Eduardo Baptista
Eduardo Baptista

O time “B” do Remo enfrenta o Manaus (AM), nesta sexta-feira (12/11), sob o comando de João Nasser Neto e o olhar de Eduardo Baptista, o novo técnico azulino. Um estímulo a mais para os atletas que tentam se colocar – ou recolocar – no time principal.

O time manauara está de “ressaca” pela campanha eliminação na Série C, enquanto o Remo está dando à Copa Verde um óbvio tratamento secundário, quando a prioridade absoluta é a permanência na Série B. Arranha, mas não tira o apelo do jogo na Arena da Amazônia, na capital amazonense.

O anúncio da contratação de Eduardo Baptista, liberado pelo Mirassol (SP) apenas para a reta final de Série B, deu outro clima aos azulinos.

Acima de tudo isso, porém, estão questões éticas e financeiras. Obrigação moral de honrar a camisa e a possibilidade de garantir R$ 1,5 milhão de cota pela entrada direta na 3ª fase da Copa do Brasil, além de bilheteria e o prêmio de R$ 150 mil, com o título da Copa Verde.

Inauguração

Foi com Remo e Nacional (AM) em campo, pela Copa Verde, em 2014, a inauguração da Arena da Amazônia. O zagueiro remista Max fez os 2 primeiros gols do estádio construído para a Copa do Mundo. A partida terminou empatada em 2 a 2, com o Remo saindo classificado. Glória paraense na festa dos amazonenses. Max, agora com 34 anos, jogou nesta temporada pelo São Caetano (SP).

Desfalques

O lateral-esquerdo Dudu Mandai, ex-Remo, é um dos desfalques do Manaus (AM), na sua já conhecida rotina de lesões. Aliás, lesões e rescisões implicam em 8 perdas no grupo que vinha jogando a Série C.

Do outro lado, o Remo vai com time alternativo, mas contando com as presenças de Vinícius, Erick Flores, Pingo, Renan Gorne e companhia.

Série B

O Goiás (GO) deve vir a Belém super motivado para o confronto com o Remo, após voltar ao G4 da Série B esta semana ao vencer o ex-líder Coritiba (PR), por 2 a 1. Nas rodadas anteriores, havia empatado com a Ponte Preta (SP), em Goiânia (GO); e com o Operário (PR), em Ponta Grossa (PR).

Com a saída do técnico Marcelo Cabo, o time vem sendo dirigido há 3 rodadas pelo auxiliar Glauber Rocha.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 12/11/2021