Bombeiros vistoriam o Mangueirão
Bombeiros vistoriam o Mangueirão

Os portões do Mangueirão foram abertos nesta terça-feira (10/03) para uma vistoria completa do Copro de Bombeiros. O resultado só será divulgado às 11h desta quarta-feira (11/03), mas de forma extraoficial, circula a informação de que o estádio ser interditado para reparos por até 3 semanas.

No último domingo (08/03), momentos antes do início do clássico Re-Pa, um pedaço do reboco das arquibancadas do lado “B” do estádio caiu. O jogo foi atrasado em uma hora para atuações em caráter de urgência de órgãos de segurança no local. Foi o segundo episódio, em pouco mais de um ano, de queda de material estrutural do estádio Mangueirão. O primeiro foi no início de 2019, alguns dias antes de começar o Campeonato Paraense daquele ano.

“No domingo (08/03), analisamos (o estádio) e teria condições de funcionar, isolando a área. Hoje (terça-feira) faremos uma análise mais detalhada em vários pontos. Se for necessário, podemos recomendar a interdição”, disse o coronel Jaime Oliveira, do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o oficial, o deslocamento de parte do reboco, como a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) tratou o assunto, tem uma explicação.

“Foi no lado B, onde fica a torcida do Paysandu, porque é uma estrutura mais antiga. A estrutura é de concreto e, na ferragem, entra oxigênio, que expulsa o concreto. Se você for observar, a reforma do Mangueirão (em 2000) fez as arquibancadas do lado A, do Remo. Ou seja, a arquibancada do lado B é muito antiga”, disse.

O processo de reforma é uma atribuição da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), que estima que até o mês de abril já seja lançado o edital do processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pela obra de reforma e readequação do espaço.

“Os trabalhos devem começar ainda no segundo semestre deste ano”, informou a Secretaria, em nota.

Remo e Paysandu serão impactados com a referida reforma. Os clássicos da Série C seguem com local indefinido, mas a segurança do torcedor, no Mangueirão, deve vir em primeiro lugar.

A Secretaria de Estado Esporte e Lazer (SEEL) frisou que a inspeção “teve como objetivo principal preservar e garantir a segurança dos torcedores e servidores da praça esportiva”.

“O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, recebeu na manhã desta terça-feira (10/03), uma vistoria de rotina do Corpo de Bombeiros junto com a equipe de engenharia do Paulo Brígido. A ação é em decorrência do desplacamento de recobrimento do reboco localizado no teto onde fica os banheiros e os bares do lado B, ocorrido no último domingo (08/03), e a partir daí, efetuar as devidas correções no local. A inspeção, que teve como objetivo principal preservar e garantir a segurança dos torcedores e servidores da praça esportiva, foi conferida pelo tenente-coronel Nogueira (CBM-PA), o engenheiro Francisco Oliveira e Coronel Cláudio Santos (SEEL)”, disse a nota da SEEL.

O Liberal.com, 10/03/2020

2 COMENTÁRIOS

  1. Já tem tempo que o estádio vem dando sinais de má infraestrutura, melhor interditar logo enquanto tá caindo apenas reboco, vamos evitar uma tragédia… Segurança do Torcedor em primeiro lugar!

Comments are closed.