Jefferson
Jefferson

O atacante Jefferson falou sobre o caso de racismo no jogo entre Remo e Cruzeiro (MG), nesta quinta-feira (28/10), pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro. Autor do segundo gol da vitória azulina por 3 a 1, o jogador foi vítima de injúria racial durante a comemoração.

“Uma situação muito triste, complicada. Nunca tinha passado por isso. Estou tranquilo, estou em paz. Nada vai tirar minha alegria, nada vai me abalar, porque a minha fé e esperança estão em Cristo. Que Deus possa abençoar essa pessoa e colocar mais amor no coração dela”, disse o atleta.

“Lamentável a situação que aconteceu. Não tinha escutado, só fui ter conhecimento quando chegou o vídeo. Lamentável, no século XXI, estarmos vivendo situações como esta”, continuou.

Jefferson deixou a ofensa racista de lado e falou do gol que ajudou o Remo sair com a vitória. Ele também aproveitou para destacar a atuação do time em busca do triunfo fora de casa.

“Muito feliz. Sensação maravilhosa de poder entrar mais uma vez e poder ajudar o Remo a conquistar a vitória, que é muito importante. Foi uma noite iluminada para nós, um jogo muito bem jogado. Soubemos fazer bem o que o professor (Felipe Conceição) nos pediu para sair de lá com os 3 pontos”, comentou.

Jefferson sofreu injúria racial ao marcar o segundo gol da vitória por 3 a 1 diante do Cruzeiro (MG), na noite da última quinta-feira (28/10), pela Série B. Torcedores do clube mineiro presentes no Independência chamaram o jogador de “macaco”.

O Leão, acertadamente, cobrou um posicionamento da CBF e deve denunciar o caso à entidade. Do outro lado, o Cruzeiro (MG) usou as redes sociais para pedir desculpas ao clube paraense e também ao atleta. No comunicado, o clube mineiro afirmou que tomará todas as medidas que estiverem ao alcance para identificar quem cometeu o crime.

A administração do estádio Independência, local da partida, se solidarizou com o atleta e prometeu que irá fazer uma verificação nas câmeras do estádio na busca da identificação do agressor.

Coincidentemente, Jefferson foi vítima no mesmo dia que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 votos a 1, que o crime de injúria racial pode ser equiparado ao de racismo e ser considerado imprescritível, ou seja, passível de punição a qualquer tempo.

De acordo com o Código Penal, injúria racial é a ofensa à dignidade ou ao decoro em que se utiliza qualquer palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima.

O crime de racismo, previsto em lei, é aplicado se a ofensa discriminatória é contra um grupo ou coletividade, como por exemplo, impedir que negros tenham acesso a determinado estabelecimento. O racismo é inafiançável e imprescritível, conforme o artigo 5º da Constituição.

Globo Esporte.com, 29/10/2021

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao Jefferson que está muito mais alegre com seu gol do que triste com as palavras tristes de um Torcedor Cruzeirense. Observem que Jeferson está tão alegre que disse: que Deus possa abençoar esta pessoa. Na verdade estamos conhecendo um ser iluminado da pele escura que é capaz de conquistar o mundo ao repelir uma ofensa com palavra tão bonitas e com altíssimo grau de compreensão humana para quem eu tiro o chapéu e também posso dizer que Jefferson com esta atitude e neste ato foi um ser iluminado.

  2. Jeferson com este gesto vc demonstrou a nobreza dos grandes homens. Sempre te admirei como profissional, agora mais ainda.

Comments are closed.