sugerir à diretoria o tempo de contrato.

  3. Vinícius
    Fredson
    Kevem
    Ricardo luz
    Lailson na esquerda é o que temos
    Lucas Siqueira
    Júlio Rusch
    Gedoz
    Walace
    Tcharlles
    Eron

  4. Os comentários do sangue azulino estão muito bem colocados em relação aos garotos da base, são rapazes bons de bola e é preciso ter mais cuidado realmente para não acontecer como está sendo com o Hélio Borges,será uma grande perda se realmente não renovar,grande jogador e com muito futuro pela frente,foi a grande revelação do ano no Remo junto com Walace,mas a diretoria tem crédito e creio que aprendeu a lição com esses casos.

  5. Muito bom Ivanete, o time está precisando de torcedores que incentivem e não de alguns torcedores pessimistas. Tenho plena certeza que o LEÃO não perde esse jogo.

  6. essa molecada da base se deixa levar por empresarios aproveitadores e acabam se fu… e depois de pouco tempo querem voltar.

  7. O Remo mesmo com esses problemas ainda é mais time que o VILA Nova, é vai ser bi- campeão brasileiro novamente se Deus quiser e ele há de querer! Pra cima deles leão!

Comments are closed.