Confiança-SE 1×2 Remo (Thiago Ennes, Felipe Gedoz, Renan Gorne e Marcos Júnior)
Confiança-SE 1×2 Remo (Thiago Ennes, Felipe Gedoz, Renan Gorne e Marcos Júnior)

O ritmo alucinante da Série B, com intervalo de 3 dias entre os jogos, afronta o bom senso e castiga elencos com extrema virulência. O calendário obriga os clubes a despesas crescentes, precisando manter em torno de 40 atletas para suportar a longa maratona da competição. Todos os times sofrem com essa realidade, o Remo não é exceção.

É preciso considerar, porém, que para os que acabaram de chegar à Série B, o impacto é maior. O Remo conseguiu o acesso no ano passado e tem que se desdobrar para garantir uma campanha digna, capaz de garantir a permanência.

Desde as primeiras rodadas, a perda de atletas por contusões e suspensões sobrecarrega o planejamento, afetando diretamente o desempenho nos jogos. Como alcançar a sonhada regularidade e a estabilização técnica se os times nunca podem ser repetidos de um jogo para outro?

Ainda sob o comando de Paulo Bonamigo, o Remo se ressentiu da ausência de jogadores-chave em partidas importantes. Nos últimos jogos, já sob o comando de Felipe Conceição, as lesões de Marlon, Wellington Silva, Thiago Ennes, Wallace, Romércio, Erick Flores e Matheus Oliveira ameaçam a eficiência e o equilíbrio da equipe.

Nesses momentos, cresce a importância do banco de reservas. Confirma-se a tese de que um time não sobrevive apenas com seus titulares. É preciso ter uma retaguarda de suplentes que sustente o padrão técnico na eventualidade de perda dos jogadores mais importantes.

Rafinha, que passou boa parte do campeonato em recuperação, voltou diante do Operário (PR) e tem sido útil sempre que é lançado nas partidas. É um meia-atacante que requer sequência para se adaptar ao modelo pratico pelo time. Jefferson, que vinha subindo de rendimento, ainda não conseguiu se firmar no retorno aos jogos.

A garotada oriunda da base também pode se beneficiar dessa situação. O clube não pode se lançar a contratações e gastos excessivos, por isso, os atletas da casa podem muito bem suprir momentos de emergência. Diante do Confiança (SE), na terça-feira (17/08), Felipe Conceição lançou mão de Ronald e Warley. Antes, ele já havia utilizado Thiago Miranda em várias ocasiões.

Pode ser uma alternativa interessante, até porque o returno será mais intenso e rigoroso com os clubes. É a fase de definição de acesso, permanência ou rebaixamento. Os jogos tendem a ser mais disputados, os riscos de lesões naturalmente vão aumentar e quem não tiver peças de reposição vai sofrer bastante.

Blog do Gerson Nogueira, 20/08/2021

2 COMENTÁRIOS

  1. Gerson Nogueira sempre muito lúcido nas reportagens. Acredito que o Remo, mesmo com as baixas, vai se sair muito bem. Os reservas têm contribuído, e muito, pro sucesso dessa campanha. AVE CLUBE DO REMO, FILHO DA GLÓRIA E DO TRIUNFO!

  2. Esperamos que os substitutos tenham bom desempenho,garra e determinacao,pois precisamos vencer esta partida,que sera dificil!

Comments are closed.