Paulo Bonamigo
Paulo Bonamigo

Virou moda espinafrar o Remo na Série B. Todo mundo aponta erros e apresenta soluções miraculosas. O pior, para o time, é que as críticas estão corretas – todas! Nada de novo sob o sol. O futebol é assim mesmo. Fases ruins, mais comuns do que as boas, geram imediata rejeição e fazem com que feitos recentes rapidamente sejam esquecidas.

Paulo Bonamigo, que já deve ter passado por isso, é o catalizador desses ataques diários. Clubes de massa não podem se dar ao luxo de um tropeço ou deslize. A expectativa criada pela volta do Remo à Série B suscitou na torcida a fé em uma grande campanha.

Apesar de todo mundo saber das imensas dificuldades, acentuadas pelo nível dos clubes classificados para a edição deste ano, muita gente esperava um grande desempenho do Remo na competição. De repente, depois de apenas 5 rodadas, o desânimo dá o tom.

Faltam 33 rodadas ainda, mas o torcedor já visualiza o pior dos cenários – o rebaixamento à Série C. Os riscos existem, é claro. Competições são definidas, em média, no primeiro terço de disputa.

O aproveitamento foi sensivelmente prejudicado pela perda de atletas fundamentais. Os laterais titulares (Marlon e Wellington Silva) e o atacante mais agudo (Lucas Tocantins) são baixas que expõem em cores vivas as limitações técnicas do elenco.

Bonamigo chegou ao Remo no ano passado e levou o time ao acesso por acertar no uso das ações laterais dobradas. Tinha inicialmente Ricardo Luz e Hélio Borges pela direita, Marlon e Wallace pela esquerda. Com os lados bem azeitados, o Remo conquistou o objetivo de retornar à Série B.

O ataque passou a depender tremendamente dessa estratégia. Mesmo com a contusão de Wallace, bem substituído por Lucas Tocantins, Marlon continuou funcionando como grande assistente e presença crucial nas ações ofensivas, com cruzamentos, chutes e até arremessos.

Ocorre que Tocantins também se lesionou e o time perdeu identidade na esquerda. A direita sofre com a ausência de Wellington Silva. Dioguinho, em especial, se ressente de uma conexão mais efetiva com Thiago Ennes, que é bom defensor, mas ataca com parcimônia.

Esse pode ser o maior problema encarado por Bonamigo. Existem outros, como a falta de vida inteligente no meio-campo, a insegurança à frente da zaga e desgaste físico acentuado, igualmente importantes. Porém, a perda da força que impulsionava o time ao ataque – e resolvia jogos – explica muito da frustrante participação azulina neste início de Série B.

Sem poder repetir a estrutura de suporte ao ataque e de pressão sobre os adversários, Bonamigo precisa encontrar saídas. Tem pouco tempo para isso em meio à maratona de jogos. Tem pouco material à disposição, pois os jogadores recém-contratados não tiveram como adquirir entrosamento.

O elenco treina jogando e os resultados revelam esse descompasso. Para agravar ainda mais, peças que tinham protagonismo, como Felipe Gedoz e Dioguinho, entraram em queda livre. A exaustão física está levando ao cansaço de ideias. Os jogos contra Vitória (BA) e Guarani (SP) expuseram isso, com o agravante de não servirem de parâmetro quanto ao rendimento defensivo.

Bonamigo, sem ter o que destacar após o empate de terça-feira (22/06), elogiou a defesa, que não levou gols nos últimos jogos. Cabe considerar que foram partidas em casa, com adversários pouco dispostos a se arriscar.

Mesmo avaliando que a zaga melhorou, persistem os problemas no meio e na frente. Sem gols, não há como sair do marasmo. Para que o time volte a vencer será necessário rever posicionamentos e até escolhas. A dúvida é se o técnico está mesmo disposto a isso.

Blog do Gerson Nogueira, 24/06/2021

21 COMENTÁRIOS

  1. Concordo a começar pela saída do técnico lembro dele no Fortaleza na série C de 2017 na metade do campeonato foi dispensado senão o time cearense não teria conseguido o acesso o série B esse cara é muito endeusado pelo presidente e diretores o quais não entendem muito as malandragens do futebol no sentido de contratar bons jogadores, comem na mão dele e do executivo de futebol seu indicado.

  2. O técnico Hélio dos Anjos deu uma entrevista a um repórter de uma rádio local e disse que nunca perdeu para o remo em nenhuma competição que disputou e, pelo clube que estava a frente como treinador e disse ainda que não vai perder no sábado que esses três pontos já podem ser somados na tabela, tomara que essa fala dele sirva de estímulo aos jogadores do remo para irem pra cima e dê uma resposta a esse otimismo do Hélio dos Anjos.

    • Esse jogo é tipo em que o jogador tem que mostrar algo mais, o adversário é o líder do campeonato, isso por si já seria motivador. Agora se o Hélio dos Anjos falou isso, rapaz, esses jogadores do Remo tem que mostrar brio, eu não gosto do Helio dos Anjos, apesar dele também ter sido técnico do Remo no passado, acho ele sujo e antiético, pra começar o time dele anda na barreira na maior cara de pau e muito, ele não liga pra jogador mal caráter no time dele, tem torcedor que baba ovo pra ele, é um grosso, mas enfim.
      Espero que Remo ganhe esse jogo, que esses jogadores joguem o que ainda não jogaram.

      • Excelente ponto de vista Gil77.

        Tá certo que treinador algum não quer jogador para seu genro. Então, o cara resolvendo nas quatro linhas, está bom.

        Quanto a esse técnico do time recifense, ele parece escolher caráteres semelhantes ao dele mesmo.

  3. O problema do Remo já estava se mostrando desde o campeonato paraense, quando perdeu o título para a Tuna. Nossa contatações não foram bem sucedidas, trouxemos jogadores para série C, inclusive pegamos jogadores para nosso time que foram “cedidos” por outros clubes de série B. Agora parece que vão tentar contatar melhor. Não podemos errar mais.

  4. O comentário no texto já é de Queda.
    Essa nossa imprensa acha que manda no futebol…Que demite e contrata…
    Que cada um faça a sua análise desde que entenda de futebol. Não podemos nos guiar por certos comentários.

    • É isso aí Dinho!
      É somente mais um exemplo da imprensa mucurenta.

      Desde quando uma competição de pontos corridos, com 38 rodadas, se define no 1° terço?
      Cada jogo vale os mesmos três pontos, até a última rodada.

  5. comece a mudar Bonamigo logo nesse jogo contra o nautico, não dá pra jogar com volantes que não marcam e não tem intensidade pra sai pro jogo!!!!!

  6. Infelizmente se não mudar vamos perder essa e outras partidas a não ser que o Remo passe a contratar jogadores de verdade, pois até agora foi com economia na frente, o que não trás resultados. tem que ousar trazer jogadores de verdade até os que não estão sendo aproveitados na série A. Dioguinho terceira vez na balada será que isso contribui? Ele tem sido o melhor até aqui, se punir ele sai e tem time assim querendo ele.

    • Caro Rildo, saudações AZULINAS!

      Em sendo verdade a reincidência do atacante azulino, será o início do seu fim.

      Lembre-se que os “times assim” também têm olhos para as escapadas baladeiras.

      Poucos são os treinadores que apostam em dor-de-cabeça. Talvez, o do próximo adversário no sábado, seja um deles.

  7. BONAMIGO a uma saida mude esse esquema 4-3-3 para 4-4-2 queremos ver o PAULINHO CURUA estrear e o WALLACE neste ataque,chega de CAIRUS porfavor,tem gente no elenco louco por uma chance

    • Caro Alexandre, saudações AZULINAS!

      A esperança é que, pelo menos, os dois viajaram no grupo. Agora, se o Treinador Paulo Bonamigo terá a coragem de escalá-los, já é outra coisa.

  8. O que não pode é time ficar refém de um jogador ou jogadores, isto nunca termina bem. É incrível como certos jogadores continuam praticando futebol de 20 anos a traz, os caras são profissionais, e valor do jogador quem faz é ele mesmo, várias vezes o clube se desvaloriza mas o jogador se valoriza, o inverso é verdadeiro também. Jogador que se diz profissional, se quiser continua em alta tem que pensar e melhorar sempre como qualquer outro profissional, assim como o clube tem que se profissional sempre, buscar melhorar sempre.

  9. Cariús não deu certo. Gedoz não tá dando certo. Coloca o Wallace e o Artur. Já é hora do Curuá ter chance também. Tem, também, de dar oportunidade ao menos por uns 20 min ao Ronald. O time não tá rendendo e o técnico não muda, então, que se mude o técnico.

  10. O clube do remo não tem um plantel totalmente ruim o que o bonamigo tem que entender que: não vai funcionar esse esquema atual dele usando as mesmas peças sempre o que ele tem que fazer poxa o cara tem 20 e tantos jogadores será que ele não consegue as peças certa pra usar um 4.4.2…so tem um jeito experimento nós treinos a sua melhor formação dentro de cada características dos seus atletas por.ex.gabriel Lima é brincadeira se o Gedoz não quer correr por pro banco o que não pode é ver um remo so jogando pro lado e pras trás é dificilmente chuta pra gol…cairius e gorne são centro avante fixo só vai fazer gol se os laterais cruzarem na aérea…fato.

  11. O Cuca técnico do Atlético disse que o Leão deu muito trabalho. Assim são os Grandes Clubes como o Leão, Náutico etc…, no duelo Náutico X Leão vai ter muito trabalho, é logico que o Náutico pode perder que Hélio dos Anjos já faturou muitos pontos não é preciso reforçar o Time, para o Leão é diferente uma derrota é sinal de que precisa reforçar o Time. Pode haver empate, neste caso o Leão não necessitará de reforço pois o Time está melhorando sem necessidade de reforço. No meu entendimento o Leão tem potencial para evoluir e terminar até no G4, e quando começar os duelos com Público, vamos dar gratificação por vitória sem a necessidade de contratar reforço, ou então contratar um reforço para o ataque e continuar coa gratificação por vitória.

Comments are closed.