Fábio Bentes
Fábio Bentes

Duas semanas após o rebaixamento à Série C do Brasileirão, o presidente Fábio Bentes concedeu entrevista coletiva para explicar os motivos que levaram o clube a cair no mesmo ano em que subiu, já que a temporada 2020 terminou em janeiro de 2021.

Na sala de imprensa do Baenão, Bentes esteve acompanhado de seus dois vice-presidentes, Antônio Carlos Teixeira (Tonhão) e Marcelo Carneiro.

Assim como fez em carta aberta divulgada na semana passada, o presidente azulino voltou a assumir a responsabilidade pelo rebaixamento e disse que é difícil “elencar” o principal erro da diretoria no planejamento para 2021. Porém, admitiu que houve erro na hora de escolher os jogadores para compor o elenco durante a temporada, mas que no próximo ano “vai ser diferente”.

“As escolhas e decisões passam pela diretoria. A consequência e responsabilidade eu assumo. Podem ter certeza que, assim como vocês (torcedores), estou bem triste e chateado com o que aconteceu. Em relação ao principal erro, é difícil elencar, até porque precisamos resgatar como foi o nosso ano de 2021. Tivemos um ano que começou muito bem, chegamos em duas finais, conseguimos um acesso e, mesmo com toda a situação de pandemia, viemos honrando os nossos compromissos. Dentro da nossa realidade, montamos um time que a gente julgava ser o possível, não o ideal, mas o possível para disputar a Série B”, disse.

“É difícil elencar erros fora de campo, mas dentro de campo a missão vinha acontecendo. Dentro de campo, a gente viu uma decadência física, de desempenho e resultados do time. Tentamos por diversas vezes, internamente, intervir. Não sou adepto da política de expor o que está acontecendo. Os problemas se resolvem dentro de casa, expor é sempre mais complicado. Acredito que teve erro na montagem desse elenco. Erramos em alguns jogadores, acertamos em outros. Houveram falhas. O acompanhamento do dia a dia do clube procuramos fazer da melhor forma. Alguns desses problemas procuramos corrigir. Jogadores foram punidos, afastados do elenco, multados. Para 2022, muita coisa vai ser diferente”, completou.

Fábio Bentes apontou ainda que alguns “erros individuais” em jogos decisivos acabaram contribuindo para o rebaixamento. Sem citar nomes, ele lembrou os jogos contra Londrina (PR) e Goiás (GO), quando o Remo perdeu ambos por 1 a 0, dentro do Baenão. Para ele, esses pontos perdidos poderiam ter livrado o Remo de retornar ao Brasileirão da Série C.

Além disso, ele voltou a colocar na conta da arbitragem alguns resultados adversos no decorrer da competição. Segundo Bentes, só no primeiro turno, o Remo perdeu “de 12 a 15 pontos” por conta de erros de arbitragem. No segundo turno, quando teve a inclusão do VAR, na avaliação dele, a perda de pontos seguiu acontecendo pelos mesmos motivos, mas em menor número.

“Tivemos vários momentos no ano com situações que fugiram do nosso controle. Uma delas, que não é segredo para ninguém, antes do VAR e até com o VAR, é que fomos muito prejudicados pela arbitragem. Perdemos de 12 a 15 pontos por causa de erros de arbitragem no primeiro turno e depois um pouco menos. Isso também foi decisivo. Ficamos fora da Série B por conta de 1 ponto. Com 1 ponto a mais, a gente passaria o Londrina (PR) no saldo de gols, em gols pró, e a gente conseguia a permanência na Série B. Entendo que por 1 ponto não conseguimos permanecer e isso pode estar contido em um dos jogos em que fomos prejudicados pela arbitragem, também nos jogos onde fomos prejudicados nos erros individuais de alguns atletas, naquele jogo contra o Londrina (PR), se não tivesse erro individual, a gente não estaria rebaixado. Fizemos uma grande partida contra o Goiás (GO) e, mais uma vez, por um erro individual, tomamos um gol. Se tivesse sido empate, a gente não teria sido rebaixado”, lamentou.

Faltando 3 rodadas para o término da Série B, a diretoria azulina decidiu pela troca de comando técnico. Felipe Conceição, que vinha de uma sequência de 8 jogos com apenas 1 vitória, deixou o clube. Eduardo Baptista chegou por empréstimo junto ao Mirassol (SP) para comandar o Remo nas últimas rodadas da competição.

Para grande parte da torcida e da imprensa, a mudança não favoreceu o Leão, principalmente por se tratar de uma reta final de competição e o novo treinador não conhecer o elenco.

Apesar disso, Fábio Bentes avaliou como positiva e necessária a troca de comando. Na visão dele, era preciso fazer algo para “gerar um novo ânimo” dentro do elenco. Além disso, o presidente garantiu que a mudança foi um “risco calculado” pela diretoria, pois Felipe Conceição “não estava mais conseguindo extrair” o melhor dos jogadores.

“Entendo que naquele momento a gente precisava fazer algo. A gente vinha de uma sequência de 8 jogos e 7 derrotas, apenas a vitória em cima do Cruzeiro (MG) aconteceu. Algo não estava funcionando como devia e a gente precisava gerar um novo ânimo para o elenco. Optamos por isso e acho até que esse novo ânimo aconteceu. Tiramos vários aprendizados, principalmente nessa montagem de grupo, de elenco, nesse acompanhamento no dia a dia, mas entendo que esse ‘risco calculado’ foi muito pensado. A permanência do Felipe Conceição, que é um grande profissional, não estava mais conseguindo extrair daqueles jogadores e precisava dar uma sacudida no grupo”, apontou.

Em meio ao barulho feito pelos torcedores em cima do trabalho dos diretores de futebol do clube, Fábio Bentes anunciou que a partir de agora o cargo estatutário de diretor de futebol não-remunerado estava extinto no clube, pelo menos enquanto ele for o presidente.

“A partir de 2022, estaremos extinguindo o cargo de diretor de futebol estatutário, que é não-remunerado. Vamos fazer um Departamento de Futebol todo profissionalizado, é um avanço que a gente está tendo. Vai responder diretamente à presidência, mas vai ser autônomo e vai ser composto pelo executivo de futebol, um coordenador técnico e uma comissão técnica. Vão trabalhar em conjunto”, finalizou.

Roma News, 14/12/2021

2 COMENTÁRIOS

  1. Ao admitir que houve erro na montagem do elenco, é necessário que o presidente veja se alguns desses jogadores que fizerem parte desse dito erro continuam no elenco. Caso positivo, devem ser liberados, sob pena de o erro continuar na temporada 2022. Acho que há jogadores com idade um pouco avançada, que não aguentarão jogar o campeonato estadual, com gramados alagados e enlameados. Há, por outro lado, jogadores que, embora considerados novos, são frágeis demais e passam mais tempo no NASP do que dentro do gramado. Pensem nisso!

  2. Fábio Bentes traz o Victor Andrade de volta, foi uma das melhores contratação que o remo fez pra serie B 2021.

Comments are closed.