Paulo Bonamigo
Paulo Bonamigo

O bom início de Campeonato Paraense é observado com frieza por Paulo Bonamigo. O aproveitamento de 100% foi mantido ao vencer o Bragantino, nesta sexta-feira (05/03), mas o técnico seguiu reforçando que se pode esperar muito mais do desempenho coletivo, já que o elenco azulino está em pleno processo de reformulação.

Por isso, os erros – principalmente defensivos – que ocorreram nesses 2 jogos não são minimizados pelo treinador, pois a correção deles é parte do processo de reconstrução do plantel, que pouco tem conseguido treinar.

“Acho que a equipe, de uma forma geral, tem que procurar evoluir. Estamos com uma equipe sendo reconstruída, principalmente do meio para frente. Acho que muitos jogadores saíram e é normal que, em alguns momentos, o time tenha desencontros em termos de posicionamento, de atitude defensiva. Lembrar que essa defesa foi a melhor da Série C, a menos vazada. Agora tomamos 3 gols (no Parazão), uma desatenção no início e uma bola parada no final, quando já tínhamos o jogo praticamente definido”, disse.

“É continuar trabalhando, dando padrão, tentando ajustar cada vez mais a equipe. O trabalho está em seu início”, ponderou Bonamigo.

Se o coletivo ainda apresenta problemas naturais para o contexto da temporada, as individualidades têm se sobressaído e animado o técnico azulino. Dois jogadores receberam elogios do técnico – Dioguinho e Renan Gorne, que lideram a artilharia do Leão no Estadual, com 2 e 3 gols marcados, respectivamente.

“São jogadores que estão aproveitando as oportunidades. Sempre falo que quem se escala são eles. Aqueles que estão aproveitando a oportunidade, estão mostrando seu valor nesse momento. Estamos em uma fase de reconstrução, principalmente ofensiva. Hoje (sexta-feira) foi um jogo muito difícil, pela forma como o adversário propôs, fez o gol cedo e jogou muito no nosso erro na faixa central do campo, onde tivemos que ter muito cuidado. Eles são muito rápidos no contra-ataque, mas tivemos a eficiência e a calma para buscar o resultado positivo”, avaliou.

“Evidente que temos muito que trabalhar nessa reconstrução, ainda tem jogador chegando. É importante vencer, porque vitória atrai vitória, vai dando confiança e a gente consegue reconstruir essa equipe mais rápido”, apontou.

Depois de uma transição entre temporadas bastante apertada, o Remo terá mais tempo para trabalhar e se preparar para a próxima rodada do Parazão, contra o Itupiranga. A partida será somente na quinta-feira (11/03), às 18h, no Baenão.

Outros trechos da coletiva

Maior janela para treinamentos

Estamos em uma crescente. Vamos ter agora a possibilidade de uma semana um pouquinho maior, de 5 dias, para poder dar um tempo de treinamento maior. Essa rapaziada vem somente jogando, saímos de uma Copa Verde e entramos direto em um Campeonato Paraense, então os ajustes que precisam ser feitos e, muitas vezes, não tem tempo. O mais importante é a mentalidade do grupo, de buscar sempre a vitória, de querer ser um time que gosta de fazer gols. Temos que buscar o equilíbrio defensivo.

Nova formação do meio-campo

Sabemos que temos jogadores que estão buscando sua melhor condição. (Anderson) Uchôa tem treinado e a gente tem procurado fazer um tipo de trabalho com ele para que possa ter durabilidade dentro do jogo, que possa ter uma crescente dentro da própria competição. Lucas (Siqueira) voltou de um período de 10 dias em que estava muito estafado. Renan (Oliveira) teve sua estreia, praticamente não tivemos condições de treiná-lo junto com essa equipe, ele estava fazendo muito trabalho físico. Gostei, porque houve entrega. Acho que a equipe tomou um gol e podia se assustar, poderia haver o desespero, mas não. Nossa equipe manteve a postura dentro daquilo que trabalhamos. Conseguimos reverter para 3 a 1, depois descontaram no final.

Inversão entre Dioguinho e Wallace no segundo tempo

Observei que Dioguinho não estava conseguindo ter aquele rendimento, nem Wallace, no nosso sistema. Foi o momento que a gente trocou o Dioguinho, colocou mais para a esquerda e ele conseguiu jogar junto com Marlon. No primeiro tempo, Marlon estava tendo profundidade e largura, mas estava jogando muito sozinho, com pouca gente para trabalhar em cima de uma dobra, de uma triangulação. Lucas, que é volante, se projetava para fazer a dobra e faltava, às vezes, uma referência ofensiva, talvez um meia, porque Renan Oliveira atuava mais no centro ou centro-direita. Acho que Dioguinho foi uma percepção boa, porque ele cresceu e fez um gol muito bonito, em uma tabela com Lucas e Marlon, quando ele atacou o espaço, que é o ponto forte dele. É bom que ele vai dando essa alternativa de jogar em qualquer um dos lados. Ele está crescendo individualmente. É importante ter individualidades para o coletivo ficar mais forte.

Avaliação da vitória

Foi um resultado justo. É muito difícil jogar contra o Bragantino aqui dentro. Um gramado muito pesado, jogo com muito calor e o adversário teve um tempo maior de preparação, principalmente na questão física. Sabemos que temos que evoluir e no jogo seguinte ser melhor do que foi esse.

Globo Esporte.com, 05/03/2021

9 COMENTÁRIOS

  1. Vamos melhorar a cada partida. Acredito que Bonamigo vai montar um time bem competitivo, que msm que não ganhe mas que não vai deixar de lutar até o apito final.

  2. O problema é humano! e não técnico e tático ou de posição. Vamos jogar uma das séries b mais difíceis de todos os tempos, nível elevado.

  3. Verdadeiramente hoje foi visível, esta zaga até serve para campeonato paraense, como serviu razoável na série C, mas série B precisamos de zagueiros nível série B.
    Boa sorte a nossa diretoria que consigam êxitos nestas contratações e nas próximas.
    Vou comprar minha blusa do remo ,e usá-la com muito orgulho de ser Remista

  4. Ofensivamente o time foi muito bem, mas defensivamente o time mostrou muita fragilidade. É hora de trocar o goleiro e a zaga, além de corrigir posicionamento de marcação dos volantes, laterais e zagueiros.

    Nitidamente o Vinícius, Jansen e Marlon estão estafados, o Remo deveria dar uma mini férias para eles de pelo menos 10 dias como foi feito com o Lucas Siqueira.

  5. Nunca vi um jogador estrear no time jogar tão desinteressado e apático como foi esse Renan Oliveira, o cara já entra desmotivado, lento sem vontade, será que vai ser mais um perca de tempo.?

    • O cara chegou durante a semana e jogou dias depois porque o Remo não tinha meia. Natural o primeiro jogo ser assim, parecendo um “perdido” em campo. Agora teremos 5 dias de treinos até o próximo jogo e a expectativa (do Bonamigo) é que o time de apresente melhor em campo.

      • Outra coisa, ele veio de fora e jogava em gramados bons né? Agora vai jogar nesse Diogão…é o mesmo que dirigir numa pista boa e numa esboracada, a diferença de desempenho é enorme.

      • Vi em outros sites, algumas queixas desse Renan Oliveira. Torcedores do Goiás e Curitiba, principalmente. Falam que o jogo dele é de dar sono.

Comments are closed.