Rogério Caboclo
Rogério Caboclo

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, defendeu a continuidade dos jogos da modalidade em meio ao agravamento da pandemia do Coronavírus no Brasil. Nesta segunda-feira (22/03), o país bateu pelo 24º dia consecutivo o recorde na média móvel de mortes pela Covid-19 (2.298 óbitos) e ultrapassou os 12 milhões de infectados.

Em reunião com mandatários dos clubes das Séries A e B, realizada em 10/03, Caboclo afirmou que iria bancar a sequência dos campeonatos e que a Rede Globo, detentora de direitos de transmissão, assim como seus patrocinadores, também são contra a paralisação e que os clubes estariam “fodidos” se as competições não ocorressem. O vídeo em que Caboclo faz as afirmações foi publicado pelo jornal “O Dia”.

“Não abrirei mão”, disse.

“Podemos parar o futebol? A Rede Globo não quer, tenho a segurança que não. Ninguém quer. Seus patrocinadores não querem. Se parar, sabe quando teremos a segurança de dizer que a gente pode voltar? Nunca! Em um dia que o governador do Maurício (Galiotte, presidente do Palmeiras-SP, referindo-se ao governador João Doria), que um ministro disser que pode, no dia que o prefeito de ‘São Nunca’ disser que pode. Não vou estar à mercê de nenhum deles. Eu vou, (presidente do Flamengo-RJ, Rodolfo) Landim, Galiotte, todos os presidentes, vou mudar o futebol brasileiro e vou determinar que vai ter competição”, disse Caboclo.

“Porque vocês estão fodidos se não tiver (competição). Assumo o ônus de todos vocês”, complementou.

“Podemos voltar a discutir esse assunto em outro momento, Rogério?”, pediu Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras (SP).

“Por que em outro momento?”, questionou Caboclo.

“Porque acho que a discussão é um pouco mais ampla, mas vou encerrar aqui a minha colocação”, replicou Galiotte.

“Ótimo!”, encerrou o presidente da CBF.

Francisco Battistotti, presidente do Avaí (SC), fez elogios ao presidente da entidade máxima do futebol brasileiro.

“Parabéns, Rogério, pela sua colocação. Parabéns por essa posição. O Avaí (SC) acha sua posição coerentíssima! Aqui em Santa Catarina, só o Rubinho e eu sentimos na carne o que estão fazendo. Sentimos na carne a influência política determinando que seja cancelado o futebol catarinense. Um dia fecham a cidade; outro dia, por interferência de outros prefeitos, fecham outra. Parabéns, presidente Caboclo”, discursou.

No fim da reunião, o mandatário da CBF ainda questionou se algum dos representantes dos clubes desejava a paralisação do futebol, mas o silêncio predominou.

“Acho que já foi ouvido que todos querem a continuidade”, declarou Caboclo.

“Algum presidente aqui presente é contra a continuidade? Nenhum”, finalizou.

Ao todo, a reunião contou com 70 participantes. No vídeo divulgado pelo jornal “O Dia”, 11 pessoas aparecem:

Rogério Caboclo – CBF
Duílio Monteiro – Corinthians-SP
Maurício Galiotte – Palmeiras-SP
Rodolffo Landim – Flamengo-RJ
Guilherme Bellintani – Bahia-BA
Walter dal Zotto – Juventude-RS
Nilton Pinheiro – Brasil de Pelotas-RS
Jorge Salgado – Vasco-RJ
Danilo Rezini – Brusque-SC
Sérgio Coelho – Atlético-MG
Francisco José Battistotti – Avaí-SC

Confira o vídeo:

Em contato com a CBF e com a TV Globo, sobre as declarações de Caboclo. A Confederação declarou oficialmente que “o posicionamento (da entidade) está na matéria”.

“A defesa da continuidade do futebol foi posição unânime das 27 Federações e dos clubes participantes de todas as Séries do futebol brasileiro, sempre seguindo rígidos protocolos de saúde, conforme detalhado na nota oficial sobre a reunião”, dizia trecho da nota.

A Globo disse que respeita as decisões tomadas pelas autoridades e que o momento é de cautela.

“Como vem fazendo desde o início da pandemia há mais de um ano, a Globo segue respeitando as orientações dadas pelas autoridades competentes e acompanhando as decisões dos organizadores das competições. Entendemos que o momento é de cautela e que a prioridade é a segurança de todos. Vamos seguir e respeitar todos os protocolos que forem definidos e decididos pelas entidades”, afirmou a emissora.

UOL Esporte, 23/03/2021

19 COMENTÁRIOS

  1. O MP DO PARÁ PODE A QUALQUER MOMENTO PEDIR MEDIDAS RESTRITIVAS EM CASTANHAL AÍ O REMO VAI FICAR DENOVO SEM PODER TREINAR PARA O JOGO DA COPA DO BRASIL O ÚNICO JEITO AGORA SE ISSO ACONTECER É O REMO ÍR LOGO PRO LUGAR DO JOGO NO RIO GRANDE DO NORTE E FICAR TREINANDO LÁ.

    • 1) O jogo é em Alagoas;
      2) O jogo ainda não tem data definida para acontecer, Só se sabe que será em abril;
      3) O Remo não tem dinheiro nem para se manter por muito tempo em Castanhal, talvez só 1 semana, imagina viajar com 40 pessoas para outro Estado;
      4) Quem garante que Maceió-AL não estará em situação crítica até a data do jogo?
      5) Quem garante que o “lockdown” em Belém vai durar até o jogo da Copa do Brasil?
      Se quiser, a gente pode enumerar mais motivos…

  2. Esta corretoas os posicionamentos das federações já que a mais de um ano a epedemia e os clubes vem confeccionando os PROTOCOLOS de saúde.
    Esses governadores, e prefeitos que si promover as custas dessa doenca.
    As pessoas sem trabalho passando fome e eles com dinheiro guardados o resto dos pobre que se….

  3. Enquanto o Remo está preso no lockdown que não resolve nada, nosso adversário da CSA vem jogando e tendo melhor preparo. Se o campeonato paraense não recomeçar não vamos ter entrosamento e nem ritmo de jogo. Tenho medo do que será do Clube do Remo se essa palhaçada de lockdown continuar.

  4. Pode-se até não gostar ou odiar a Globo, como vejo em alguns comentários. Porém, está todo mundo ansioso esperando a cota da televisão (Globo) de seis milhões que o Remo irá receber pela transmissão dos jogos na série B.

    • O Sr fala isso como se a emissora não fosse ganhar o dobro ou mais em cima da mesma cota
      Ninguém faz um negociação pra perder.
      Dão 6 milhões de cota, pra ganhar um lucro gigantesco em cima

Comments are closed.