Remo 2×0 Paysandu (Neto Pessoa e Lucas Siqueira)
Remo 2×0 Paysandu (Neto Pessoa e Lucas Siqueira)

Rubilota (4 gols, em 1971) e Dadinho (6 gols, em 1984) eram os únicos jogadores do Remo a encerrar uma competição da CBD/CBF como principais artilheiros. O feito se repetiu 37 anos depois, com Neto Pessoa, autor de 9 gols em 7 jogos na Copa Verde.

É verdade que um terço da artilharia de Neto Pessoa foi construída na goleada por 9 a 0 sobre o Galvez (AC), mas ao fazer mais 4 gols nos 2 clássicos Re-Pa, ele passou com louvores no teste de fogo.

Neto Pessoa não só fez gols – foram 9 na Copa Verde e mais 1 na Série B – como mostrou recursos técnicos e boa conduta profissional. Um jogador que deu certo no Leão e que, se não ficar para 2022, será lembrado com carinho e saudade pela torcida azulina.

Galvão

João Galvão, novo coordenador técnico do Remo, foi atleta do Leão por 2 meses, em 1987. Era ponta direita e jogou vários amistosos, inclusive um em Marabá. Não teve o espaço que gostaria, pois concorria com Marcos Nogueira e Durval. Trata-se, portanto, de uma volta ao Baenão depois de 34 anos.

Ranking

O título da Copa Verde não soma pontos para o Ranking Nacional de Clubes (RNC), por se tratar de uma competição regional, restrita a 11 das 27 Federações filiadas à CBF. Apenas o Brasileirão e a Copa do Brasil contam pontos para o RNC, pois abrangem clubes de todo o país.

Vai ficar?

O zagueiro Fredson já havia tomado algumas providências para a mudança de cidade, certo de que não ficaria no Remo em 2022, mas a Copa Verde fez dele uma solução de emergência. Autor da cobrança do último pênalti, que sacramentou o título azulino, o defensor virou “herói” e abriu possibilidades de permanência.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 14/12/2021

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.