Remo 0×0 Coritiba-PR (Felipe Gedoz)
Remo 0×0 Coritiba-PR (Felipe Gedoz)

No sistema de jogo do Remo (4-1-4-1), o meia Felipe Gedoz é a peça “flutuante” do ataque. O time joga sem centroavante e, por isso, as referências a Gedoz como “falso 9”.

Nas ações ofensivas, se a jogada ocorre pela direita, os atacantes do lado oposto fecham para o meio da área (e vice-versa), o que também cabe a quem chega de trás. Bem ou mal, Gedoz é o homem da conexão de jogadas.

Essa dinâmica tática confunde quem ainda lê o futebol pelos antigos conceitos. Por isso a irritação de Felipe Conceição ao ser questionado, alegando que o time se encaixou nesse formato e que não tem motivo para mudar o sistema.

Campanha

Falta regularidade no rendimento do Remo, mas a campanha é muito boa para o potencial do time, na rotina de desfalques por lesões e suspensões. Mérito de Felipe Conceição!

Nada, porém, que invalide as críticas, sejam elas quais forem, no ambiente de paixão que tanto caracteriza o Leão.

Descanso

O Leão percebeu que vale a pena ter um custo a mais com hotéis na logística das suas viagens, antecipando as idas e atrasando as voltas, dando aos seus profissionais maior tempo de repouso, principalmente para sono restaurador.

Assim mesmo, o desgaste da maratona de jogos se traduz em lesões. Estão fora do time o goleiro Vinícius, o zagueiro Romércio e o lateral-esquerdo Igor Fernandes, enquanto o volante Anderson Uchôa e o atacante Erick Flors já fazem transição do NASP para o gramado e logo estarão prontos para jogar.

Arthur

Após uma garimpagem de lances de Arthur em jogos do Remo, foi encontrada apenas 1 finalização, que saiu por cima do travessão. Por isso, o volante azulino não faz gol há 83 jogos, desde 2018. Por outro lado, é um jogador muito combativo, importantíssimo para o sistema de marcação.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 07/10/2021

6 COMENTÁRIOS

  1. A insistência vai ver que se dá pelos dois serem Felipe.
    Agora deixar o Gedoz jogar a maioria dos jogos no ataque por 90 minutos, tendo jogadores de função no banco de reservas, é teimosia sim.

    Quando colocou o Jefferson, fez 2 gols no final
    Quando colocou o Tocantins, fez 2 gols
    Cadê a estatística pra falar nisso?
    Time tem que ter atacante sim senhor!

    Só falta ele querer jogar mais 1 ano com esse Gedoz que não sabe cruzar um escanteio, tirando um ou dois que deu certo.

    Precisamos ainda este ano já correr atrás de um verdadeiro camisa 10 e um 9, ou quem sabe seja o Pessoa esse cara.
    Não sei, coloca o cara pra jogar!

  2. A quem interessa desqualificar o treinador Conceição e jogadores importantes para o time como o Gedoz justamente nesse momento decisivo na série B para o Remo?

    Os secadores deviam dar um tempo de atacarem o Remo. Já os críticos pessimistas deviam olhar mais as virtudes da equipe em vez de ficar rotulando o treinador e jogadores importantes, deviam valorizar mais os pontos conquistados a cada jogo.

    É momento de pensar em coisas boas para o Remo, torcer ainda mais fortemente pelo sucesso de todos os jogadores e comissão técnica na garantia da permanência na série B 2022, que seja com brevidade, é isso que importa agora.

  3. Mesmo com uma boa campanha, sempre existirão as críticas ao sistema de jogo adotado pelo Felipe Conceição. É um grande treinador. Espero que ele continue no Remo, pois, muitas vezes, somos felizes e não sabemos. Avante Glorioso, querido e amado Clube do Remo e vamos pra cima do Vila Nova, sem esquecer daque zagueiro que costuma vir de trás para cabecear.

  4. Não há dúvidas sobre a capacidade técnica do treinador Felipe Conceição, mas arrisco dizer que o que está bom poderia estar melhor. Temos um déficit de quatro gols, e isso pode nos custar caro se houver necessidade do uso desse critério para posicionamento final na tabela de classificação. O Gedoz é, inquestionavelmente, um jogador de muito bom nível técnico, que produz muito mais para o time quando está na sua posição, e assim pode proporcionar boas chances de gol para um centroavante, se houvesse, ou melhor, se fosse escalado.

  5. Não sou contra o falso 9. Acho apenas que poderia ser utilizado outro jogador na função. O Gedoz poderia jogar no meio campo. Sacaria o Lucas Siqueira do time. O Gedoz marca muito mais que o Siqueira.
    Lucas Suqueira já tá com “vergonha” de ser titular. Sabe que não jaga bem a muito tempo. Tá prejudicando o rentimento do meio campo do time.
    A escolha de um outro falso 9 fica a cirtério do treinador.

Comments are closed.