Felipe Conceição orienta os jogadores antes de iniciar o treino
Felipe Conceição orienta os jogadores antes de iniciar o treino

O que era puro otimismo e entusiasmo até algumas rodadas atrás, de repente se transformou em expectativa angustiante nos arraiais azulinos. Por mais que a pontuação ainda seja consistente, principalmente na comparação com os outros times que estão na briga direta pela permanência, ninguém pode afirmar com segurança que a situação é tranquila.

Tudo porque o rendimento recente do Remo, pontuado por instabilidade, não inspira confiança. Os adversários nem são tão temíveis no aspecto técnico, mas as fragilidades exibidas pelos azulinos nas derrotas para Ponte Preta (SP) e Londrina (PR), ambas no Baenão, deixaram um rastro de desconfiança.

Caso consiga mais uma vitória nas próximas 5 rodadas, fato perfeitamente possível, o Remo se tranquiliza em definitivo, pois os 44 pontos constituem uma margem segura de permanência. Talvez até menos pontos já garanta o cumprimento da meta estabelecida pelo clube nesta Série B.

A questão é que as partidas que restam são espinhosas. O próximo adversário é o CSA (AL), que briga na parte superior da tabela e trava uma batalha direta com o rival CRB (AL) pelo acesso à Série A, ambos com 51 pontos. A coisa é tão séria que a diretoria do clube anunciou uma premiação de R$ 6 milhões para ratear entre os jogadores em caso de classificação.

Depois, o Remo enfrenta o Operário (PR), também fora de casa. É um oponente que faz campanha muito parecida com a dos azulinos, incluindo a pontuação (41 pontos). Portanto, é um duelo de 6 pontos. Nesta quarta-feira (03/11), o Operário (PR) perdeu para o líder Coritiba (PR) e permaneceu atrás do Leão pelo critério de desempate, com saldo de gols inferior.

É importante registrar que, como visitante, o Remo vem demonstrando mais desembaraço nas rodadas recentes. Foi ofensivo diante de Sampaio Corrêa (MA) e Vila Nova (GO), mesmo não vencendo, e bateu o Cruzeiro (MG), jogando em Belo Horizonte (MG).

Esse desempenho irregular suscitou a desconfiança de que alguns jogadores teriam sentido a pressão de jogar diante da torcida, em Belém.

Depois do giro longe de casa, o Goiás (GO) será o adversário em Belém. Na 4ª colocação, com um jogo bem encaixado, o time alviverde é sempre difícil de ser superado, mas cabe a observação de que o Remo tem levado vantagem em jogos contra equipes do topo da tabela.

A penúltima rodada põe o Remo contra o Vasco (RJ), previsivelmente desesperado por uma vaga na Série A, em uma partida que será disputada no caldeirão de São Januário. Um jogo difícil em qualquer circunstância, pior ainda no atual momento dos vascaínos.

O Confiança (SE) é o último desafio azulino. Talvez até lá, a permanência já esteja consolidada. Caso não esteja, é quase certo que o visitante já virá rebaixado a Belém.

Como se vê, o quadro não é desesperador, mas existem riscos concretos no radar dos azulinos. Para eliminá-los, só há uma receita – o time precisa voltar a jogar em bom nível, sem tantas oscilações.

Blog do Gerson Nogueira, 04/11/2021

7 COMENTÁRIOS

  1. O treinador teimoso insistiu muito com um esquema pífio e escalando insistentemente com jogadores medíocres que agora ficou apertado…..se o Remo permanecer na série B, o que acho que vai acontecer, o treinador é seus perebas devem sair.

    • Eu jogo a toalha, o distribuidor de coletes vai peanecer com Siqueira e Artur, é fim de linha para o Leão…..

  2. Precisamos apoiar o time. Mesmo com um número considerável de desfalques e sem fazer loucuras com o orçamento do clube o Leão vem fazendo uma campanha respeitável para um time que ficou 14 anos longe da B. Acredito no trabalho do Conceição e acho ele merece uma chance para montar um time competitivo em vez de pegar o time na lanterna.

    • Este distribuidor de coletes não teve apenas 1 chance mas inúmeras e a cada jogo que passa o time tá retrocedendo de volta â série C……

  3. A diferença de um comentário construtivo e esperançoso do Gerson , em relação ao do Carlos Ferreira , que só faz secar o Remo.

  4. eu acredito,.. e acredito no cruzeiro caindo tb…de todos os que estão na briga, o cruzeiro enfrenta 4 times. ou seja, 4 jogos de 6 pontos… logo….ou alguem perde 3 pontos ou os dois perdem 2 pontos….isso é muito bom pro nosso Leao

Comments are closed.