Fábio Bentes
Fábio Bentes

Dois dias após o rebaixamento à Série C do Brasileirão, a diretoria do Remo enfim quebrou o silêncio e emitiu um comunicado aos torcedores. Por meio de uma carta aberta, o presidente Fábio Bentes assumiu a responsabilidade pela queda e disse que “não está sendo nada fácil” a semana do clube.

“O Campeonato Brasileiro da Série B acabou para o Clube do Remo da forma que não esperávamos. Não está sendo nada fácil esses últimos dias. Sou torcedor e sei o que cada um está passando. Todos estamos indignados com o rebaixamento. Quero humildemente aqui pedir desculpas ao Fenômeno Azul. Não fomos capazes de manter o clube na Série B. Sou presidente, sei da minha responsabilidade e não vou fugir dela”, disse.

Fábio reitera ainda que, desde quando assumiu o Leão, no final de 2018, mudanças significativas aconteceram, tanto na questão de estrutura do clube como na parte de imagem perante o mercado do futebol. Ele lembrou ainda que, nos últimos 2 anos, o Remo viveu sem a receita da bilheteria dos jogos por conta da pandemia.

“Hoje, 3 anos depois, estamos em dias com todas as obrigações. Temos estádio aberto e iluminado, temos o Centro de Treinamento, temos o NASP. Resgatamos a credibilidade no mercado e administrativamente estamos cada dia melhores e fortalecidos”, escreveu.

“Tudo isso vivendo quase 2 anos de uma pandemia que retirou a nossa maior fonte de receita, que é a bilheteria”, completou.

“Após o rebaixamento, estamos vivendo uma tragédia do ponto de vista esportivo e financeiro. Os impactos são incalculáveis, mas temos plenas condições de superá-los, pois, hoje, o clube está muito melhor do que três anos atrás”, afirmou Bentes.

“Esse momento é de reflexão. Aprender com os erros e corrigir o que precisa ser mudado. Manter os acertos e focar nos objetivos futuros. O planejamento para 2022 já começou. Após o término da nossa participação na Copa Verde, farei uma coletiva de imprensa fazendo um balanço da temporada 2021”, finalizou.

Confira a carta aberta, na íntegra:

Carta aberta ao Fenômeno Azul

O Campeonato Brasileiro da Série B acabou para o Clube do Remo da forma que não esperávamos. Não está sendo nada fácil esses últimos dias. Sou torcedor e sei o que cada um está passando, todos estamos indignados com o rebaixamento. Quero humildemente aqui pedir desculpas ao Fenômeno Azul. Não fomos capazes de manter o clube na Série B.

Sou presidente, sei da minha responsabilidade e não vou fugir dela. Faço escolhas, debato, ouço, mas nem sempre a decisão tomada dá certo. Estamos falando de jogo e jogo não é ciência exata.

Estou há 3 anos no clube. Todos lembram a situação que estava em 2018. Fugimos de um rebaixamento para a Série D, devíamos 4 meses de salário, 7 meses de atraso na Justiça de Trabalho, não tínhamos estádio para jogos, não tínhamos onde treinar, até academia e tratamentos de saúde tinham que ser feitos em locais emprestados. Tínhamos perdido a credibilidade no mercado.

Hoje, 3 anos depois, estamos em dias com todas as obrigações, temos estádio aberto e iluminado, temos o Centro de Treinamento, temos o NASP. Resgatamos a credibilidade no mercado e administrativamente estamos cada dia melhores e fortalecidos.

No futebol, fomos campeões em 2019. Em 2020, chegamos em 3 finais e não conseguimos conquistar, mas subimos para a Série B, que era um passo importante nessa retomada. Tudo isso vivendo quase 2 anos de uma pandemia que retirou a nossa maior fonte de receita, que é a bilheteria.

Após o rebaixamento, estamos vivendo uma tragédia do ponto de vista esportivo e financeiro. Os impactos são incalculáveis, mas temos plenas condições de superá-los, pois hoje, o clube está muito melhor que há 3 anos atrás. Temos a Copa Verde ainda em disputa e vamos fazer o máximo possível para buscar esse título inédito para o clube.

Esse momento é de reflexão. Aprender com os erros e corrigir o que precisa ser mudado. Manter os acertos e focar nos objetivos futuros. O planejamento para 2022 já começou. Após o término da nossa participação na Copa Verde, farei uma coletiva de imprensa fazendo um balanço da temporada 2021 e detalhando melhor todas as questões.

Fábio Osório Bentes
Presidente do Clube do Remo

Roma News, 01/12/2021

45 COMENTÁRIOS

  1. O presidente disse na sua carta aberta que o Clube do Remo sobreviveu dois anos sem bilheterias por causa da pandemia e chegou a final do paraense e da Copa Verde e, ainda subiu para a Série B, então ele quis dizer que se a torcidas não frequentar mais o estádio Baenão na Copa Verde, Campeonato Paraense e Série C, o clube sobreviverá tranquilamente sem os recursos oriundos da bilheteria nessas três competições, será mesmo presidente que o clube tem recursos suficientes em caixa para solucionar os gastos nessas competições.

    • Bater boca, agora não resolverá mais. Criticar com critérios e sugestões, poderá servir.

      O Presidente Fábio Bentes tem, por direito adquirido em eleição, mais dois anos de mandato. Portanto, terá tempo suficiente para mostrar, realmente, que aprende com os seus erros cometidos.

      Sobre a carta ao torcedor, só discordo da parte em que diz, “que os prejuízos financeiros são incalculáveis”. Eles são perfeitamente mensuráveis.

      O Clube do Remo DEIXOU a possibilidade de trabalhar com um orçamento anual, da ordem dos 30 MILHÕES, para VOLTAR à realidade de ter apenas 5 ou 6 milhões de reais para 2022.

      Será complicado montar e manter um elenco razoável com esses valores.

      Boa sorte Sr. Presidente FÁBIO BENTES!

  2. Seu idiota, nada justifica sua omissão que estava prestes a acontecer antes da 30 rodada, vc nunca será remista de verdade,o REMISTA certamente teria atitude de mudar e intervir nesse elenco que nunca demostrou raça e honra pelo REMO. Ficará na historia pelo presidente mais omisso e medroso da historia, não tem mais meu respeito.

  3. Sem comentários tudo que eu falar agora nada mudará do que passou-se sim muita incompetência e um enorme prejuízo ao clube agora resta uma reformulação total e trazer para o futebol quem entenda de futebol Modelado no grande sucesso de Fortaleza X Ceará…é deixar seus amiguinhos incompetentes procurarem outra atividade só não futebol ⚽️..fato

  4. Por dignidade e tirar um pouco da mancha pela breve passagem pela série B uma vergonha que hj e sábado consiga ganhar uma copa Verde na qual amarelou em todas!

  5. com a renovação de contrato do Lucas Siqueira Pustema para 2022, mostra o quanto vcs são competentes.., só rindo mesmo!!!!!!

        • Só tem que ver a questão da multa rescisória.
          É fácil chegar pra o jogador e demitir, muitos presidentes fizeram isso no passado.
          Difícil é fazer isso com responsabilidade jurídica e financeira, sabendo as obrigações trabalhistas que precisam ser respeitadas.

      • Por acaso esse contrato do Luca Siqueira possui uma cláusula que o obriga a ser titular? Se esse contrato vai até 2022 é problema da apenas diretoria burra, agora esse pé de rato ser titular é um problema para todos os torcedores remistas.

  6. Não temos mais espaços para erros e nem amadorismo, precisamos sim melhorar administrativamente, porém não podemos esquecer o que realmente move o clube que é o futebol, contrate gente com capacidade para gerir o futebol de forma profissional e faça um planejamento concreto onde seu faça o investimento coerente com as pretensões do clube independente do valor, o remo é grande não podemos ter pensamentos mediocres não aceitamos menos que está na série B em 2023, então de a volta por cima e prove que não está aí por acaso, não vai adiantar ter sucesso no administrativo e fracassar no futebol ou é os dois ou nada. É hora de mudar a fita, arregaçar as mangas e trabalhar mais ainda.

  7. O REMO perdeu para ele mesmo. Foi um absurdo de erros nas contratações e procedimentos em 2021.
    Mutos torcedores vão deixar de torcer. Um time da série B que consegue perder um título para a Tuna que tinha acabado de formar um time e continua com quase os mesmos jogadores para uma competição nacional, série b.. É muita incompetência.

  8. O que faltou presidente Fábio Bentes, foi pulso forte na hora de fazer cobranças. Espero e desejo que daqui em diante, quando a situação pedi, haja dessa forma. No mais, o presidente Fábio Bentes está de parabéns pela excelente administração e competência. Ninguém pode negar os fatos.

  9. Se com dinheiro na mão não é capaz de manter um time na série B então pede pra sair. Daqui vários anos ninguém vai lembrar de NASp de CT só vão lembrar da queda seu frouxo incompetente. O fenômeno tem que tomar duras providências e botar toda essa diretoria pra correr.

  10. O Fábio Bentes deu cara a tapa e com humildade pediu desculpas ao torcedor.

    É sabido que a queda é um passo atrás no futebol, porém é preferível que o Remo não se endivide novamente, continuando o seu crescendo como organização sólida e lucrativa, mesmo que para isso tenha que jogar na série C. Forte como organização poderá com bases sólidas almejar objetivos maiores a nível que o Fenômeno Azul merece.

    Não pode é oportunistas fazendo campanha para derrubar o Fábio Bentes e entregar o Remo nas mãos de dirigentes pilantras tipo Pirão, Magnata, André Cavalcanti, etc que acabaram com o clube, assim será um grande retrocesso.

    Mas o Remo precisa urgentemente profissionalizar a diretoria de futebol, onde seus membros tem que ter formação gestão de empresa com ênfase no esporte e experiência no futebol, tendo metas desafiadoras a cumprir e seus honorários pagos através de objetivos alcançados e lucro do exercício do clube.

  11. Só quem é administrador sabe que não é fácil de fato conduzir uma organização sem recursos e ainda em fase de reconhecimento nacional, então meus parabéns presidente! Houve erros de sua parte, sim! Mas é hora de mostrar ao torcedor sua capacidade de dar a volta por cima com títulos e o novo acesso a série B, e pensar bem na hora de economizar em jogadores cansados e sem Técnica, pois os resultados vem da competência, da cobrança, do acompanhamento e principalmente da responsabilidade e do empenho de cada um que se diz jogador! Vamos lá! Vamos dar a volta por cima com a busca do título da copa verde.

  12. A OUTRA CARTA

    A nação azulina não abre mão e exige é a carta da RENÚNCIA da gestão Fábio Osório Bentes, já!. Fora toda diretoria executiva!

          • É meu camarada, só que a torcida não vai aguentar mais 2 anos de gestão deste analfabeto gestor de futebol vem mais sofrimento por aí…..

          • No primeiro ano do Bentes na Série C, o Remo ficou de fora do quadrangular do acesso por 1 ponto. No segundo ano, subiu.
            No primeiro ano do Bentes na Série B, o Remo não conseguiu se manter e caiu. Vamos ver se ele é bom mesmo no quesito “lições aprendidas”.

      • O Remo não ganhou nada até agora com sua administração e ainda deu um passo atrás! Espero que seja um atrás p dois na frente.

        • Que passo ele deu atrás?
          Rebaixamento?
          Caiu de que Série?
          Fábio Bentes pegou o Remo na Série C.
          Por acaso ele caiu pra D?
          Comprar um CT é dar um passo atrás?

  13. É VENDO ESSES COMENTÁRIOS, LEMBRO UMA PASSAGEM DA BÍBLIA QUE DIZ. QUANDO DAVI PECOU COM BATESEBA, NATAN FOI ATÉ ELE A MANDO DE DEUS, PRA ELE FAZER UMA ESCOLHA SE PREFIRIA, CAIR NA MÃO DOS HOMENS OU NAS MÃOS DE DEUS, DAVID PREFERIU CAIR NA MÃO DE DEUS. VEJO O FÁBIO BENTES, ERROU,FALTOU PULSO, FALTOU, MAIS NÃO FOSSE SUA HUMILDADE E JUNTO CONOSCO, TORCEDORES, NÃO ERGUERIA O TIME AFUNDADO,NAS MENTIRAS E DESONESTIDADE DE DIRIGENTES CORRUPTOS, QUE DEIXOU O CLUBE COM”PIRÃO”, NA MÃO, SE É QUE ENTENDE, PESSOAS QUERENDO SUBSTITUIR O FÁBIO BENTES, ISTO É MUITA INGRATIDÃO.
    MAS NÃO VEJO VCS QUE ESTÃO ESCRACHANDO O FÁBIO BENTES, FAZER O MESMO COM AQUELES QUE DEIXARAM O TIME COM O”PIRÃO”, PORQUE,? VCS É QUE SÃO COVARDES E OMISSOS.

  14. FABIO BENTES SEMPRE TERÁ O MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO POR SER HONESTO E DIGNO. VAMOS JUNTOS PARA O ANO. CONSEGUIMOS FAZER ISTO QUANDO NÃO SE TINHA NENHUMA ESPERANÇA, AGORA NÓS TEMOS JÁ UM CAMINHO, JÁ SABEMOS COMO E QUANDO FAZER, ENTÃO VAMOS FAZER JUNTOS, DE NOVO ENTÃO.

    • Fábio benntes você errou feio não tomou providência quando deveria, jogadores no plantel sem condições de vestir o manto azul , jogador interessado mais na aparência do que jogar sério jogador indisciplinado,treinador teimoso que sirva de lição pra 2022

  15. Caímos.
    Mas pelos depoimentos acima parece que nada prestou na administração do Fábio Bentes.
    É hora de refletir e procurar aceitar a queda.
    Reclamar e reclamar não irá resolver nada.
    Times grades também caíram para a C .
    Nos não fechamos as portas quando ficamos sem divisão, e hoje na C, talvez sejamos o clube da jeito ao acesso devido estar bem mais organizado.
    A revolta de alguns é devidamente aceitável. Agimos muito pela emoção, mas acredito que quem está lá dentro no dia a dia tem o entendimento do que fez e do que faltou…e também está sofrendo até mais do que nos.
    Pra cima Fabio Bentes. Não desanime.
    Pra cima Leão…..

  16. Realmente essa queda foi por omissão do nosso maior mandatário: O Presidente. A torcida viu a tragédia anunciada, bradou, esbravejou, mas não foi ouvida… erro crasso. Clube que quer crescer aproveita sua base, dá chance e faz dinheiro com a prata da casa… aprenda sr. Fábio Bentes!
    Esse Técnico Eduardo Batista foi mais um erro dessa gestão… tudo o que ele viu de bom, não utilizou no Remo, mas vai levar para seu “Projeto Mirassol”. Já levou Tiago Miranda, Tiago Mafra… e vai levar outros valores desperdiçados pelo Clube.
    Incrível, né? O cara em 03 semanas enxergou o que ninguém de dentro do Clube vê.
    Saudade do Agnaldo (Seu Boneco), este sim tem feeling e ama o Clube do Remo.

    • Agnaldo é um cara que defendo para ser auxiliar técnico do Remo porque teve muito mérito no acesso de 2015. Acredito que o Cacaio não teria subido o Remo sem a ajuda do Agnaldo. A personalidade vibrante do Agnaldo é o oposto do Netão que não fede e nem cheira.

  17. Acho q o Presidente se deixou levar pelas amizades e cometeu erros capitais sim,porém teve acertos tbm,pena que nos custou muito caro!!!!Agirá e hora de montar um bom time W subir de vez em 2022!

  18. Fábio bentes está de parabéns na minha opniao pecou apenas quando deixou que alguns pernas de pau fossem contratados ou continuassem tipo Lucas Siqueira Ennes Mateus Oliveira! Só espero mais critério em futuras contratações. Que o sucesso na parte administrativa caminhe junto com o sucesso do time! Contratar jogador bom independente de empresários por exemplo

  19. O problema do Fábio Bentes é que ele pensa que entende de futebol e, por pensar assim, não contrata pessoas que entendam do ramo. Fábio Bentes, o Remo precisa ter um diretor de futebol que entenda de futebol e que tenha ligação emocional com o clube (Gian, Fábio Oliveira, Artur, Alex Oliveira…), um gerente de futebol com os mesmos requisitos (Valter Lima ou João Galvão) e um auxiliar técnico que deveria ser o Agnaldo, pois não há ninguém melhor que ele para exercer essa função.

  20. muitos torcedores falam em tirar o fabio bentes , mais indiquem um para assumir este pepino , nao tem, entao agora ,mais que nunca temos que apoiar nao so´o presidente mais a instituicao REMISTA> que é maior que qualquer pessoa fisica.

  21. Pecou feio por omissão ao Time…tem que aprender a ser presidente e deixar de ser somente torcedor…ainda entranhado na tua pele Bentes…acompanhou o time em quase todas as partidas e não fez o mínimo esforço em pelo menos esbravejar com os roubos a que o clube foi vítima…espero mesmo que não firmas direito e repensem incansavelmente em remontar um time capaz de subir novamente…ou então, de quase nada valerá tanto tijolo levantado.

  22. Bom dia fenômeno azul eu gostaria de dizer a vocês que eu sou torcedor e eu pago meu ingresso, portanto não me venha com esse papo furado que pagou as dívidas, comprou CT e eu fico chorando na arquibancada porque um irresponsável acha que é melhor pagar dívidas em vez de ganhar titulos eu estou cansado toda vez é a mesma história será que não existe dentro do clube um presidente com o mesmo pensamento dos torcedores. Presidente faça a dívida que fizer se for para ganhar os títulos o fenômeno paga tudo.

  23. A estratégia do CT foi assertiva e outro passo a ser dado poderia oferecer o torcedor do remo uma parceria com o Pará Clube que são duas marcas fortes e consolidadas em Belém. Unir o ativo torcida com o ativo sede recreativa..
    Quanto ao futebol valorize a base que dá resultados

Comments are closed.