Remo 2(4)×(5)1 Brasiliense-DF (Hélio Borges e Wallace)
Remo 2(4)×(5)1 Brasiliense-DF (Hélio Borges e Wallace)

A fisionomia e o tom de voz de Paulo Bonamigo não esconderam a frustração pela perda do título da Copa Verde nesta quarta-feira (24/02), em pleno Mangueirão. Apesar da vitória por 2 a 1 no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis, situação em que o Leão acabou superado pelo Brasiliense (DF).

O discurso do treinador azulino, durante entrevista coletiva, buscou exaltar o elenco e as oportunidades dadas aos garotos da base.

“Primeiro, dizer que estamos muito tristes. Pedimos desculpas para o nosso torcedor que, como a gente, queria muito essa conquista. Ressaltar que o grupo se superou. Chegamos na final dessa Copa (Verde) com cerca de 18 jogadores (no elenco). Foi uma Copa que utilizamos para dar oportunidades para os meninos, Pingo, Lailson, Tiago Miranda, Wallace, Hélio (Borges), para dar um pouco mais de ‘casca’, experiência”, apontou.

“Conseguimos chegar a uma final disputando contra o Brasiliense (DF), uma equipe que mereceu a conquista porque enfrentou 3 grandes equipes e conseguiu vencer o Atlético (GO), de Série A; venceu o Vila Nova (GO), campeão da Série C”, lembrou.

“Muito triste, porque o grupo estava muito focado, determinado a vencer, mas a decisão foi para as penalidades e não tivemos a sorte de campeão”, resumiu.

“Queríamos a conquista justamente para compensar aquela fatalidade que nos aconteceu na final da Série C, quando perdemos 11 jogadores efetivos dentro da equipe, mais toda a comissão técnica. Tivemos que fazer uma decisão atípica contra o Vila Nova (GO)”, disse Paulo Bonamigo.

O Remo vive um processo de reformulação do elenco desde final de janeiro, quando encerrou a Série C. Desde então, 15 jogadores deixaram o clube e apenas um dos novos contratados – lateral-direito Wellington Silva – pôde ser inscrito a tempo na Copa Verde.

Bonamigo ressaltou que os remanescentes estão em final de temporada, ou seja, fisicamente desgastados.

“Saímos de uma Série C e hoje é um final de temporada para nós. Tínhamos que estar preparando e remontando a equipe para o Estadual e tivemos que disputar uma Copa Verde, que nos leva, nesse momento, a já trocar a chave e pensar no Estadual sem tempo de fazer uma preparação adequada”, lamentou.

“Temos que nos ajustar dentro da própria competição. Essa é a grande ‘penalidade’ que vamos ter, no sentido de ter ido tão longe em uma Copa e não ter tido tempo para se preparar para o Estadual”, falou.

“Temos alguns jogadores que estão chegando. São 8 que já chegaram, 15 foram embora. A partir desta sexta-feira (26/02) vamos ter tempo de juntar esses grupos, tentar harmonizar o mais rápido possível e pensar que a gente tem que olhar para frente e assimilar esse golpe”, avaliou.

A reapresentação do elenco será nesta quinta-feira (25/02), às 15h. A estreia no Remo no Campeonato Paraense será na segunda-feira (01/03), contra o Gavião Kyikatejê, no Baenão.

Outros trechos da coletiva

Momento físico do elenco

O desgaste existe porque esse grupo vem de uma Série C de alta intensidade, de cumprimento de objetivo, com o acesso. Tem o desgaste da própria Covid, que invadiu o Baenão e pegou muitos atletas que estão jogando, 6 deles. São os casos do Marlon, (Rafael) Jansen, Warley, Augusto, que está muito desgastado. Têm muitos jogadores que não estão na sua melhor forma, principalmente o Marlon, que teve que ir melhorando a condição física dentro do próprio jogo. Temos que ressaltar que o grupo se superou e ainda chegou à final em uma condição não normal, esse grupo praticamente não treinava, só jogava, mas não temos que arrumar desculpas. Chegamos muito próximos. Vamos pensar em ganhar o temos pela frente. Temos muitas coisas boas para se aproveitar na próxima temporada.

Derrota nos pênaltis

Seria um título inédito. Todo mundo estava querendo. Diretoria, atletas, comissão técnica. Seria, talvez, até para compensar a Série C, que a gente não teve a força total para poder disputá-la. O torcedor fez um espetáculo, nos motivou muito, foi uma pena que a gente tenha tomado um gol. A penalidade é um momento emocional de cada equipe e eles foram mais felizes.

Terceiro vice na temporada afeta o emocional dos jogadores?

Acho que não. Não vamos nem considerar a final da Série C, não tem como. A forma como foi disputada a Série C foi absurda, o Remo totalmente descaracterizado. Essa competição (Copa Verde) jogamos para descobrir jovens talentos, 7 ou 8 jogadores da base. Evidente que queríamos a conquista, chegamos próximo dela. Sentimos o gostinho, jogamos muito bem a semifinal e a final, do meu ponto de vista. Foi até uma injustiça termos perdido no jogo “jogado”. Não é tirar o merecimento do Brasiliense (DF).

Expectativa do Parazão

Esperamos que seja competitivo, forte, porque quanto mais competitivo, ajuda na preparação para as competições nacionais e temos uma Série B.

Uso de novos contratados na estreia do Parazão

Há a possibilidade, sim, de alguns que estão treinando possam estar em condição, possam estar regularizados no BID. Temos que dar descanso a alguns atletas, que estão extremamente desgastados. Lucas Siqueira tem jogado muito no sacrifício, tem lesão no tornozelo e nossa própria necessidade fez com que ele jogasse esses últimos jogos. (Felipe) Gedoz também precisa definir a situação dele. Vamos começar, a partir de sexta-feira (26/02), ter essa organização.

Globo Esporte.com, 24/02/2021

40 COMENTÁRIOS

  1. Coloquem na cabeça que o que fica de legado na historia de um clube sao os titulos , apenas … parem de soberba, descaso e deixem de fazer de terreiro para os outros nossa casa…

    • Caro Ricardo, nem é tanto assim, por exemplo, a Ponte Preta de São Paulo nunca conquistou um titulo de expressão como o campeonato paulista ou brasileiro de alguma das séries ou Copa do Brasil, mas nem por isso a “macaca” deixa de ter leu legado na sua longa história como clube respeitável e de grande torcida.

    • Verdade Ricardo! Foram dois títulos perdidos em casa. O brasileiro teve a covid com justificativa, aliás, para mim, totalmente aceitável, mas hoje, pela forma como o Brasiliense se apresentou, foi inaceitável perder esse título. Decepção é a palavra mais adequada. Acho que foi isso que o time causou ao torcedor.

    • Pode crer Ricardo. Time frouxo, com um a mais no 2T e só uma bola na trave com o Dioguinho é muito pouco.
      Não sei até qndo vamos aturar essa imundície do Lailson também viu
      Pqp era pra ter ganhado fácil ontem, esse time do Brasiliense é horrível

  2. Olha acho que está na hora de cobrança. Chega de desculpas. Perder essa Copa Verde foi um absurdo. Então Diretoria! Até quando!. Chega de desculpa!!! Porra!

  3. Os atletas não souberam matar o jogo. não faltou oportunidade, faltou competência.
    Não dá pra entender como o Hélio e o Augusto perderam aqueles gols.
    Agora é aguentar a zoação dos mucurentos e a enorme tristeza e frustração pela perda do título.

  4. Remo não gosta de títulos, gosta de ser zoado! Diretoria tem que deixar de achar que ganhar do paysandu é suficiente. Queremos títulos.

  5. Título que fica na história, o resto é balela.
    Muita frouxura do LEÃO, o campeonato mais fácil que o REMO disputou nos últimos anos.
    Temos que rever os conceitos, começando pelo Vinícius e terminando pelo Bonamigo.
    Vinícius deixou a desejar nesses jogos.
    Bonamigo não mostrou inteligência quando o time estava com um a mais em campo, lateral Wellington fechando pro meio campo e atacante no meio campo, não tinha um jogador na área adversária!
    Parece que o LEÃO não leva a sério decisão de campeonato.
    LAMENTÁVEL !!!

  6. É sabido que no momento o Remo tem pouca receita, sendo necessário manter um plantel enxuto para honrar salários, caso contrário vai começar a atrasar pagamentos, o clube comprometerá a sua idoneidade perante aos credores, consequentemente dificuldade de contratar oportunamente bons jogadores para a série B, além de todo plano de zerar as dívidas no primeiro semestre de 2022 estará em risco.

    Está correto o que tem feito a diretoria do Remo ao proteger a imagem e as finanças do clube, aproveitar para colocar os moleques da base para jogar em competições regionais deficitárias como o parzão e a Copa Verde, competições que não irão trazer efetivo engrandecimento na história do clube, por exemplo, o Caracas 1950, o norte-nordeste 1971, o tri do norte e o brasileiro 2005 valem muito mais. A CV vale mesmo é a premiação de 1,5 milhões dada somente ao campeão, significando que montar um time de série B para joga CV e parazão é alto risco de contrair mais passivo.

  7. Bonamigo sou seu fã. Mais foi um erro nao utilizar o ronald nesse jogo. Tava fAltando velocidade no lado esquerdo. Dioguinho jogou bem pela direira. Mais pela esquerda o time deixou muito a desejar. Péssima partida do marlon

  8. De novo Bonamigo? Ontem foi o Vila Nova, hoje foi o Brasiliense senior, amanhã quem será? parece que o Remo nao perde a mania de entregar títulos aos adversarios, mas também mostrou que o time precisa de contratacoes, jogadores vencedores e comprometidos a fim de vestir o manto azulino.
    Portanto, é lamentavel o Remo te perdido esse jogo, para um time de veteranos que estava se arrastando em campo, triste mesmo, muito decepcionante, depois desse desastre, a torcida espera uma reformulacao, por isso já tenho a lista de dispensas: Marlon, fredson, mimica, pingo, lailson e principalmente esse augusto.

  9. O importante e que o principal objetivo da temporada foi alcançado…….ACESSO À SÉRIE B…….Então temos que valorizar tal conquista, e manter o foco no planejamento e remontagem de um grupo forte. Vamos enfrentar a série B mais competitiva de todas que já se passaram, então querido CLUBE DO REMO teremos muito trabalho pela frente.

  10. Uma coisa é certa, não se pode dizer que a base não teve oportunidade, num time cheio de jogadores ruins os moleques não conseguiram se destacar, vamos rever essa base, com jogadores que parecem que não aprenderam os fundamentos do futebol.

  11. Time frouxo que joga como tine pequeno e o treinador medroso que coloca a culpa no cansaso tem que colocar osvideos do bayen de munique pra eles se espelharem pra ver como. E um verdadeiro time campeão. e seu presidente fabio bentes se emponha como um verdadeiro presidente de pulso

      • Serio ótimo que esses pernas de pau se inspiraracem no Bayer mesmo!
        Como pode um time com um jogador mais em campo jogar com 7 jogadores atrás da linha de meio Campo, as alterações são surtiram efeito, o técnico até que tentou colocar o time pra frente mas os caras só sabiam jogar do meio pra trás. Tenho certeza que faltou mais vontade nesse time, se tivessem jogado com raça mesmo não teria nem ido para os pênaltis.
        E digo esse lateral direito do Remo não tem condições nenhuma para a serie b, o cara não ataca, não cruza uma bola Boa.
        Saudades do Ricardo Luz!

      • Esses diretores do nosso querido Clube do Remo deveriam deixar de serem céticos, ou até mesmo ateus, e mandarem rezar uma missa , ou um culto, tanto no Baenão quanto na sede social, para se quebrar essa “maldição indígena” que não deixa o time ganhar um título sequer de expressão nacional ou regional desde a conquista da série C de 2005! Mal não fará!!!

  12. Se você vai disputar 3 campeonatos tem que pensar que vc tenha um plantel pra isso,faltou melhor planejamento sabemos que time de futebol trabalhar pra ganhar títulos no meu ver o clube do remo trabalha somente pra jogar e participar como que vc manda todo o time embora sabendo que lhe resta o único título que nunca conseguiu ganhar e apostar num minguado atletas da base com um plantel reduzidissimo que nem o treinador conhecia bem esses atletas tai o castigo economizou por um lado e deixou de ganhar um título e mais 1.500.000.00 sabe o que isso falta de planejamento torno a dizer e sem pensar na torcida que tem que não merece e não aguenta mais um time frouxo em decisões….nao e só pedir pra ajudar mais de em troca um time competitivo e com garra pra vestir esse manto azul Marinho….firmw um time forte pra série B contrate grandes zagueiros se não vamos ser saco de pancadas pelos que tem aí está muito longe pra um série B..fato

  13. Agora, “não adianta chorar o leite derramado”.
    Bola pra frente.
    Acho que estamos no caminho certo, uma hora a sorte muda!

  14. Eu só gostaria de saber de uma coisa: porque diabos não colocou o RONALD pra jogar ao invés do Lailson. Pqp! Eu não consigo entender! Será que o Bonamigo teve alguma briga com o moleque? Será que o Ronald é tão ruim assim nos treinos? Só pode… porque insistir com o Lailson sempre é brincadeira. Ver o Lailson jogar é passar raiva

  15. Sera que se adiretoria ofecece 500 mil desses 1,5 milhao e meio para os jogadores serem campeao a coisa nao teria sido diferente.Eu acho que a diretoria nao tem gana te ser CAMPEAO,oque o amigo RICARDO falou e vdd oque fica para o clube sao os TITULOS

  16. Senhores Diretores, vcs jogaram fora R$ 1.500,00,00 (um milhão e quinhentos mil reais) pela participação na terceira fase da Copa do Brasil, se tivesse ganho a Copa Verde ontem no Mangueirão, digo isso por que toda a diretoria sabia que o contrato dos jogadores acabariam assim que terminasse a série C, e porque não contrataram pelo menos mais três Jogadores além do Welinton Silva, ou seja dois meias e um atacante, para inscrever na copa verde por três meses que é o determina a lei, cvs iam gastar uns R$ 300,000,00 (trezentos mil reais), mais ganhariam um milhão e quinhentos mil reais, que entraria nos cofres do clubes como receitas para contratar jogadores de qualidade para a série B ou para sanar dívidas trabalhistas que ainda tormenta o clube. Remo 100% vc que tem acesso a diretoria diz pra eles chamarem atenção dos preparadores físicos ou mandarem eles irem fazer uma reciclagem no Internacional ou no Santos ou no Palmeiras ou no Flamengo, esses caras estão muitos arcaicos, eu não acredito que a diretoria e o técnico, não vejam na beira do campo o que nós torcedores vemos através da televisão que o time do remo não tem preparos físico desde de o campeonato paraense, perdemos o título do parazão para mucura justamente por falta de preparo físico, pegamos duas porradas dos caras que estavam um pouquinho melhor fisicamente, perdemos a série B duas porradas para o Vila Nova, no jogo lá em Goiânia os jogadores do remo andando em campos e os caras do Vila fazendo gols, perdemos a Copa Verde para um time ruim de série D com jogadores velhos mais com preparo físico, com um a menos seguram o jogo por tinham certeza que na cobranças de pênalti iam ganhar e ganharam.

  17. Comparar o Bayern com qualquer time do Brasil já esta exagerando, com o Remo então já é demais…. Já da para ver que você entende muito de futebol! Começo de 2020 o foco era a serie B, PRONTO FOI ALCANÇADO.

  18. Quer ser time grande tem que ralar muito mesmo. E não adiante reclamar de desgaste. Pois não ganhou um título se quer, já que foram três finais em 6 meses sendo duas finais nacionais. Parece que se contenta com vice. E não tem time p segunda divisão. Essa é a verdade.

  19. Muitas vezes não compreendemos que os Títulos vão acontecer porque se com os garotos em formação conseguimos ser vice campeões da CV, então vamos apostar nesta base é lògico que o elenco ainda não merece aumento salarial igual ou acima de Times campeões. Vejam que o leão tem potencial para evoluir porque tem Jovens valores em crescimento e uma pequena base de veteranos, eu seria injusto se não desse parabéns a estes garotos e também seria injusto comigo mesmo e faço parte do Fenômeno Azul se eu dissesse que os nossos garotos Já merecem salario de campeões ou aumento salarial. Vem o Parazão e vem a Copado Brasil, o nosso Time tem Potencial para evoluir e conquistar a terceira fase ou mais da CB e ser campeões do Parazão. Nada está perdido muito pelo contrário o acesso foi a espoleta, e preparar estes garotos para serem campeões é o maior desafio de Bonamigo, ou seja a espoleta esta pronta se o pavio não molhar o Bonamigo vai acionar esta imensa Bomba de alegrias para o Fenômeno Azul.

  20. Revoltante! Enquanto a diretoria não entender que o Remo é grande e precisa de jogador a sua altura, vamos ficar nessa inadimplência de títulos. É inaceitável que um time centenário tenha apenas um título nacional.

  21. Será que todos nós estamos errados e somente o Bonamigo está certo? Estou fazendo a pergunta porque eu não entendo a “TEIMOSIA” do Bonamigo colocar para jogar esse Lailson e Augusto e deixar de fora o Ronald.
    Lailson e Augusto, são jogadores limitados sem condições de vestir a camisa do Remo.

  22. Revoltante perder esse titulo, abriram mão do Eduardo Ramos, que mesmo jogando só 30 minutos não perderia os gols que o Augusto e o Hélio perderam e gostaria muito de saber qual o problema do nosso técnico com o Ronald, único da base que não teve oportunidades nos jogos finais.

  23. Se o elenco estava desgastado era para ter colocado o sub-15 e ser eliminado logo e não criar expectativas. De 5 anos pra cá o clube perdeu a oportunidade de conquistar dois nacionais e dois regionais. O acesso para série B foi importante? Foi muito importante sim, saímos da lama, vai entrar mais receita, podemos formar um centro de treinamento….Agora é focar na permanência da série B e fazer uma boa campanha na Copa do Brasil. Atual diretoria tem que começar a trabalhar nos bastidores também.

  24. BONAMIGO, deixa do teu terêtetê, como vc, precisando de gols, me tira o Augusto e coloca um meio campo?Porra,j ogando com mais um jogador, tira o Marlon que já estava morto e colocava o Ronald, mas deixava o Augusto lá na bagunça.
    Pior coisa que tem, é olhar pra jogadores que jogam sem vontade de ser campeões, nem eram pra estar vestindo essa camisa.
    Arruma esse resto de time pra serie B, caso contrário, o próximo a rodar é tú.
    E vai pensando que Parazão não derruba treinador.

  25. BONAMIGO Eu vinha lhe defendendo,mais nao dar pra entender,vc colocar Lailson em ves de Ronald, esse Lailson nao sabe nen chutar a bola, mais mesmo assim confio no seu trabalho e pricipalmente em voce e nos jogadores, tambem concordo os jogadores estao se preparo fisico.

  26. Parece que se contentaram com acesso,p……,o remo tem que ganhar titulo,tem que tirar esses jogadores que ja tem muito tem no time,ja se acomodaram.

Comments are closed.