Eduardo Ramos
Eduardo Ramos

No elenco azulino, um jogador consegue ir de um extremo a outro – em questão de minutos – em um debate na torcida do Remo. Eduardo Ramos, meia-armador de 34 anos, para alguns, é considerado um dos principais ídolos da história recente do clube, enquanto que para outros, um atleta com uma contribuição natural de um profissional, mas sem grandes arroubos e, por vezes, contestado.

Independente do sentimento aflorado dos torcedores, o fato é que o atleta cravou ainda mais o seu nome no “hall de jogadores memoráveis” do Baenão, ao participar pela 2ª vez de um acesso com o Leão, desta vez, da Série C para a Série B, no último domingo (10/01), tornando-se o único atleta remanescente daquele elenco de 2015 que conseguiu tirar o Remo da Série D – como protagonista naquela campanha.

Dono de uma qualidade inegável em campo, sendo várias vezes o fator de desequilíbrio a favor da equipe, embora longe do holofote que tinha no começo das suas 4 passagens pela equipe, o “maestro” que hoje segue cada vez menos armador para ocupar uma posição mais avançada, como uma referência no ataque, mostra capacidade de adaptação, ao ser o artilheiro do time na temporada, com 8 gols em 23 partidas.

Os gols marcados o consagram como o artilheiro do século no clube, com 33 gols, número pelo qual é conhecido pela célebre campanha de marketing da qual foi o garoto-propaganda.

Com uma relação com clube e torcida marcada por cenários inesquecíveis, como a saída do maior rival e o desembarque no estádio Mangueirão de helicóptero, em dezembro de 2013, como forma de apresentação, Eduardo Ramos destacou que fará o possível para ajudar o Remo a conquistar um título nacional, o primeiro seu com a camisa azulina.

Acompanhe a seguir um panorama do “mito” sobre a sua passagem até o momento pelo Leão, ambições e os laços construídos com o Leão.

Qual o significado de estar presente nos 2 acessos recentes do Clube do Remo? É um marco?

Fazer parte dos 2 acessos é algo maravilhoso, acho que é uma coroação dos trabalhos desses últimos anos e de estar vestindo essa camisa. É maravilhoso. Acho que você faz parte de uma história, vai ser sempre lembrado. É algo único. Acho que se você conseguir um acesso em um clube tão grande como é o Remo é algo maravilhoso.

Mais experiente e com mais uma conquista importante para o clube, como anda a relação com o torcedor? É um misto de amor e ódio?

A relação com o torcedor é sempre de muito respeito. Seja o lado da cobrança, que é normal, ou pelo lado positivo, sempre trato com muito respeito toda e qualquer crítica. Sem dúvida, é um carinho especial, me sinto lisonjeado. Passo por muitas coisas boas que realmente mexem comigo não só como jogador, mas como ser humano, como pessoa. É algo muito bom, independente de como seja, é sempre de respeito.

Você é o artilheiro do time na temporada e geralmente associado como o diferencial da equipe nas adversidades. Como visualiza essa parceria de longa data com o Remo e essa responsabilidade? Deseja permanecer para disputar a Série B?

Me sinto feliz por ser o artilheiro, por ter fechado esse ano, mas nunca tive vaidade por gols. Sempre foquei em ter alto nível, fazer boas partidas, mas fazer gol é gostoso. Não só pretendo continuar no Remo, como gostaria de encerrar minha carreira no clube. É o clube que mais me identifiquei na vida, clube que mais tenho carinho, mais respeito. Vai estar sempre no meu coração, na torcida. Sei que hoje estamos mais próximos do fim e gostaria de encerrar no clube que mais me identifiquei e tenho um carinho enorme.

Com o desejo de ficar, você ainda tem “lenha para queimar” e, quem sabe, ajudar o time a chegar à elite nacional?

Acho que ainda tenho uma boa lenha pra queimar. A cada ano que passa, procuro me cuidar mais. Sei da importância que tem o meu corpo naquilo que preciso. Acredito que possa contribuir muito ainda, seria ideal encerrar a carreira deixando o clube na Série A, mas não devemos vender essa ilusão, porque sabemos as dificuldades de uma Série B. Acho que a grande vitória para o Remo seria uma permanência tranquila, sem riscos, acho que 1 ou 2 anos, para o clube se estruturar, buscar recursos. Tenho certeza que em curto prazo vai brigar pelo acesso. Não sei se vai dar tempo para mim até lá, mas independente de como for, vou torcer muito e espero ver esse clube na Série A, o que vai ser muito prazeroso.

Qual dos acessos foi mais simbólico: 2015 ou 2021?

Sem dúvida, 2015. Nossa situação em 2015 era muito crítica, era sempre muita pressão, era sempre “ganha ou está de férias”, “ganha ou acaba o ano”. Foi muito conturbado. Nosso extracampo, nossa administração foi conturbada. Nem se compara! Todo ano as dificuldades são as mesmas, mas 2015 foi muito mais trabalhoso. Até porque nossa administração agora, a presidência, tem sido excelente, honrando todos os compromissos, isso facilita muito dentro e fora de campo. Hoje a gente vive um sonho da forma que o clube caminha.

Pelo que construiu e pode ajudar a seguir construindo, você se considera um ídolo do clube?

Nunca vou falar que vou me considerar um ídolo, acho que isso não faz parte de uma grande pessoa. O reconhecimento tem que vir das pessoas que te acompanham. Não acho justo uma pessoa se vangloriar, mas me sinto muito feliz de ser lembrado por grandes ídolos que passaram no clube, como “Rei” Artur, Gian, como vários outros, como o Vinícius. Me sinto feliz em ser lembrado no meio de grandes jogadores e espero que isso permaneça por muito tempo.

Eduardo Ramos no Leão

4 passagens pelo Remo – 2014, 2015/16, 2017 e 2019/21
2 acessos – Série D para C (2015); Série C para B (2020/21)
126 jogos
33 gols
2 títulos estaduais (2014 e 2015)

Diário do Pará, 17/01/2021

21 COMENTÁRIOS

  1. Eu já o critiquei tanto, porque muitas vezes foi “mala” mesmo, mas devo reconhecer o seu amadurecimento e até um lado mais humano que eu nunca havia observado. Sabe que agora não é mais tão badalo e aceitou a ascensão de novos líderes, como o Lucas Siqueira. Se ele aceitar um salário compatível com o que possa produzir, acho viável sua permanência, quer queira ou não, ele dá outra cara ao meio campo do time, fora que muito é importante pro elenco ter jogadores como ele, com tanta identidade.

  2. Eduardo Ramos tem muito futebol para ajudar o Remo na Série B.
    O maestro da década no Clube do Remo.
    Muito obrigado pelos acessos que destes para o Remo!

  3. Acho muito justo se o Remo vier a fazer novo contrato com o ER para 2021, por tudo que conquistou com o clube, com 2 acessos, títulos, etc, ele sempre como protagonista. Inclusive nessa série C o ER fez a diferença principalmente nas primeiras vitórias do Remo.

    ER é um profissional que se afeiçoou ao Remo, eu nunca esqueço que ele ganhou na justiça o direito de receber 3,5 milhões, porém ER disse que jamais iria fazer isso com Remo, pediu que pagasse somente os 450 mil de atraso de salários e ainda parceladamente.

    A qualificação técnica dele é indiscutível, portanto, eu acredito que com um bom trabalho de recuperação, principalmente física, o ER ainda poderá ajudar o Remo em 2021.

    • Jogador de muita personalidade dentro de campo, alem de que contribuiu muito mos ultimos anos para a ascensão.de.nosso clube.lembro me que jogava na serie b e abdicou para atuar no remo.
      E tem o meu apoio, pois gosta do nosso leão.

  4. Mesmo reconhecendo sua qualidade técnica, o E Ramos não produzirá na série B. Na série C que é menos exigente, já não aguenta, quanto mais na B. A diretoria tem que ir atrás de outros profissionais.
    Não cabe mais saudosismo. AGORA É SERIE B.

  5. Eduardo merece o respeito da torcida do Remo. Foi muito importante em vários momentos e um dos pilares dentro de campo nessa arrancada do Remo de volta à elite do futebol nacional.

  6. Além de seu caráter, continua sendo uma referência em nosso time…Líder nato…Muito humano…Merece mais um contrato, para orientar os próximos atletas, a mostrar dentro de campo, qual a visão de jogo…Será muito útil, ao grupo…Fora seu carinho, que ele tem pela instituição…Parabéns

  7. ER-33 tem 34 anos e fará 35 em março de 2021. ER ou o Mito ou Maestro tem condições de jogar em alto nível até aos 38 anos quando deverá encerrar sua carreira no Leão, deverá fazer parte do Time do Leão no acesso a A. ER deve se cuidar, porque poderá voltar a sua melhor forma porém como a série B é muito competitiva ele deverá entrar no segundo tempo ou duelar no primeiro tempo, o Leão tem outros jogadores que podem revezar com ele, como: Carlos Alberto, Gedoz, Dioguinho ou vice-versa. É lógico que ER em grande forma Física deveria jogar dois tempos entretanto eu falo em revezamento porque Gedoz, Carlos Alberto e Dioguinho em grande forma também podem jogar dois tempos sem maiores perdas de rendimento do Leão. Gedoz deve ficar mais tempo em campo porém pode fazer parte do revezamento, a não ser que se sinta bem Fisicamente para não atrapalhar o alto rendimento da Equipe. Gedoz é um grande craque ao lado dos mencionados aqui.

  8. Acho que ele tem que ser reconhecido, e considerando as dificuldades desses 13 anos, ele foi de idolo a vilão, mas sempre respeitando a torcida e seus adversários, quando ele está cem porcento não tem pra ninguém, este ano ele foi o equilíbrio da equipe, parabéns Eduardo Ramos , nosso 33

  9. Desses aí. Só Vinicius janse marlon Rafael Luz Lucas salatiel Carlos alberto tharles alace Borges. Resto manda embora série B NIVEL de série A

  10. Brincadeira essa babação de ovo em torno desse jogador, essa matéria era pra ser feita falando do Vinícius….Esse sim, o verdadeiro herói na conquista azulina. Esse tal de E.R não passou de um mero coadjuvante assistindo tudo do banco de reservas, e qdo entrou não contribuiu em nada !!! Já deu, pode ir que não vai fazer falta !!!

  11. Sempre defendi o trabalho do Eduardo ramos apesar de algumas vezes ele não render o esperado de grande jogador que ele é , agora que venha a série B , axo que esse meio de campo com Eduardo, gedoz e Carlos Alberto quando encaixar vai dar trabalho pros adversários pode contar

  12. Detentor de um futebol refinado de quem sabe jogar,teve seus altos e baixos e ai nesse quesito é que surgem seus pecados hehehe,nunca soube lidar com as críticas mesmo sendo construtivas.

  13. Não podemos tirar o mérito do jogador e a história que construiu no clube , foi muito importante especialmente nós primeiros jogos dessa.serie c . Em boa forma é excelente atleta . Mas a verdade é que ela não tá aguentando nem 30 min de qualidade e isso temos de pesar …

  14. Pela grande participação no acesso em 2015 e pelos gols nas primeiras rodadas da série C neste ano de 2020, acho que pode ficar para a série B de 2021, mas com um contrato mais modesto, sendo coadjuvante e podendo entrar no segundo tempo. Segundo divisão o ritmo é muito mais intenso e isso pesa diante da atual forma física dele.

  15. O ER nunca disse que ganhou nenhum jogo sozinho. Isso é que faz dele um grande profissional. Como ele disse, precisa se cuidar fisicamente e independentemente disto o REMO precisa montar um time competitivo e ele terá vaga com certeza no time. No próximo jogo, ele comandará o nosso time, se vamos ganhar, eu não sei, mas vamos lutar como guerreiros (Leões) e eles não terão a moleza que tiveram na primeira fase. o ER tem vaga em qualquer time, mas ele é do Leão. Ele pode disputar Série C, B e até a A, basta te um time a altura.

  16. Sabe ki eu me passo ainda tem torcedor fdp ki ke critcar o cara. o cara joga e pronto agora meia duzia ke criticar o Eduardo Ramos vcs ki criticam vcs ja jogaram futebol por um acaso falar aqui de fora e facil e quero ver la dentro de campo e pq vcs não foram jogador na vida ?

  17. Não ligue pra quem fala mal de vc .continue trabalhando vc é ainda e um cara jovem e tem muito que contribuir com o clube . Vc é um mito e sempre será lembrado ! Obrigado por tudo que vc fez e ainda vai fazer pelo clube do remo .

Comments are closed.