Ronald
Ronald

Revelação da base remista, Ronald é um fenômeno de público e crítica, mas não despertou até agora nenhum encantamento por parte do técnico Paulo Bonamigo. Depois de insistentes questionamentos levantados nas últimas semanas, o treinador finalmente falou sobre o ala de 18 anos que também atua como ponta.

Para Bonamigo, Ronald tem muito potencial e um futuro promissor, mas precisa adquirir mais “casca” – experiência, na linguagem boleira. É interessante a afirmação, embora seja absolutamente improvável que o jovem atleta ganhe rodagem sem ter sequência de jogos.

Em favor do técnico há o fato de que, quando assumiu o comando, em setembro, Ronald estava lesionado. Sofreu fissura na clavícula após uma entrada criminosa no jogo contra o Treze (PB), na fase inicial da Série C.

À época, surgiu a informação de que a contusão teria ocorrido porque o jogador não sabia cair e amortecer choques normais no desenrolar de um jogo. Pode até ser, mas o fato é que Ronald levou uma trombada violenta, sendo difícil avaliar se traquejo e tarimba evitariam a lesão.

Ele surgiu como lateral-esquerdo no começo de 2020, contra o Carajás, no Baenão. Em poucos minutos, encantou o torcedor pela velocidade, dribles e destreza para cruzamentos. O técnico era Mazola Júnior, que ainda escalou Ronald em partidas pelo Parazão e da Série C.

O tempo consumido na recuperação deixou Ronald fora do radar. Voltou aos poucos, já sob direção de Paulo Bonamigo, mas sem a mesma volúpia ofensiva. Na entrevista, o técnico revela que ficou com impressão ruim após a fraca participação do ala diante do Santa Cruz (PE), no Mangueirão.

Era um jogo importante e quase ninguém se saiu bem. Nem Felipe Gedoz, estreante da noite, que perdeu um pênalti e dois rebotes no mesmo lance. Apesar da pífia atuação e da derrota por 2 a 0, Bonamigo guardou como referência negativa a participação de Ronald.

Desde então, o ala – ou extremo – só aparece de vez em quando, como contra o Independente, pela Copa Verde, fazendo primoroso cruzamento para gol de Lailson, e diante do Gavião, na 1ª rodada do Parazão. O Remo goleou, mas Bonamigo fez várias substituições no segundo tempo e o time se desfigurou. Ronald jogou apenas 15 minutos e praticamente não pegou na bola.

Ainda bem que, apesar do comentário crítico sobre o jogo contra o Santa Cruz (PE), o técnico mantém expectativa favorável pela evolução do atleta. Acha também que não pode jogar responsabilidades excessivas sobre as costas dele, o que explica a parcimônia em escalá-lo.

Tomara que, ainda no Parazão, novas chances surjam para Ronald, que só vai ganhar confiança jogando, com direito a erros e acertos. Por coincidência, nesta quinta-feira (25/03), o lateral-direito Cicinho, revelado na base remista, defendeu a Bulgária no jogo contra a Suíça, pelas eliminatórias europeias. A seleção búlgara perdeu por 3 a 1 e o paraense atuou como titular.

Blog do Gerson Nogueira, 26/03/2021

15 COMENTÁRIOS

  1. Tem q ser trabalhado!!!Daqui a pouco ja querem largar o Clube como muitos o fazem,vejam ai o Helio Borges!

    • Também acho que o jogador tem potencial, mas essa imprensa quer empurrar o jogador na marra, pressionando. Nunca vi um comentarista esportivo ser treinador em futebol. O Técnico é o Bonamigo que está vendo o grupo no dia a dia e tem experiência. Todos jogadores da base estão tendo chances, é inegável. De fato esse jogador não tem correspondido, menos até que o Pingo, que continua tendo potencial, mas também ainda não justificou ser chamado de “jóia da base” como virou moda na boca desses comentaristas que imitam os do sul e sudeste que de fato, entendo que chamam de jóia porque os clubes recebem muito dinheiro em transações envolvendo os atletas e clubes europeus. Aqui o jogador entra faz uma partida boa, as vezes minutos da partida ou um lance bom, já é “joia da base”. Então, de fato, atletas da base devem ser observados e, claro, aproveitados porque é o começo de qualquer bom atleta que poderá ser o craque do futuro e proporcionar ao Clube benefícios, que na verdade são recíprocos, pois o Clube também beneficia o atleta ao projeta-lo, mas, por outro lado, tem que ter a natural cautela nisso e creio que um treinador com a experiência do Bonamigo sabe ter. Acho que deve se ter o reconhecimento de que as chances para atletas da base e locais estão sendo dadas pelo treinador.

      • Concordo plenamente com o Jamil. O Ronald tem muito potencial,mas precisa adquirir “casca”. Isso acontecendo,irão ganhar o jogador e o Remo!

  2. Já deu com esse garoto, né?
    Mais um Edcleber e Silvio da vida… Ronald foi dispensado do Paysandu por deficiências técnicas… Os lampejos são contados nos dedo, mas os passes errados estão aos montes… basta assisti-lo jogar… Ele surgiu na época em que o nosso lateral era o horrível Ronael… Qualquer um que soubesse ao menos correr seria destaque. Porém, ficou evidente que o Ronald está muto abaixo dos tbm garotos Wallace e Hélio. Que ele seja emprestado, então!

    Daqui a pouco essa págima pedirá “a grande revelação” paraense no século: Quadradro…

    Avá…

  3. Excelente jogador que precisa ser orientado e olhado com carinho pela comissão técnica e pelo clube. Não desperdice Paulo Bonamigo, essa “jóia” a ser lapidada!

    • Boa Noite amigos seu que assunto aqui é o Ronaldi é futuro promissor do nosso futebol, acho até que ele deveria está jogando na Tuna, mas enfim deixo isso para a diretoria, agora gostaria de colocar aqui um time para o Parazão e ver se meus amigos concordam.
      Tiago
      Welington Silva
      Kelvin
      Jansem
      Felipe Borges
      Anderson Uchoua
      Renan Oliveira
      Felipe Gedoe
      Dioguinho
      Lucas Tocantins
      Edson Cariús
      Gostaria de uma avaliação dos caros

  4. Sinceramente, não vejo toda essa bola no Ronald, parece que ele não teve uma boa base, digo, muito passe errado, corre mais que a bola, só joga olhando pra frente, típico de moleque jogando. Ou seja, precisa mais experiência, era pro Remo empresta-lo para algum time no Parazão para que ele pegasse mais ritmo de jogo, depois reincorporava no elenco principal.
    Mas queria que o Bonamigo também avaliasse outro jovem da base de 17 anos, Lucas Magno, esse moleque eu conheço desde criança, joga demais, bate na bola como jogador profissional, bom drible, posse de bola, faz o time jogar.
    Só precisa da chance, vai fazer o Bonamigo esquecer o Hélio bem mais rápido! Esse sim é a jóia que iria dá um bom lucro ao Remo.

  5. Esses falsos doutores do futebol ainda buscam questionar o trabalho do Bonamigo… paciência bando de velhos ultrapassados do comentário esportivo…vão comentar sobre essa nojeira do BB

    • Caro Lúcio, onde vc leu que estão questionando o trabalho do Bonamigo?
      Se for no texto do Gérson Nogueira, eu não consegui encontrar isso! Ele fala do espaço e lesões do Ronald, e não se o Bonamigo presta ou não para o Remo.

  6. No meu ver o jogador bom de bola tem que começar jogar desde novo porque aí ele vai criando mais casca o Ronald é um por o moleque pra jogar que ele responde muito bom jogador aumentar o salário dele e fazer uma muita contratual alta pra evitar os aproveitadores de beira de estádio fazer dinheiro sem gastar um centavo. Fato esses aproveitadores de ocasião chamados de lisos empresários que são dao bem aproveitando vacilos dos presidentes de clubes formadores que não enxergam suas joias da base com aconteceu com os dois ronis. Fato

  7. Excelente reportagem. Quando o garoto teve oportunidade , entrou bem e surpreendeu positivamente.

    Engraçado ver uns comentando mal sobre o jogador aqui mas ficaram calados ou escreveram menos de 10 palavras no passado p criticar outros pernas de pau.

  8. Esse ronald não é tudo isso q os torcedores acham. O melhor jogador da base do remo se chama WALLACE, esse sim q tem q ser trabalhado e lapidado , não tem cabimento ele perder a vaga de titular para a imundície do Gabriel lima que é uma pereba e espero para o bem do clube que não jogue a série B pq vai ser um a menos em campo.
    Abre o olho leão

Comments are closed.