Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

Em coletiva no final da manhã desta sexta-feira (27/08), o Governo do Estado confirmou a liberação do retorno dos torcedores aos estádio do Pará. O novo decreto, que vai ser publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, prevê a utilização de 30% da capacidade das praças esportivas paraenses.

De acordo com a nova regra, só poderão ter acesso aos eventos pessoas que apresentarem a carteira de vacinação comprovando que tomaram a 1ª dose da vacina há pelo menos 14 dias.

Segundo o Procurador-Geral do Estado, Ricardo Sefer, para quem não puder se vacinar por recomendação médica, será exigido apresentação de teste do tipo PCR realizado em até 72 horas antes do evento.

Ainda segundo Sefer, os clubes da capital, Remo e Paysandu, já estão cientes das regras de liberação do públicos e a expectativa é já ter os eventos testes nos dias 04/09 e 05/09, quando o Remo recebe o Botafogo (RJ) no Baenão e o Paysandu encara o Santa Cruz (PE) na Curuzu, respectivamente, pelas Séries B e C.

“Tivemos reuniões com os clubes de futebol, Remo e Paysandu. Expusemos as regras do decreto. Foi debatido, negociado com eles. Importante que todos possamos saber que a liberação do Governo do Estado não importa, automaticamente, com o retorno do público, porque os clubes dependem do aval da CBF para que os Campeonatos Brasileiros das Séries B e C possam ter públicos. Precisam do decreto para poder solicitar à CBF a liberação, mas é o desejo do Governo do Estado. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Segurança, em conjunto com os clubes, já iniciaram as conversas nesse sentido”, disse.

“A ideia é que na outra semana, o jogo do Remo com o Botafogo (RJ) e o jogo do Paysandu com o Santa Cruz (PE), possam funcionar como ‘eventos-testes’, com limitação de 30% da capacidade, com regras de vacina, com proibição de quem não se vacinou porque não quis”, completou.

“Que possamos testar esta nova metodologia, rastrear as pessoas que comparecerem e continuar avaliando tecnicamente novos avanços”, comentou Sefer.

Questionado sobre como vai ser feita a fiscalização durante as partidas com público em Belém, o Procurador-Geral do Estado disse que já tratou do assunto com os presidentes Fábio Bentes e Maurício Ettinger e que as regras estaduais que estão sendo implementadas, como a obrigação da carteira de vacinação, ter tomado ao menos uma dose da vacina no intervalo de 14 dias e/ou teste negativo de Covid-19 em 72 horas antes do jogo, vão ser incorporadas ao protocolo montado pela CBF.

“Já houve nesta semana uma reunião dos clubes com a Federação Paraense de Futebol, em conjunto com a Secretaria de Segurança. Há um protocolo da Confederação Brasileira de Futebol que precisa ser cumprido e que a Secretaria de Segurança está agregando algumas outras exigências para que esses clubes possam se adequar e fazer estes eventos de maneira segura. É um procedimento complexo, uma operação que requer muito diálogo de todas as partes envolvidas e foi este o objeto da conversa que tive com o presidente Fábio Bentes, do Clube do Remo, e com o presidente Maurício Ettinger, do Paysandu, para conscientizar da importância de que estes clubes deem os exemplos nos eventos que vão sediar, exemplos para a sociedade de que é possível fazer eventos com grande número de pessoas com segurança e cumprimento de protocolo”, declarou.

No caso de descumprimento das regras sanitárias vigentes no decreto, Ricardo Sefer alertou que os clubes poderão ser multados no valor de até R$ 50 mil. Além disso, é previsto um processo penal para o não cumprimento das regras.

“Deixo muito claro que o Estado não tem desejo de cobrar essa multa de ninguém. Tudo o que queremos é não cobrar a multa e que as pessoas cumpram o que está acordado. Essa multa pode chegar até R$ 50 mil. Além da multa, tem um ilícito penal. É crime descumprir medida de proteção sanitária”, finalizou.

Roma News, 27/08/2021