Felipe Conceição
Felipe Conceição

O técnico Felipe Conceição é o principal responsável pela campanha segura do Remo até aqui na Série B. Sem ele, o Leão era lanterna. Com ele, o clube está no meio da tabela, apenas 9 pontos atrás do G4 e 10 longe da zona de rebaixamento.

Faltam ainda 8 pontos em 11 jogos para atingir matematicamente o objetivo traçado pela diretoria, que é a manutenção na competição em 2022.

É inegável que o time paraense tem um dos melhores treinadores da nova geração do futebol nacional. Os azulinos têm padrão de jogo e não à toa o clube já trabalha por uma renovação.

Porém, se quiser alcançar coisas melhores com o Remo na Série B, Felipe Conceição precisa rever conceitos e decisões na equipe principal.

O meia Felipe Gedoz não rende como “falso 9”. O jogador, que tem um nível técnico diferenciado, é figura apagada quando joga naquele setor do campo. O camisa 10 rende bem mais quando atua no meio, como armador, mas acaba deixando a desejar na marcação.

Uma saída seria recuar Gedoz, sacando um dos volantes do time. Outra opção seria deixar Gedoz na reserva, mas esta é menos provável, pelo investimento feito no jogador. Nessa condição, o atacante Neto Pessoa, que não estreou, atuaria centralizado.

Ainda falando do ataque, Rafinha é pouco efetivo no lado direito. Perde quase sempre quando tenta a jogada individual com os defensores adversários, tem dificuldade em municiar os outros jogadores de frente e pouco finaliza.

Para o posto, Lucas Tocantins – que vem resolvendo nos últimos jogos e é mais objetivo – e Jefferson já pedem passagem por uma vaga de titular.

Um adendo é para a dupla de defesa formada Marlon e Rafael Jansen, que quebraram um imenso galho quando o Remo se viu sem a sua principal dupla defensiva (Romércio e Kevem), mas a presença de ambos no setor, principalmente contra ataques velozes, como foi contra o Sampaio Corrêa (MA), deixa a zaga um tanto pesada.

Com a suspensão de Jansen pelo 3º cartão amarelo, Kevem deve recuperar a posição contra o Coritiba (PR), na segunda-feira (04/10), no Baenão. Vale lembrar que Edu, que veio emprestado pelo Athletico (PR) junto com Raimar, ainda não foi usado na competição.

Para buscar o empate em São Luís (MA), o comandante remista fez mudanças certeiras, com destaque justamente para a frente. Com a entrada de Kevem no setor defensivo, Marlon fechou o setor esquerdo, com Raimar tendo liberdade para atacar.

Foi um empate com sabor de vitória, que teve a assinatura de Felipe Conceição. Com ajustes na concepção, o Leão pode sofrer menos e render mais, como já fez em várias rodadas até aqui.

Texto escrito por Gustavo Pena, jornalista do GE

Globo Esporte.com, 01/10/2021

Venha ser também um colunista do Remo 100%

Os textos publicados na categoria “Colunistas” são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a opinião deste site.

12 COMENTÁRIOS

  1. São atitudes que gostaria de entender do técnico. Porque é preciso levar muitas das vezes o primeiro gol, pra depois se tomar atitude de mexer no time, sabendo que em todo os jogos são as mesmas peças que serão substituídas porque não conseguem render o necessário.??

  2. Vamos lá, como disse o Romário, quem vive do passado é Museo. Gedoz, onde está o passe qualificado que se fala muito, não me lembro de um que ele fez que tenha deixado alguém, do Remo, de cara para o gol, já teve, ficou no passado e lá permanece. Outra coisa, o investimento só dá preju, não dá lucro, mas porque foi alto não pode ser refeito, olha, será que sou tão burro que não entendo isto, que beleza!

  3. Temos que dar o mérito sim ao professor Conceição pela atual colocação na tabela, porém como todos nós somos suscetíveis ao erro e falhas, ele tem as suas… Mas no jogo de ontem pelo menos já começou a corrigi-las, no que se diz respeito às substituições que foram logo no intervalo, que outrora eram feitas após os 20min…

    Todo mundo vê que quando há as substituições no decorrer da partida o time melhora, então pq não começar as partidas com esses que entram no intervalo???
    Pq insistir em um esquema com 3 volantes que não marcar ninguém e muito menos cria jogadas de ataque??? O time não tem compactação no meio, pq utilizar o Gedoz de falso 9, se na maioria das vezes ele sai da área para tentar armar as jogadas e não fica ninguém na área para finalizar???

    São essas insistências, invenções e teimosia que a torcida pega no pé do treinador, é sofrível e chega ser até irritante vê esse meio de campo com 3 volantes sem produtividade nenhuma, passes errados em demasia à distância mínimas e ainda querem fazer invenções de jogadas muitas vezes essas sem êxito…

    Se todos os jogadores estivessem à disposição do treinador, poderia fazer um teste com essa escalação: Vinícius, T. Ennes, Romercio, Kevin, Raimar, Uchoa, Pingo, Erick Flores, Victor Andrade, Jefferson e Lucas Tocantins e pagar pra vê…

  4. O último técnico que passou pelo Remo, Mazola Junior, que jogava com intocáveis, pelo que parece, resolveu revê seus conceitos. No Remo de Mazola Junior, era Eduardo Ramos e mais dez, e ficava esperando por lampejo do divino, que na maioria das vezes não vinha, no Ituano, acho eu, de Mazola Junior, joga se estiver bem e se não melhorar cai fora, Eduardo está fora. É, Mazola Junior, cansou de esperar e resolveu dançar por último.

  5. O Remo joga num 4,1,4,1 com Gedoz sendo esse 1 na frente. Talvez o Remo jogasse melhor no 4,2,3,1. Com Gedoz recuando e deixando um 9 de ofício na frente. Chegando mais V. Andrade, Gedoz e Jefferson ou Tocantins na frente.
    Ontem nossa zaga ficou exposta demais. Siqueira e Arthur foram péssimos. Não voltavam pra recompor e não apoiavam o ataque. Nenhum zagueiro vai correr mais que atacantes. O Erro foi deixar que os maranhenses chegasse no 1 pra 1 direto contra nossos defensores. Sem a chamada “dobra” de marcação. Gedoz não marca menos que o Cajá e nem o Jadson, do Avaí. Mas tem ssezbpobto forte os passes longos e viradas de jogo. Gedoz pouco recebe bolas num jogo. Oi recusa ajustar isso.

  6. É só parar de inventar e colocar os jogadores em suas devidas posições ontem colocou o Matheus na posição dele ele comeu a bola para de queimar o Gedoz pq ele rende muito no meio sabe distribuir com facilidade e colocar três atacantes rápidos ninguém segura simples

    • Professor o seu jeito de trabalhar está dando resultado isso que é importante se é bonito ou não joga assim se os titulares devem ser ou não esses, não importa o que importa é os 3 pts!

      Jogando feio ou bonito vencer é o que importa, a quase 2 meses atrás o remo era lanterna hoje já até dá pra sonhar com acesso está bom d+ excelente trabalho professor!

  7. Concordo com o texto só quero emendar dizendo que está mais do que na hora do Lucas Siqueira sair do time titular passa a bola errado e nem na marcação está bem o remo está entrando com um a menos! E já faz tempo. Toda vez que ele sai o time melhora só não vê QUEM NÃO QUER!!!!!!!!!

  8. Eu acho que está na hora desse treinador ser mais corajoso e jogar para ganhar e não fazer esse jogo covarde de se defender no primeiro tempo e jogar para ganhar somente nos vinte minutos finais. Sendo assim, coragem treinador porque nós torcedores estamos ficando cansado de sofrer todo jogo.

  9. Vinícius, T. Ennes, Romercio, Kevin, Raimar, Uchoa, Pingo, Erick Flores, Victor Andrade, Jefferson e Lucas Tocantins e pagar pra vê…

    Esse é sem duvida o Time q a torcida quer. Se fuzessemos um baixa assinado. Ele escalaria.

Comments are closed.