Edson Cariús
Edson Cariús

O clássico Re-Pa tão esperado, por ser o primeiro da temporada, deve marcar algumas estreias. No Remo, a expectativa é pela apresentação do centroavante Edson Cariús, contratado junto ao Fortaleza (CE) em uma transação que envolveu transferência internacional.

Cariús foi uma das contratações mais resenhadas da nova safra do Remo. Questões burocráticas retardaram sua apresentação oficial, seguido de uma passagem pelo Núcleo Azulino de Saúde e Performance (NASP) para reforço muscular e prevenção de contusões, o que atrasou ainda mais a estreia do atacante.

Quis o destino que a ocasião para sua estreia seja justamente o clássico. Por ora, não há certeza da escalação de Cariús. É mais provável que o técnico Paulo Bonamigo deixe para lançá-lo no segundo tempo, a fim de revigorar o poder ofensivo da equipe. Renan Gorne é o centroavante titular e um dos artilheiros do campeonato, com 3 gols marcados.

Curiosamente, Cariús (32 anos) já esteve bem próximo de defender o Remo em outras ocasiões, mas por um motivo ou outro, o acerto não se concretizou. Finalmente, neste ano, os interesses se cruzaram e o jogador decidiu defender o Leão.

Na primeira entrevista que concedeu, destacou a torcida como fator decisivo para topar a oferta azulina. A perspectiva de jogar para uma torcida apaixonada e que segue o time incondicionalmente deixou Cariús entusiasmado. Teve conhecimento da força do Fenômeno Azul através de vídeos e acompanhando aos jogos do Remo pela TV.

Para Bonamigo, que já revelou que a fase é de “polimento final”, há a necessidade de rodar peças na busca pelo entrosamento ideal. Os dias de treinos em Castanhal serão complementados em Belém para que a equipe tente manter a invencibilidade no Estadual.

O confronto com o maior rival, muito aguardado pela torcida, é tradicionalmente uma armadilha para técnicos em começo de trabalho. Bonamigo, que está no Baenão desde setembro do ano passado, leva certa vantagem sobre o rival Itamar Schülle, que desembarcou na Curuzu há pouco mais de 2 meses.

Porém, a pressão é igual. Os cuidados para dar uma cara definitiva ao time depende do equilíbrio de forças nas competições em andamento – Copa do Brasil e Parazão.

Nesse sentido, o técnico azulino deixa claro que não pretende ficar dependendo de peças, daí a insistência em dar aos jogadores um ordenamento técnico e físico que deixe todos em igualdade de condições.

Cariús ganha a chance de estrear justamente porque já treina no mesmo nível dos demais e pode vir a ser testado como substituto ou parceiro de Gorne na linha de ataque. A permissão de 5 substituições oferece aos técnicos a chance tão destacada por Bonamigo de rodar atletas.

O Re-Pa é importante, afinal, é o auge da tradicional rivalidade, mas a preparação azulina mira no futuro próximo – a Série B do Campeonato Brasileiro. Tudo o que for feito agora, envolvendo o aproveitamento e as opções por atletas, tem a ver com o objetivo principal.

Blog do Gerson Nogueira, 31/03/2021

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.